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Médico: como aparecer no Google e atrair mais pacientes

Médico: como aparecer no Google e atrair mais pacientes

Para um profissional médico, saber como aparecer no Google para atrair pacientes requer um bom planejamento, conhecimentos básicos de marketing digital e adoção de estratégias adequadas. Dessa forma, é possível aumentar a visibilidade do seu consultório ou clínica e as chances de serem localizados por mais pessoas.

Mas você sabe por que o ambiente digital tem tanto poder para atrair pessoas e até ajudar a fidelizar seus pacientes? A resposta está no hábito dos brasileiros de recorrer ao Google para tirar dúvidas ou encontrar informações. Isso inclui a busca por profissionais da saúde e temas relacionados à prevenção de doenças e à vida saudável.

Neste artigo, vamos explicar como atrair pacientes usando o Google, as melhores estratégias a serem adotadas e como utilizar as redes sociais de forma ética e conforme as normas vigentes. Também abordaremos a criação de um site ou blog e os conteúdos adequados para atrair mais pacientes. Boa leitura!

O marketing no Google

O marketing digital tem um grande poder quando o assunto é atrair pacientes para clínicas e consultórios médicos. A propósito, uma pesquisa do Datafolha mostrou que o Google é o meio mais utilizado no país para busca de informações sobre a saúde. Mas como funciona o marketing no Google e como ele pode ser utilizado para aumentar a visibilidade profissional?

Essa ferramenta disponibiliza mídias pagas e gratuitas que utilizam estratégias para destacar empresas e profissionais de todos os segmentos. No caso dos médicos, elas contribuem para o reconhecimento profissional por meio da divulgação de conteúdos relevantes e de qualidade.

As principais estratégias para o médico aparecer no Google

Para atrair mais pacientes há várias estratégias que podem ser adotadas para destacar o seu consultório, fazendo com que ele apareça nos primeiros resultados de busca. A seguir, conheça as principais.

Mídia paga

A mídia paga é uma estratégia de marketing que requer investimento para adquirir espaço publicitário, permitindo que um profissional ou marca ganhe visibilidade em canais específicos e alcance seu público-alvo. Isso aumenta a visibilidade do médico, atraí visitantes interessados ao site e converte-os em pacientes.

Esse tipo de mídia envolve impulsionar materiais publicitários, como posts em vários formatos – texto, vídeo, link, entre outros. O anunciante escolhe a plataforma para veicular o anúncio e define o período de exibição.

Exemplos disso são Google Ads e Meta Ads, que incluem Instagram, Facebook e WhatsApp. Essas ferramentas de mídia paga são amplamente usadas por organizações e profissionais em todo o mundo devido ao seu impacto significativo.

Elas permitem estabelecer um relacionamento mais intenso e próximo com os usuários da internet que têm interesse no que você publica. Os resultados da publicidade podem ser avaliados com base no número de visualizações e no alcance alcançado.

Como funciona a mídia paga?

Para utilizar a mídia paga, você deve definir um orçamento, escolher seu público-alvo e pagar por ações realizadas pelos usuários, como visualizações e cliques. Esse investimento é conhecido como Custo Por Clique (Pay Per Click ou PPC), que significa pagar por clique.

Para médicos, por exemplo, as campanhas publicitárias podem ajudar a esclarecer dúvidas sobre questões de saúde. Isso desperta o interesse dos usuários nos tópicos abordados, tornando sua clínica uma alternativa atraente para marcar uma consulta.

Quais as vantagens da mídia paga?

A mídia paga pode proporcionar diversas vantagens para sua clínica ou consultório, tais como:

  • visibilidade e aumento do tráfego — essa é a melhor forma de ficar conhecido e ser lembrado, uma vez que as suas postagens geram links para visitas aos seu site;
  • identificação e segmentação do público-alvo — as mídias pagas segmentam por idade, gênero, localização, interesse, renda, profissão, entre outros aspectos;
  • resultados mais rápidos — com base no público-alvo definido já é possível ter uma previsão dos resultados assim que o anúncio é elaborado. Após a liberação da veiculação do anúncio, os primeiros retornos são gerados rapidamente;
  • flexibilidade para o orçamento — a mídia paga permite fazer testes sem ter que investir muito no início, ajudando a projetar o retorno a ser obtido. Conforme você consegue compreender o seu público e os tipos de conteúdo mais visitados, aos poucos é possível otimizar e aumentar seu investimento.

