8 podcasts de Medicina para você acompanhar

Além dos anos de formação teórica e das inúmeras experiências práticas na vida de um médico, este profissional sabe da importância de se manter atualizado e em contato com debates atuais da área.

Por esta razão, é fundamental contar com ferramentas e mídias que proporcionem novos conhecimentos e enriqueçam a prática no dia a dia dos hospitais e clínicas. Uma destas ferramentas são os podcasts, arquivos de áudio práticos e relevantes para ouvir enquanto você dirige ou faz outras tarefas.

Lendo este post, você vai entender sobre a importância de se manter atualizado e como o podcast é um formato que acumula diversas vantagens. Por fim, você vai conhecer 8 podcasts de Medicina para acompanhar.

A importância de se manter atualizado em Medicina

Por se tratar de uma área com milênios de História, a Medicina tem acumulado uma enorme quantidade de livros, artigos e documentos que se tornam essenciais para qualquer profissional.

Embora o estudo intenso esteja associado aos estudantes em época de graduação e pós-graduação, se manter atualizado é tarefa de todos os profissionais, ainda que seja preciso conciliar trabalho e estudo.

Além de ajudar no cotidiano da profissão, a constante preocupação com a atualização também pode auxiliar na hora de buscar novas oportunidades no mercado de trabalho, render boas apresentações em processos seletivos e servir de conhecimento pessoal para criar seus próprios projetos.

Embora seja grande o número de profissionais que concordam com isso, muitos acabam separando pouco tempo da rotina para estudos ou atualizações, seja por falta de tempo ou quaisquer outros motivos.

Se este é o seu caso, continue a leitura e descubra uma ótima maneira de otimizar seu tempo e aprender mais sobre a área da Medicina!

Como os podcasts podem te ajudar nesta tarefa?

Seja pela falta de tempo ou dificuldade em focar em conteúdos de vídeo e leituras, o podcast é ideal e vantajoso por uma série de motivos. Mas antes disso, você sabe o que é um podcast?

De maneira bem resumida, um podcast é um arquivo de áudio que pode ser consumido em streaming, isto é, sob demanda para que o ouvinte escute quando quiser. Embora tenha nascido com as rádios, o podcast hoje já é um segmento independente e conta com um público fiel ao formato.

Por ser um arquivo de áudio, que pode conter entrevistas, aulas e conversas, o podcast é ideal para quem quer otimizar seu tempo e desempenhar múltiplas tarefas. É possível escutá-lo no carro, fazendo tarefas domésticas e muitas outras situações.

Dessa forma, além de ficar de olho em séries e filmes que todo médico dever ver, o podcast é uma ótima opção, já que permite que você foque exclusivamente no conteúdo e, no caso da Medicina, compreenda bem o que está sendo passado pelos integrantes de cada programa.

8 melhores podcasts de Medicina

Agora que você já sabe da importância de se manter atualizado quando o assunto é Medicina, e como os podcasts são uma ótima maneira de começar sua atualização médica de forma rápida e objetiva, que tal conhecer os 8 melhores programas sobre Medicina sobre este tema?

Continue a leitura e descubra quais são as indicações, desde podcasts estrangeiros até personagens bem conhecidos e referências da Medicina brasileira.

Whitebook Clinical Decision

Começamos a lista com o Podcast Whitebook, que traz informações atualizadas do mundo médico:

  • relatos de casos clínicos,
  • debates,
  • discussão de condutas, etc.

Além disso, o programa ajuda os médicos a descobrirem como os conteúdos do Whitebook podem ajudar nos desafios da profissão.

PEBMED - Notícias e atualizações médicas

Em seguida, trazemos o Podcast PEBMED do maior portal de atualização em Medicina no Brasil.

O portal PEBMED, criado em 2012 por 3 médicos também traz conteúdos em formato de áudio, com playlists que incluem:

  • Clinica Médica;
  • Toxicologia;
  • Infectologia;
  • Gastroenterologia;
  • Pediatria;
  • Neurologia;
  • Cardiologia;
  • Dermatologia;
  • Endocrinologia, e outras.

