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16.12.2022
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Equipe Afya Educação Médica
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Provavelmente você já passou pela experiência de avaliar um serviço produto que tenha adquirido. E com aquela pergunta clássica: você recomendaria nosso produto ou serviço para um amigo ou familiar?
Fazer esse tipo de pesquisa e atribuir uma nota neste momento é uma prática muito comum das empresas para avaliar a satisfação dos clientes — chamamos esse método de NPS (Net Promoter Score).
Assim como acontece em negócios de outros segmentos, avaliar os resultados e a satisfação do paciente em sua clínica médica é indispensável para um crescimento constante. Por esse motivo, ao usar o NPS e colher feedbacks, é possível despertar para um problema que, muitas vezes, a empresa nem sabia que existia.
Neste artigo, explicaremos o que é o NPS médico e como ele pode ser utilizado em clínicas, consultórios e hospitais. Acompanhe a leitura e fique por dentro do assunto!
O Net Promoter Score foi criado em 2003, por Fred Reichheld, e publicado na revista Harvard Business Review. No artigo, o autor elencou alguns critérios sobre o método que, posteriormente, foram desenvolvidos no seu livro “A pergunta definitiva”.
Trata-se de uma metodologia para medir a satisfação dos clientes e o engajamento dos mesmos, a partir da identificação do quanto a base de consumidores da empresa está disposta a indicar a marca aos seus conhecidos.
Em outras palavras, o NPS é uma ferramenta que tem o objetivo de avaliar a satisfação e grau de fidelidade dos clientes de uma empresa, através de uma pontuação definida por eles.
É importante destacar que o método é um indicador essencial para medir a experiência do consumidor e auxiliar no crescimento do negócio. Por isso, entender como ele funciona na área da saúde (NPS médico) e saber como calcular esse percentual pode oferecer diversas vantagens para sua clínica e/ou consultório, como:
Vale lembrar que conhecer a opinião e as expectativas dos pacientes sobre seu trabalho e atendimento em geral é o primeiro passo para alcançar sucesso profissional. Afinal de contas, se você pretende conquistar o público com seu produto ou serviço, você precisa saber se eles estão ou não satisfeitos com o que está oferecendo.
Além disso, por meio de pesquisas, sua empresa estabelece um canal de diálogo eficaz com os clientes, ponto essencial para conseguir fidelizar os pacientes.
Como mencionamos, o ponto central da pesquisa NPS é a pergunta “de 0 a 10, qual a probabilidade de você indicar o produto ou serviço a um amigo ou familiar?”. A partir daí, é atribuída uma nota para que o cliente responda com assertividade e, em alguns casos, tem a opção de detalhar o porquê da nota dada.
Dessa maneira, a intenção do NPS é melhorar a comunicação e avaliar toda a experiência dos pacientes. Depois que a nota é dada, eles são classificados da seguinte forma:
Por meio desses feedbacks, é possível realizar um levantamento e saber como a sua clínica é avaliada. Assim, para obter o nível de satisfação dos seus pacientes, o primeiro passo é desconsiderar todas as avaliações neutras. Em seguida, pegue o percentual de promotores, subtraia deles o percentual de clientes detratores e divida pelo total de respondentes.
Por exemplo, imagine que você recebeu 100 respostas de NPS na sua clínica, com:
Transformando em porcentagem, você terá 75%, 15% e 10%, respectivamente. Neste caso, 75% menos 10% é igual a 65%. Com esses dados em mãos, é hora de avaliar o grau de satisfação do paciente da seguinte maneira:
Sendo assim, com uma nota de 65%, o seu NPS médico estaria na zona de qualidade, o que significa que há o que ser melhorado para atingir a excelência.
Agora que você já conhece mais sobre o NPS médico, chegou o momento de aprender como aplicá-lo de maneira eficiente na sua clínica, assim como as ações e estratégias que podem ser tomadas a partir das notas emitidas.
É claro que cada instituição apresenta necessidades e oferece serviços diferentes, de modo que a pesquisa de avaliação também será distinta. Porém, existem algumas dicas que podem auxiliar na implementação do sistema com mais facilidade.
A princípio, uma ótima ideia é pedir o feedback para os pacientes após a consulta ou procedimento, através de e-mail ou WhatsApp. Esses aplicativos tornam a comunicação entre paciente e clínica muito mais rápida e prática. Assim, é possível enviar novas pesquisas de satisfação, soluções e sugestões de melhora diretamente para o cliente.
Vale a pena considerar também o preenchimento de algum formulário e a caixa de críticas e sugestões. Embora seja um recurso mais antigo, ele ainda é eficiente, pois o paciente pode realizar sugestões de forma anônima e detalhar mais sobre a sua opinião.
Além disso, a satisfação dos pacientes também depende de uma gestão eficiente, uma vez que o bom funcionamento de uma clínica ou consultório requer muita organização. Nesse caso, com a ajuda de ferramentas tecnológicas, as tarefas rotineiras e os processos de gestão podem ser simplificados, possibilitando, assim, um atendimento mais humanizado, ágil e eficiente.
Vale a pena, portanto, traçar algumas estratégias que facilitem o atendimento do paciente, como agendamento de consultas online, comunicação eficiente, melhoria no tempo de espera e atenção no esclarecimento de possíveis dúvidas.
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Como você pôde ver, com o NPS médico, é possível entender a relevância e a necessidade do feedback dos pacientes, já que eles são como porta-vozes do negócio e a melhor forma de saber as necessidades de otimização em qualquer parte de seus serviços. Isso permite identificar as falhas e as oportunidades de melhoria, além de descobrir seus pontos fortes e diferenciais competitivos.
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