Quais os tipos de mídia paga?

Há várias opções de mídias pagas, como motores de busca, redes sociais e portais. Conheça, a seguir, as especificações de cada uma.

Motores de busca

Os motores de busca ajudam os usuários a encontrar as informações desejadas. Um exemplo é o Google, que utiliza uma base de dados para indexar e ranquear o conteúdo com base no contexto e na relevância. Ele exibe uma lista de resultados orgânicos e pagos.

O objetivo dos anúncios em mídia paga é posicionar o conteúdo entre os primeiros resultados de pesquisa, que costumam receber mais cliques. Isso depende da escolha adequada das palavras-chave, do valor investido na apresentação do anúncio e do conteúdo relevante para o público-alvo.

Nesse contexto, o Google Ads é o principal tipo de tráfego pago em motores de busca. Com ele, você pode posicionar seu consultório ou clínica nos links patrocinados da primeira página do Google, bem como em sites parceiros e plataformas como o YouTube.

Redes sociais

Outro tipo de mídia paga relevante são as redes sociais, amplamente utilizadas por negócios na área da saúde para aumentar o alcance de suas postagens. A principal vantagem dessa modalidade é a segmentação avançada que ela oferece.

Isso permite aplicar filtros, segmentos e categorias em campanhas de acordo com o público-alvo e os resultados esperados. Com o uso das redes sociais, é possível aumentar o alcance do conteúdo, entender comportamentos e preferências dos potenciais pacientes, engajar o público e aumentar o tráfego do seu site.

Nesse contexto, o Meta Ads é uma das plataformas de anúncios em redes sociais mais eficazes no marketing digital médico. Por meio dela, é possível obter resultados positivos de forma rápida e com baixo investimento, atraindo cada vez mais pacientes para seu consultório ou clínica.

Portais

Os portais são sites especializados em nichos que atraem um público mais seletivo para temas específicos. Eles oferecem modelos de anúncios pré-determinados e estruturados em espaços que podem ser contratados por períodos definidos.

Esse tipo de mídia paga pode ser gerenciado de forma privada com pacotes de planos ou através de parceiros do Google AdSense, permitindo a exibição de anúncios monetizados em blogs, sites e canais do YouTube.

Nos portais, você pode divulgar sua marca em formatos como pop-ups, banners ou displays. Em portais mais completos, é possível escolher o local da publicação, como na página principal ou no início ou final de um artigo, ajustando o anúncio de acordo com sua estratégia e objetivos.

Mídia gratuita

Além da mídia paga, você pode aproveitar os benefícios do marketing digital sem ter que pagar por isso. Saiba como, a seguir!

Perfil da empresa no Google

O Perfil da Empresa no Google (antigo Google Meu Negócio) é uma ferramenta gratuita que permite a profissionais de saúde, consultórios e clínicas ganhar mais visibilidade nas pesquisas do Google, facilitando a descoberta e a conexão com potenciais pacientes.

Ao se cadastrar nessa plataforma, você fornece informações importantes, como localização, horário de atendimento, telefone de contato, endereços de sites, fotos e conteúdos em diversos formatos.

