O que é a prova de título de Medicina?

A trajetória na carreira médica é longa e o bom profissional da área está ciente de que é preciso esforço e dedicação para realizar o sonho de possuir o título de médico especialista. Mas fique tranquilo, que quando o assunto é a prova de título de Medicina, não é preciso pânico.

Neste artigo, explicamos como funciona a avaliação que concede o tão desejado registro de médico especialista.

Fique atento ao edital

Cada sociedade de determinada especialidade médica publica, anualmente, o seu próprio edital. Nele é possível conferir todas as etapas e os critérios para participar da prova de título de Medicina.

Em geral, são exigidos os seguintes pré-requisitos:

  • CRM definitivo;
  • residência médica ou treinamento/estágio equivalente ao programa de residência;
  • curso de pós-graduação lato sensu credenciado pelo MEC;
  • experiência na área da referida especialidade médica.

É necessária muita atenção às especificidades de cada edital da prova de título de Medicina, pois eles diferem entre si, conforme a associação médica de cada especialidade. Por exemplo, no edital de 2019 publicado pela Sociedade Brasileira de Medicina do Esporte, a pós-graduação lato sensu concluída até a data do exame, entrou na contagem de tempo de experiência e não como pré-requisito.

Conheça as etapas da prova

A prova de título de Medicina é basicamente composta pelas seguintes etapas: prova teórica, prova prática, avaliação curricular e, em alguns casos, é exigida também a prova de habilidades. A Academia Brasileira de Neurologia, por exemplo, aplicou, em 2019, na primeira etapa do concurso, uma prova objetiva com 100 questões de múltipla escolha e, na segunda etapa, foram aplicadas entre 10 e 20 questões práticas com imagens e vídeos de pacientes ou doenças neurológicas.

Posteriormente, foi realizada também a análise curricular.

Veja como fazer a inscrição

O formulário de inscrição da prova de título de Medicina deve ser preenchido no site da associação médica da especialidade pretendida. No edital, que também está disponível no site, estão listados todos os documentos necessários à efetivação da inscrição. Os documentos devem ser enviados pelo correio ao endereço que consta no edital da prova de título de Medicina.

Além disso, é necessário o pagamento de uma taxa de inscrição.

Não perca os prazos da prova de título de Medicina

No edital da prova de título de Medicina, ficam disponibilizados os prazos de abertura e fechamento das inscrições, as datas e os horários das provas e das etapas instituídas, assim como as datas de divulgação dos resultados. É importante ficar sempre atento, pois, como o edital é anual, se o candidato perder o prazo, só poderá fazer a inscrição para a prova de título de Medicina no próximo ano.

Confira as referências bibliográficas

Prestar a atenção nas referências bibliográficas exigidas para a prova de título de Medicina é fundamental. Lá estão listadas as obras a serem estudadas, principalmente para a prova teórica, que é eliminatória. Lembre-se: quanto mais cedo você começar a estudar, maiores serão as chances de ficar afiado no conteúdo exigido.

Em geral, as referências bibliográficas também ficam listadas no edital.

Tenha calma e persistência

Como em qualquer situação da vida em que somos colocados à prova, ficar ansioso ou nervoso é normal. No entanto, quem está se preparando com organização e foco, não tem por que ficar preocupado para fazer a prova de título de Medicina. A chave para o sucesso é o estudo contínuo e de qualidade, mas nem todos têm o mesmo ritmo e processo de aprendizado; portanto, respeite o seu tempo e nunca desista dos seus sonhos.

Gostou de saber como funciona a prova de título? Quer saber mais sobre como se tornar um especialista? Então, veja também quanto tempo leva para se especializar em Medicina!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts