Escrito por
Publicado em
28.9.2022
Escrito por
minutos
A doença de Parkinson normalmente é associada a pessoas idosas, mas o diagnóstico em pessoas com menos de 45 anos é bastante recorrente.
No episódio de hoje, Felipe Resende, médico neurologista fala sobre Doença de Parkinson de início precoce. Serão abordados tópicos como definição, etiologia, principais manifestações clínicas motoras e não motoras, diagnóstico, tratamento e o impacto na qualidade de vida.
Dê o play e ouça o episódio!
A doença de Parkinson tem sido tradicionalmente considerada como uma doença de pessoas mais velhas, maiores de 60 anos e rara em jovens. Segundo a literatura, apenas 10% dos diagnósticos de Parkinson são em pessoas com menos de 45 anos.
As manifestações clínicas (motoras e não motoras) são as mesmas da doença de início tardio, no entanto, os problemas enfrentados neste grupo são diferentes. Você sabe o motivo?
Felipe Resende Nobrega
Residência Médica em Neurologia (UNIRIO) • Mestre em Neurologia (UNIRIO) • Professor de Clínica Médica da UNESA
Gostou desse conteúdo? O PEBMED é o maior portal de atualização em Medicina no Brasil. Inscreva-se no site sem pagar nada por isso e receba tudo em primeira mão, na sua caixa de e-mail.