Cada uma contempla guidelines, estudos mais relevantes, condutas médicas e mais!

MedCast

O terceiro item da lista é um dos podcasts mais antigos sobre o tema da Medicina e, segundo os criadores, já conta com mais de 10 mil acessos em cada episódio!

Ao longo dos quase 200 programas, o médico Daniel Coriolano fala sobre diversos temas que interessam tanto quem já possui experiência na área, quanto quem está começando a carreira na Medicina.

Além de temas mais específicos, o podcast também é um ótimo recurso para quem busca compreender mais sobre saúde financeira, marketing médico e temas essenciais para se tornar um profissional bem sucedido.

Medicina em debate

Outro podcast muito conhecido e aclamado, "Medicina em debate" tem um viés um pouco diferente da grande parte dos programas sobre Medicina, focando também nos aspectos políticos e sociais desta profissão.

Debatendo assuntos como a reconstrução do SUS, a estrutura da formação médica no Brasil e os principais problemas de saúde pública, o podcast é uma ótima fonte de conhecimentos abrangentes para enriquecer suas visões e posicionamentos da Medicina.

15 minutos em emergência

Uma produção do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (HCFMUSP), este podcast adentra temas médicos de maneira rápida e objetiva, assim como deve ser a atuação em seu principal tema: a emergência do hospital.

Em 15 minutos, cada episódio tem a intenção de ensinar técnicas e procedimentos adequados para que os profissionais saibam como agir e também quais ações não são indicadas.

Como a emergência do hospital costuma ser um local com pouco espaço para o erro médico, acumular informações e conhecimentos sobre esta área é fundamental.

TED Health

Em programas bem curtos, a Dra. Shoshana Ungerleider tem uma premissa: responder com estudos e evidências as principais dúvidas das pessoas sobre saúde e Medicina.

Embora o podcast seja falado em inglês, para quem domina a língua ele é uma ótima oportunidade de acessar diferentes pesquisas e maneiras de explicar conceitos médicos.

Ainda que seja pensado para um público leigo, é importante para qualquer profissional descobrir maneiras de explicar conceitos complexos de forma simples e educativa.

DrauzioCast

Dispensando apresentações, Drauzio Varella é um dos mais notórios divulgadores das ciências médicas no Brasil, responsável por inúmeros programas, documentários e, inclusive, o podcast "DrauzioCast".

Transmitindo também no YouTube, o Dr. Drauzio tenta responder perguntas de internautas e promover o cuidado com a saúde, alertando sobre o abuso de substâncias como o álcool e outras drogas, o sedentarismo e demais temas essenciais para a população em geral e para os profissionais da Medicina.

Tá de clinicagem

Com uma proposta de ser um recurso educativo, mas também leve e descontraído, o podcast "Tá de clinicagem" é apresentado por seis médicos que buscam desenvolver o raciocínio clínico em seus episódios.

Abordando temas da Medicina usando estudos de caso, o programa tenta discutir uma doença, síndrome ou caso específico por episódio, sempre no formato de discussão para que o programa seja o mais rico possível.

Se você está buscando formatos para exercitar o pensamento clínico e foco no paciente, uma das habilidades de um médico de sucesso, este é um ótimo recurso em seus estudos.


Precisando de mais recursos para complementar seus estudos? Siga no blog da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, e conheça nossos blogposts!

Neste post, você percebeu a importância de se manter atualizado e conhecer novas tendências e informações do mundo da Medicina. Para fazer isso, você descobriu como o podcast é uma ótima maneira de aprender e otimizar seu tempo.

Por fim, você conferiu os 6 melhores podcasts de Medicina, que falam sobre saúde, vida na clínica e saúde financeira para este profissional.

E aí, você conhecia todas estas opções de podcast? Compartilhe este post nas redes sociais para que mais pessoas descubram o mundo dos podcasts de Medicina!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts