Parkinson de início precoce: o que você precisa saber? [podcast]

Autor(a)

A doença de Parkinson normalmente é associada a pessoas idosas, mas o diagnóstico em pessoas com menos de 45 anos é bastante recorrente.

No episódio de hoje, Felipe Resende, médico neurologista fala sobre Doença de Parkinson de início precoce. Serão abordados tópicos como definição, etiologia, principais manifestações clínicas motoras e não motoras, diagnóstico, tratamento e o impacto na qualidade de vida.

Dê o play e ouça o episódio!

A doença de Parkinson tem sido tradicionalmente considerada como uma doença de pessoas mais velhas, maiores de 60 anos e rara em jovens. Segundo a literatura, apenas 10% dos diagnósticos de Parkinson são em pessoas com menos de 45 anos.

As manifestações clínicas (motoras e não motoras) são as mesmas da doença de início tardio, no entanto, os problemas enfrentados neste grupo são diferentes. Você sabe o motivo?

Tópicos abordados no episódio

  • Parkinsonismo de início precoce;
  • Sintomas motores e não motores;
  • Causas do Parkinsonismo;
  • Desafios no diagnóstico e no tratamento.

Autor

Felipe Resende Nobrega

Residência Médica em Neurologia (UNIRIO) • Mestre em Neurologia (UNIRIO) • Professor de Clínica Médica da UNESA

Gostou desse conteúdo? O PEBMED é o maior portal de atualização em Medicina no Brasil. Inscreva-se no site sem pagar nada por isso e receba tudo em primeira mão, na sua caixa de e-mail.

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts