Por que se aprofundar em dermatologia estética?

Autor(a)

As novas tecnologias e a valorização da beleza são alguns dos fatores que fazem a dermatologia estética ser uma das áreas mais promissoras no campo da saúde. Basicamente, um profissional do ramo está apto a realizar uma série de procedimentos, como aplicação de toxina botulínica, preenchimentos e remoção de tatuagens.

Engana-se quem pensa que não é necessário ter preparo para atuar no campo da estética. Assim como em outras especialidades, exige-se muita responsabilidade, comprometimento e estudo. Neste artigo, você vai descobrir mais detalhes sobre o tema!

Acompanhe e saiba por que a dermatologia estética é uma excelente opção para você!

Conheça a área de dermatologia estética

Também chamada de dermatologia cosmiátrica, a dermatologia estética abrange um conjunto de habilidades em clínica, cirurgia e cosmiatria. Diferentemente do que muita gente pensa, o profissional da área não cuida somente da beleza de seus pacientes.

Um médico especializado em dermatologia estética deve:

  • conseguir realizar pequenas e médias cirurgias;
  • identificar as doenças de pele e as disfunções sistêmicas com manifestações cutâneas;
  • realizar procedimentos como peeling e laser, entre outras aptidões.

Ter um amplo conhecimento é de extrema importância para assegurar uma boa prática clínica. Afinal, antes de realizar determinado método, o profissional deve conhecer a anatomia, a fisiopatologia e a imunologia da pele a fim de garantir um resultado satisfatório.

Atualmente, existem muitos casos de profissionais atuando na área da estética sem ter um conhecimento prévio. Além de antiética, tal prática é bastante perigosa.

Se mal feita, a aplicação de toxina botulínica, por exemplo, pode ocasionar efeitos graves ao paciente, como visão dupla, alteração da fala e da mastigação, enfraquecimento e paralisia dos músculos responsáveis pela respiração e deglutição.

Além disso, o uso indevido de certos equipamentos — laser, luzes, radiofrequências, etc. — pode resultar em queimaduras, manchas, formação de bolhas, queloides, entre outros.

Há, ainda, algumas consequências mais severas. Dores oculares, catarata e cegueira são algumas das decorrências que podem surgir a partir do uso indevido de raios lasers.

Os profissionais precisam ter consciência, portanto, de que somente uma formação sólida em dermatologia estética pode oferecer um caminho seguro para a excelência profissional.

Apesar de o campo ser promissor, ainda existem poucos dermatologistas especializados em estética. Aventurar-se na área, portanto, é uma escolha bastante inteligente.

O dermatologista estético deve estar capacitado para realizar uma série de tratamentos e procedimentos, como:

  • peeling;
  • luz intensa pulsada a laser;
  • toxina botulínica para tratar rugas;
  • toxina botulínica para hiperidrose;
  • preenchimento facial;
  • procedimentos em lesões cutâneas benignas;
  • correções de cicatrizes;
  • remoção de tatuagens;
  • procedimentos a laser (depilação, celulite etc.), entre outros.

Atualmente, existem cursos de pós-graduação em dermatologia que oferecem aulas práticas e módulos voltados especificamente para a área da estética. Neles, o médico aprende a realizar todos os procedimentos citados anteriormente, além de pequenas e médias cirurgias, técnicas de tricologia, entre outros.

No entanto, antes de optar por uma instituição de ensino, é de extrema importância tomar alguns cuidados, como assegurar que a ela é reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC).

No próximo tópico, você vai conhecer um exemplo de curso de qualidade.


Saiba o que a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, tem a oferecer

A Faculdade Afya Educação Médica, ex-IPEMED, de Ciências Médicas oferece cursos de Pós-Graduação Lato Sensu, contando com aulas teóricas e práticas, todas elas ministradas por professores mestres e/ou doutores nas suas respectivas especialidades.

Durante as aulas práticas, os alunos têm a oportunidade de vivenciar o dia a dia da medicina em amplos e modernos ambulatórios, clínicas e hospitais. A maioria deles são reconhecidos nacionalmente, como o Hospital Vera Cruz de Belo Horizonte, o Hospital Naval de Salvador, o Hospital Santa Marta de Brasília ou o Laboratório Hermes Pardini, entre outras instituições.

Atualmente, um dos cursos mais procurados da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, é a Pós-Graduação em Dermatologia. Sua carga horária é distribuída em 24 meses, com aulas ministradas em um final de semana fixo por mês; nas sextas, nos sábados e domingos. Por conta dessa flexibilidade, os médicos que residem no interior também têm a chance de realizar uma Pós-Graduação sólida e de qualidade.

O curso de dermatologia da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, abrange todos os tratamentos mais buscados na atualidade. O aluno vai aprender a realizar modernos procedimentos com equipamentos de qualidade e em pacientes de verdade — sob a supervisão de um corpo docente com larga experiência na área.

Além disso, eles terão o respaldo de uma instituição séria e reconhecida. Ou seja, o médico poderá utilizar sua formação como um diferencial para atrair novos pacientes.

Lembre-se de que os  procedimentos estéticos — sejam eles quais forem — também são procedimentos médicos. Por isso, é um erro pensar que eles são simples ou triviais, fáceis de realizar ou livres de risco. Como dissemos no início do artigo, certos tratamentos podem trazer consequências graves ao paciente se não forem feitos de forma adequada. Portanto, estudar e se especializar é uma obrigação de quem deseja seguir no ramo.

Área crescente

A área da estética é uma das que mais crescem no Brasil. De acordo com uma pesquisa realizada pelo Instituto Sophia Minds, mulheres das classes A e B gastam cerca de R$ 117,00 por mês com estética. Aqui, o conceito está relacionado tanto às despesas com beleza (manicure, por exemplo) quanto aos tratamentos médicos (laser, peeling, etc.).

Nesse contexto, a dermatologia estética é uma excelente opção para o médico que deseja se destacar e dar um salto na carreira. Vale lembrar que, para alcançar esse objetivo, não é necessário realizar altos investimentos. Os cursos de pós-graduação têm uma mensalidade amigável, que certamente será bem recompensada no futuro.

Quer saber mais detalhes sobre o curso de dermatologia estética da IPEMED? Então, entre em contato conosco agora mesmo!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts