Escrito por
Publicado em
20.1.2021
Escrito por
minutos
O seu sucesso na medicina começa com uma avaliação pessoal, pesquisa e um detalhado planejamento profissional, confira as dicas. O momento da formatura de um médico parece o fim de uma longa jornada, mas é apenas a primeira etapa de um projeto profissional que pode durar uma vida toda.
Jornada que exige esforço, experiências relevantes, contatos e, principalmente, planejamento. Para chegar lá, seus próximos passos precisam ser pensados com calma e racionalidade. Há muitas opções de carreira para um médico: especialista, generalista, empresário, professor, cientista.
Seja qual for o caminho que você escolher trilhar na carreira médica, o planejamento dos seus passos pode ser a diferença entre um futuro profissional sólido e ou uma trajetória atribulada. Reunimos aqui alguns pontos importantes a se considerar no momento do seu planejamento de carreira na Medicina.
Durante sua formação é comum que existam temas e tópicos da medicina que você se interesse mais do que outros, aqueles que fazem seus olhos brilharem. Mesmo os profissionais atuantes sabem o que gostam, o que têm mais facilidade ou mais dificuldade em aprender e praticar no cotidiano do trabalho. Reflita sobre o que te dá mais prazer nos estudos e no trabalho, o que desperta mais a sua curiosidade e o que você já sabe que não gosta. As dicas:
Profissionais que já atuam como médicos sabem os procedimentos e especialidades em que são melhores. Analise com calma a sua rotina, os elogios que recebe pelo trabalho ou estudos. Na vida pessoal, suas habilidades pessoais específicas também podem auxiliar a entender seus melhores skills. As dicas:
Estudar o mercado de trabalho é uma etapa fundamental para o start do planejamento da sua carreira. Nesse processo você identifica como está a disponibilidade de vagas para profissionais de variadas vertentes dentro da Medicina - e pode focar naquelas áreas que demandam mais médicos e pagam melhor.
Mesmo que você opte por uma carreira que já tenha muitos profissionais, é bom entender a realidade desde o início para poder se preparar para um mercado disputado e conseguir se diferenciar da concorrência. As dicas:
Escreva no papel o que você espera da sua carreira para os próximos 5 anos, 10 e 20 anos. Discorra sobre os tipos de experiências que pretende acumular, quanto quer estar ganhando em cada período da vida, se quer viver e trabalhar em uma cidade ou estado diferente.
Liste suas aspirações e construa uma estratégia para bancar financeiramente suas empreitadas profissionais. As metas mais longas são um horizonte importante, as metas de curto e médio prazo vão te motivar a tomar atitudes aqui e agora. As dicas:
Um bom planejamento só funciona se você segui-lo e reavaliá-lo continuamente. Sempre volte à prancheta quando sentir que é necessário. Não tenha medo de mudar, de corrigir o trajeto. Além disso, independentemente do ponto da carreira que você esteja, nunca deixe de estudar e se desenvolver.
Busque uma especialização, uma pós-graduação, cursos específicos da sua área médica - mesmo se você já é um especialista. Na Medicina, o estudo contínuo nunca é em vão, abre novas oportunidades profissionais e gera novas descobertas que vão melhorar a vida da sociedade como um todo. As dicas:
Você tem o hábito de planejar antes de tomar decisões sobre sua carreira?