Escrito por
Publicado em
7.7.2022
Escrito por
minutos
Não é mistério para ninguém que bons cuidados com a saúde na infância determinam o futuro de uma pessoa. A infância é uma das fases mais importantes da trajetória de vida de um indivíduo. É na infância o momento que estamos desenvolvendo muitos dos mecanismos físicos e psicológicos que serão determinantes para a saúde do nosso corpo na fase adulta e idosa.
O médico responsável pela saúde na infância é o pediatra. O termo vem de uma palavra grega que remete aos profissionais que, no passado e no presente, “curam as crianças”.
A Pediatria é a área da Medicina que trata das pessoas desde a fase fetal até a adolescência. Em alguns casos, até mesmo antes disso, no aconselhamento genético dos seus pais.
A pediatria é um dos campos da Medicina que demanda muito conhecimento técnico e capacidade analítica no trato com o paciente infantil ou juvenil Entre os grandes desafios do pediatra está a dificuldade de comunicação com seus pacientes, pois muitas vezes seus pacientes mal são capazes de relatar suas queixas para o médico.
O pediatra é um profissional pronto para o diálogo, com capacidade de estabelecer comunicação com os responsáveis pela criança e adolescente. Ele busca conseguir informações que vão auxiliar no diagnóstico e medidas preventivas em saúde. É experiente em exames físicos, conhece as doenças mais comuns para cada faixa etária e consegue fazer análises que envolvem relatos e dados como nenhum outro.
Quem opta pela pediatria precisa entender que é necessário manter um canal de contato direto com as famílias de seus pacientes. Isso significa, por exemplo, passar o número de WhatsApp para pais e mães de primeira viagem ou para aqueles pais mais inseguros. Significa também que muitas famílias irão procurar atendimento com frequência por insegurança e medo.
Para minimizar esses problemas, o pediatra deve aconselhar os pais sobre como lidar com as queixas mais comuns dos pequenos, de modo a evitar atendimentos e ligações desnecessárias. Vale, ainda, pedir aos responsáveis que anotem suas dúvidas antes de ir ao consultório médico.
Muitas vezes, alguns responsáveis acabam abusando desse canal de comunicação direta e acham que podem entrar em contato com o médico ao menor sinal de queixa da criança. Nesses casos, vale orientar os pais: o canal só deve ser usado se estritamente necessário, já que as consultas de rotina devem ser presenciais.
Segundo o estudo Demografia Médica, de 2020, pouco mais de 10% dos médicos formados no Brasil escolhem a Pediatria como especialização, o que coloca esse campo como a segunda com mais médicos no país. Esse número é representativo da relevância da carreira em uma nação com uma imensa população infanto-juvenil, como é o nosso país.
É uma área com enorme potencial de desenvolvimento de carreira, com amplo mercado de trabalho, em crescente expansão. Os profissionais podem atuar em:
Se a Pediatria é sua paixão, a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, oferece uma grande novidades aos alunos, a pós-graduação em Pediatria Geral.
A proposta do curso de pós-graduação em Pediatria Geral da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, é oferecer ao aluno um conteúdo selecionado, baseado em evidências científicas, prático, abrangente, e que facilite a sistematização da consulta da criança e do adolescente em diferentes ambientes de cuidado. Por meio de uma grade curricular completa, docentes com experiência reconhecida e estudiosos da saúde infantil, o curso oferece um conteúdo que incentiva o estudo e dá segurança para o profissional fazer a diferença na vida das crianças e suas famílias.
Além da Pediatria Geral, a instituição oferece cursos modernos e direcionados, em diferentes segmentos desta área tão relevante da medicina:
Conheça as opções de pós-graduação da IPEMED. Acesse o nosso site!