Escrito por
Publicado em
30.6.2022
Escrito por
Equipe Afya Educação Médica
minutos
A Neurologia é a especialidade médica que trata das condições clínicas que envolvem o sistema nervoso central e periférico. Por exemplo:
O neurologista é um profissional de grande importância. Essa é uma especialidade que se ocupa com com o poder e a singularidade da semiologia neurológica, o que a torna única na Medicina. Isso significa que é uma carreira precisa e assertiva.
O fenômeno do constante envelhecimento da população brasileira representa um futuro promissor para a área da Neurologia. Isso porque muitas doenças do sistema neurológico estão associadas justamente ao avanço da idade.
Além disso, muitas dessas doenças neurológicas estão no centro do campo da pesquisa médica atual. É o caso do Mal de Parkinson, Alzheimer, fibromialgia, esclerose múltipla, insônia, entre outras. Isso significa que há muitas oportunidades profissionais para médicos que optam pela Neurologia.
A carreira do neurologista envolve uma série de caminhos potenciais. O médico pode optar por:
A rotina do neurologista envolve o atendimento de pacientes pontuais e também o acompanhamento de pacientes com doenças crônicas. Muitos desses casos são complexos e evoluem com o tempo, o que demanda do neurologista um acompanhamento muito próximo com o paciente. Esses casos também exigem atualização de métodos de tratamento, investigação incessante e estratégias de resolução de problemas.
Aliás, atualmente o mercado dá muito valor aos neurologistas que conseguem oferecer uma assistência resolutiva e clara. Nos casos crônicos, o neurologista fica muito próximo do paciente e sua família, o que demanda uma excelente relação médico-paciente, consultas em profundidade e ser acessível quando surgem dúvidas e intercorrências.
O curso de pós-graduação em Neurologia oferece aos alunos as melhores técnicas para o diagnóstico e o tratamento das doenças neurológicas. A formação também aborda como realizar um bom exame neurológico nos pacientes, interpretando exames subsidiários e tomando decisões apropriadas ao contexto das doenças neurológicas.