Vantagens do Perfil das Empresas

Cadastrar os dados da sua clínica ou consultório no Perfil da Empresa proporciona diversas vantagens. Algumas das principais são:

  • atrai mais pacientes — as pessoas acham as suas informações com maior facilidade ao pesquisarem sobre a sua especialidade médica;
  • amplia as pesquisas — a plataforma faz links para o Google Maps e Google+, permitindo que sua a clínica fique visível também nesses sites;
  • aumenta o seu reconhecimento como profissional — por meio de um sistema de avaliação com nota e uma caixa de comentários, os pacientes avaliam a experiência a com o atendimento que obteve em sua clínica ou consultório;
  • proporciona maior visibilidade das informações de contato — a plataforma permite preencher o cadastro com todas as informações da sua clínica para a pessoa conseguir agendar e chegar da maneira mais fácil em uma consulta.

Fazendo o cadastro

Para criar um perfil profissional e cadastrar seu consultório ou clínica no Perfil das Empresas, elaboramos um passo a passo com as etapas básicas desse processo. Para iniciar o cadastramento é preciso ter um e-mail no Google. Dessa forma se não tiver, comece por aí. Em seguida:

  • acesse o site e digite o nome do seu negócio para verificar se não há registro dele no Google, e siga em “Inclua sua Empresa no Google”;
  • inclua o nome e a categoria em que seu negócio se encaixa, da maneira mais específica possível;
  • na tela seguinte, faça a confirmação para o local poder ser exibido no Google Maps e nas buscas dos usuários;
  • preencha os campos de endereço da sua clínica ou consultório;
  • em seguida, informe se atua fora do seu local de trabalho e a área na qual faz atendimentos;
  • selecione as formas de contato, como telefone e site ou blog;
  • confirme os dados e sua autoridade sobre o consultório ou clínica;
  • siga as instruções fornecidas para validação da sua conta. Após validada, sua listagem ficará visível no Google, aumentando a sua presença online e a visibilidade para pacientes, de maneira significativa.

Ranqueamento orgânico

O ranqueamento orgânico é uma forma de atrair pacientes de maneira natural e gratuita. É importante observar que os resultados orgânicos aparecem após os anúncios patrocinados e os resultados de mapas no Google. Assim, o primeiro resultado da busca orgânica geralmente é o 8º na página de resultados do Google, considerando os anúncios e os resultados do mapa.

O ranqueamento orgânico depende da relevância da página, ou seja, aquelas páginas que são mais completas e eficazes em resolver as dúvidas dos usuários. Para ser encontrado em pesquisas aleatórias e aparecer no topo do Google em buscas orgânicas, é essencial aplicar estratégias de SEO (Search Engine Optimization), que em português significa Otimização para Mecanismos de Busca.

A estratégia de SEO envolve técnicas para melhorar o desempenho do seu site, garantindo um bom ranqueamento sempre que alguém pesquisa termos relacionados à sua especialidade.

A primeira etapa é definir as palavras-chave relevantes para seu consultório ou clínica. Essas palavras-chave são os termos que as pessoas provavelmente digitarão no Google para encontrar informações relacionadas. Exemplos incluem “ortopedia”, “problemas ortopédicos” ou “médico ortopedista”.

Depois de definir as palavras-chave, é necessário usá-las nos conteúdos do seu blog e site. Isso ajuda a sinalizar para o Google que sua página é relevante para as pesquisas realizadas pelos usuários.

Mas as palavras-chave por si só não bastam. Para o seu site aparecer no topo do Google, ele avalia mais de 200 fatores. Alguns dos principais aspectos se referem a:

  • conteúdos originais e de qualidade;
  • URL do site simples e curta;
  • informações de contato no site;
  • carregamento rápido da página;
  • capacidade de manter a pessoa pelo maior tempo possível em seu site;
  • site responsivo, ou seja, adaptável a diferentes tamanhos de tela, entre outros fatores.

Vantagens e desvantagens da busca orgânica

A principal vantagem da busca orgânica no Google é que você não paga para aparecer, independentemente do número de cliques recebidos. No entanto, a busca orgânica tem algumas desvantagens, como a demora para o site ganhar visibilidade.

Dependendo da concorrência das palavras-chave, pode levar de 6 a 12 meses para que sua página alcance as primeiras posições entre os resultados de busca.

