X Fechar
Em breve você receberá uma confirmação da assinatura da nossa newsletter por e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Sem spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Blog
O que é um prompt e como pode ser usado na Medicina?

O que é um prompt e como pode ser usado na Medicina?

Muitas pessoas acham que tecnologia e Medicina não combinam, mas a verdade é que ambos segmentos têm total relação um com o outro. O uso de inovações tecnológicas no dia a dia da rotina médica auxilia não só os pacientes, mas também os profissionais da saúde.

Um bom exemplo disso é a aplicação da inteligência artificial nessa rotina. Conceitos como o uso de dados e o aprendizado de máquinas podem colaborar para diagnósticos mais precisos, criação de estratégias para atendimento dos pacientes e organização da rotina dos profissionais e das clínicas.

Você tem alguma dúvida sobre esse assunto? Então, continue a leitura para entender como a inteligência artificial e o uso de um bom prompt podem ajudar no seu dia a dia enquanto médico e profissional da saúde!

O que é um prompt?

No começo da nossa conversa, falamos sobre os prompts. Mas, afinal, o que é esse tipo de conceito? De modo geral, ele está associado à inteligência artificial (IA) e ao machine learning e se refere a um comando dado para a realização de uma tarefa.

O prompt pode ser uma frase, um conjunto de palavras, uma imagem, ou qualquer forma de entrada que o sistema utiliza para gerar uma resposta ou realizar uma tarefa específica.

Por exemplo: imagine que você está em dúvidas sobre o diagnóstico de um paciente. Nesse caso, o prompt poderia conter uma descrição dos sintomas do indivíduo, além de uma ordem para que a inteligência artificial atuasse como um médico na hora de dar a sua resposta.

Isso é possível porque esse tipo de recurso faz uma varredura online a fim de trazer informações com base nos comandos que você passou. Mas é claro que ela deve ser usada com cautela e apenas servir para ajudá-lo no processo de pensamento.

Prompt na Medicina: como pode ser usado?

No tópico anterior, você entendeu um pouco sobre a função dos prompts para a sua rotina. Mas não se engane: eles não são úteis só para essa finalidade. O desenvolvimento de bons comandos para a IA podem ajudar a:

  • desenvolver rotinas de trabalho personalizadas;
  • ajudar na criação de tabelas e esquemas sobre a saúde dos pacientes;
  • organização de ideias;
  • colaborar com a análise de dados para melhoria no atendimento e nos diagnósticos.

Além disso, a IA pode ser útil para os seus estudos. Com ela, é possível submeter artigos e pesquisas e solicitar um resumo breve das principais informações ou de pontos específicos, promovendo uma leitura mais rápida e objetiva desses materiais.

Como criar um bom prompt para uso médico?

Agora que você já sabe mais detalhes sobre o uso de prompts na Medicina, é hora de saber como criá-los! Confira as dicas a seguir para não errar e ter respostas mais eficientes para os seus questionamentos.

Identifique os seus objetivos

O primeiro passo é saber exatamente o que você quer. A partir daí, fica mais fácil identificar palavras-chave que farão a diferença em seu prompt.

Use palavras no imperativo

Para ativar os comandos, é interessante que você utilize termos no imperativo, como “faça”, “conte”, “crie”, “liste”, “organize”. Eles devem sempre vir antes dos detalhes sobre o que você quer desenvolver.

Explique o que a IA deve ser

Outra boa dica é dizer à ferramenta o que ela deve ser. Por isso, é possível começar o prompt com frases como: “atue como um profissional da área da saúde” ou “imagine que você é um médico”.

Seja claro… e bem específico

O prompt deve ser claro e específico sobre o que você deseja que o sistema de IA faça. Quanto mais informações você fornecer sobre o que quer saber, melhor será o resultado obtido.

Faça testes

Ao submeter o prompt, é possível que a resposta não venha exatamente como você imaginava. Nesse caso, pode ser uma boa ideia criar frases como: “não era isso que eu queria. Refaça com as seguintes informações”. Caso você não obtenha sucesso, pode ser interessante descartar a aba (ou chat) e criar uma nova, para que a ferramenta não utilize as informações anteriores como contexto.

Crie uma estrutura modelo

Experimente diferentes tipos de estrutura e crie um modelo que funciona. Assim, você poderá utilizá-lo sempre que precisar, apenas alterando as informações referentes aos pacientes ou às suas necessidades em geral.

Quais são os exemplos de prompt?

Ainda não conseguiu visualizar? Sem problemas! Desenvolvemos alguns modelos de prompt para Medicina que podem ser úteis para ajudá-lo a começar a usar o Chat GPT e outras ferramentas. Confira!

Prompt para hipóteses diagnósticas

“Atue como um médico e desenvolva hipóteses diagnósticas para o seguinte paciente:
[SEXO], [IDADE], com histórico de [PATOLOGIA]. Faz uso das seguintes medicações: [MEDICAÇÕES].
Apresenta [SINTOMAS].
Os exames feitos foram [EXAMES], com os seguintes achados: [RESULTADOS].”

Prompt para dicas terapêuticas

“Diante das hipóteses diagnósticas apresentadas para o paciente citado, solicito uma discussão sobre opções terapêuticas para o quadro apresentado.”

Prompt para resumo de artigo científico

“Passarei um artigo científico a seguir. Preciso que seja feito um resumo com pontos-chave do material, em uma linguagem simples de ser compreendida. Inclua uma descrição concisa dos objetivos do estudo, além de detalhes sobre os métodos utilizados, principais resultados encontrados e conclusões destacadas. Destaque também qualquer limitação metodológica identificada pelos pesquisadores.”

Prompt para organização de rotina de estudos

“Desenvolva um plano de organização para rotina diária de estudos de um médico que está estudando para a residência ou prova de título. Considere os seguintes pontos: horários de estudo, materiais, organização do conteúdo, datas de revisões, datas de simulados, entre outros.”

Com a lapidação certa, a IA pode ser uma grande aliada da sua rotina!

Lembre-se de que essas são apenas ideias! Ou seja: você pode moldá-las segundo as suas necessidades e fazer ajustes contínuos ao desenvolver os seus próprios prompts.

Ao longo do conteúdo, você descobriu o que é um prompt e como ele pode ajudar em sua rotina médica. Gostou de saber sobre este assunto? Agora, é hora de fazer os seus próprios testes e implementar o uso da inteligência artificial no seu dia a dia profissional!

Aproveite, também, para conhecer o curso da Afya Educação Médica sobre inteligência artificial na Medicina! Criado em parceria com a Microsoft e aplicado de maneira 100% digital, essa é a oportunidade ideal para você desenvolver novas habilidades e otimizar a sua rotina. Pode contar com a gente!