Criação de perfis em redes sociais

A criação de perfis nas redes sociais tem um poder inquestionável para captar pacientes. Em muitos casos, esse é o primeiro passo escolhido por médicos para ganhar visibilidade e promover os serviços oferecidos em consultórios e clínicas.

No entanto, é importante ter cuidado com a exposição da imagem e a postura transmitida nas redes sociais, o que será discutido mais adiante.

Cuidados a serem observados em perfis de redes sociais

A seguir, veja alguns dos principais cuidados que os médicos devem ter ao se expor nas redes sociais.

Perfil pessoal separado do perfil profissional

Os médicos devem separar suas redes sociais pessoais das redes profissionais, uma vez que a vida pessoal influencia a imagem que o profissional transmite no perfil profissional.

Tons sensacionalistas nas postagens

É proibido se colocar como o melhor profissional na especialidade ou garantir excelentes resultados em tratamentos.

‍Divulgação do antes e depois em tratamentos

É proibida a divulgação de fotos dos pacientes, mostrando o “antes e depois”. Essa é uma regra que se aplica a todos os meios de divulgação, impressos ou on-line.

Tirar selfies com pacientes

As regras do Conselho Federal de Medicina (CFM) limitam a divulgação de selfies com pacientes e profissionais nas redes sociais. Para não ter problemas de confidencialidade do paciente, busque sempre ter um documento com a permissão de uso de imagem.

Informações equivocadas ou falsas

Informações imprecisas e propagandas enganosas são terminantemente proibidas e sujeitas a penalizações. Na área médica, os riscos são ainda maiores, pois as pessoas usam as redes sociais para escolher profissionais que transmitem confiabilidade. Portanto, agir de má-fé para se promover pode levar a graves consequências.

‍Divulgação de dados dos pacientes

É proibida a divulgação dos dados e imagens que desrespeitem a confidencialidade do cliente. Embora possa parecer uma regra óbvia, não é raro observar vazamentos de informações sobre o estado de saúde de pessoas famosas, por exemplo.

Comentários, feedbacks e reclamações

Ao se expor nas redes sociais, é importante estar aberto a críticas e reclamações. As redes sociais são canais abertos, e o profissional deve responder às críticas sempre com humildade e cordialidade, demonstrando abertura para melhorias e evitando estender discussões publicamente.

Situações mais delicadas devem ser resolvidas por meios reservados, como aplicativos de mensagens, chat, ligações telefônicas, e-mail ou pessoalmente.

Obtenção de vantagens com marcas de terceiros

É proibido utilizar aparelhagens e marcas reconhecidas pelo mercado com o único objetivo de propagar diferenciais, exclusividade e obter vantagem privilegiada em relação aos concorrentes.

Preços e condições de pagamento

Também é proibido divulgar preços e promoções, bem como informações sobre condições de pagamento, como descontos e parcelamentos.

Exposição de opiniões

É importante ter cuidado com a exposição de opiniões nas redes sociais, tanto no perfil pessoal como no perfil profissional, já que os posicionamentos pessoais podem interferir na imagem e conduta profissional.

Boas práticas que devem ser priorizadas por médicos nas redes sociais

O dever de um médico é contribuir para a saúde e o bem-estar da sociedade. Assim, independentemente da área de atuação, os profissionais devem publicar conteúdos interessantes e de qualidade em suas redes sociais, orientando as pessoas a terem uma vida mais saudável.

Veja alguns temas que podem ser abordados e que dignificam a imagem de um médico:

  • benefícios de uma alimentação saudável;
  • como conquistar o bem-estar físico, psicológico e mental;
  • como prevenir doenças sazonais e ter mais qualidade de vida;
  • exercícios e hábitos saudáveis que ajudam a melhorar a qualidade de vida;
  • saúde e longevidade;
  • estudos e pesquisas sobre doenças que geram dúvidas e precisam de informações atualizadas;
  • frases de incentivo para uma vida mais saudável;
  • notícias sobre campanhas de prevenção e doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

A adesão às diretrizes do CFM, atualizadas pela Resolução CFM 2336/2023, de 13/09/2023, e a observação de boas práticas, assegura a conformidade com os regulamentos, bem como reforça a confiança do público na profissão médica.

Utilizando as redes sociais com ética e responsabilidade, os médicos conseguem ampliar seu alcance educacional, promover a saúde junto ao público e fortalecer a sua reputação profissional no ambiente digital.

Criação de site ou blog

A criação de um site ou blog médico com dados básicos e um sistema para agendamentos online é altamente recomendável. Essas ferramentas são excelentes para aumentar a visibilidade do seu consultório e do seu trabalho, ajudando a fidelizar e atrair novos pacientes com conteúdos relevantes.

Mas como criar um blog ou site de sucesso para tratar de assuntos de saúde? É necessário fazer um bom planejamento e definir estratégias claras. Adquirir conhecimentos básicos sobre marketing digital também é importante para utilizar os recursos de forma eficaz e obter resultados positivos.

A seguir, abordaremos alguns aspectos essenciais para a criação de um blog ou site eficiente.

Conheça seu público-alvo

Antes de iniciar a produção de conteúdo, é fundamental saber para quem você escreverá. O conhecimento do seu público-alvo é a estratégia que vai definir o seu foco. Exemplo disso é um blog de pediatra, cujos conteúdos são direcionados aos pais. Já o site de um ginecologista ou obstetra será direcionado à informação de interesse de mulheres e gestantes.

Utilize estratégias de posicionamento

No marketing médico, cada ação tem uma estratégia atrelada, visando converter leitores em futuros pacientes. E para isso é preciso adotar as estratégias de SEO, conforme comentamos sobre o ranqueamento, que envolve a escolha de palavras-chave, qualidade do conteúdo, tempo de abertura da página, entre outros aspectos que o Google considera relevantes.

Quanto à qualidade e relevância dos conteúdos, confira algumas dicas essenciais, a seguir.

Disponibilize conteúdo de valor

A preocupação em gerar um conteúdo de valor impacta de maneira positiva a imagem transmitida pelo profissional. Com informações relevantes disponibilizadas em textos, podcasts ou vídeos, o médico consegue se destacar pela autoridade em determinada especialidade.

Isso ocorre porque pacientes e pessoas em busca de esclarecimentos passam a confiar mais ao perceber que o médico se posiciona como uma referência na área. Assim, a criação de conteúdo de valor contribui para o reconhecimento profissional além do consultório, atraindo novos pacientes.

Ofereça orientações sobre medicina preventiva

As simples orientações que você pode oferecer sobre medicina preventiva podem ser de extrema relevância para salvar uma vida. Muitas pessoas recorrem a tratamentos alternativos que podem ser ineficazes ou inadequados. Nesse sentido, o blog de um médico também tem uma função educativa, trazendo recomendações relacionadas à prevenção de doenças, desmistificando muitos conceitos que podem ser equivocados.

Divulgue informações sobre a importância de check-up anual

Além de oferecer conteúdos relevantes, seu blog pode destacar a importância de realizar um check-up anual. Isso amplia o leque de informações sobre prevenção e ajuda a evitar o agravamento de problemas de saúde.

Com essas ações, você conseguirá aumentar a visibilidade da sua marca e fazer com que seu blog se torne uma referência nos resultados das ferramentas de busca.

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Conforme mostramos ao longo deste artigo, saber como aparecer no Google para atrair novos pacientes, envolve conhecer noções básicas de estratégias de marketing, optar por mídia paga ou gratuita e entender o seu público-alvo para fornecer informações relevantes e adequadas. Além disso, é preciso usar as redes sociais com ética e bom senso, segundo as diretrizes do CFM.

Esperamos que as orientações e comentários que trouxemos neste artigo, contribuam para atrair mais pacientes par o seu consultório ou clínica. Caso tenha interesse em continuar acompanhando conteúdos como este, assine nossa newsletter gratuita!