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19.6.2023
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Equipe Afya Educação Médica
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Se você é médico, já pensou em fazer uma live no Instagram? Pois deveria começar a pensar.
Estima-se que, em 2022, aproximadamente 171,5 milhões de pessoas no Brasil utilizaram redes sociais. A maioria delas passaram quase quatro horas por dia conectadas a plataformas como YouTube, TikTok e Instagram — uma das preferidas dos brasileiros.
Nesse cenário, uma estratégia eficaz para ampliar o alcance e o envolvimento nas mídias digitais é a realização de transmissões ao vivo por meio das lives.
Continue lendo e veja como fazer uma live médica nas redes sociais!
Veja como o marketing é importante na medicina!
O marketing eficaz ajuda os médicos a estabelecerem uma imagem de confiança e credibilidade. Assim, uma boa imagem profissional pode ajudar a construir uma reputação positiva, resultando em maior confiança dos pacientes e aumento da demanda pelas consultas.
Em um cenário muito competitivo, como a área da saúde, o marketing é essencial para atrair novos pacientes, pois as estratégias adequadas podem ajudar os médicos a alcançar seu público-alvo e a transmitir sua experiência e diferenciação. Além disso, eles conseguem destacar seus serviços e qualificações, resultando no aumento no número de consultas e de pacientes atendidos.
O marketing médico também desempenha um papel importante na educação dos pacientes. Assim, os médicos podem usar estratégias de marketing para fornecer informações valiosas sobre doenças, prevenção, tratamentos e cuidados de saúde. Isso não só beneficia os pacientes, mas também ajuda a estabelecer a autoridade e a expertise do médico em sua área de atuação.
Uma boa imagem profissional e um marketing adequado também contribuem para fidelizar pacientes. Dessa forma, quando os pacientes têm uma experiência positiva com um médico, eles tendem a retornar para futuros cuidados e ainda a recomendar o profissional a seus amigos e familiares.
Ou seja, manter uma comunicação consistente e relevante com os pacientes por meio de estratégias de marketing pode fortalecer o relacionamento e a lealdade dos pacientes.
Por fim, é importante ressaltar que o marketing médico deve ser ético e estar em conformidade com as diretrizes e os regulamentos aplicáveis. Por tudo isso, os médicos devem garantir que as suas estratégias de marketing:
Os quatro maiores benefícios da interação médico-paciente no Instagram são:
Confira os passos para fazer uma live médica nas redes sociais!
Pense nos assuntos em que você tem conhecimento especializado e nos temas mais discutidos nas redes sociais atualmente.
Faça uma busca no Google para identificar os termos relacionados à sua área de atuação que estão em alta e que podem render explicações interessantes.
Ao elaborar suas explicações, considere a experiência adquirida em seu consultório e identifique as principais perguntas que os pacientes costumam fazer sobre determinado assunto.
Coloque no papel ou em um documento eletrônico todos os tópicos que você deseja abordar na sua live no Instagram, buscando dados atualizados e sempre relevantes. Além disso, "ouça" o que seu público quer ver nas lives com base nos comentários deixados por ele.
Assim como um texto, um vídeo precisa ter começo, meio e fim. Monte um esqueleto narrativo para organizar suas ideias de forma clara e coesa. Além disso, escolha um local adequado, com um bom cenário, boa iluminação e sem ruídos externos.
Certifique-se de que sua conexão de internet suportará a transmissão ao vivo. Você pode optar por utilizar um celular ou tablet, escolhendo o dispositivo com a melhor câmera disponível.
Antes de iniciar a transmissão ao vivo, faça um teste para verificar se a câmera, o áudio e a iluminação estão adequados.
Caso esteja se sentindo inseguro, pratique sua apresentação algumas vezes antes de realizar a transmissão ao vivo. Isso ajudará a aumentar sua confiança e a aprimorar sua performance.
Não basta apenas saber fazer as lives, é preciso entender como se comportar. Confira dicas para se manter atento durante uma transmissão médica ao vivo!
Comece a transmissão se apresentando, mencionando seu nome e compartilhando de forma breve sua experiência como médico, incluindo suas áreas de atuação.
Nas redes sociais, é importante manter uma postura mais descontraída para se aproximar do público. Portanto, seja espontâneo e flexível, para transmitir confiança e empatia.
Reserve um momento na transmissão para incentivar as pessoas a fazerem perguntas relacionadas ao assunto abordado. Dessa forma, cria-se um ambiente interativo, o que permite que você esclareça dúvidas em tempo real.
Demonstre interesse em seus seguidores e em suas opiniões. Além disso, responda às perguntas e comente as observações e problemas apresentados durante a transmissão. Isso porque essa interação mostra que você valoriza a participação de todos os espectadores.
Ao finalizar a live, aproveite as opções disponíveis no Instagram para salvar o vídeo em seu dispositivo ou mantê-lo disponível por 24 horas em seu perfil.
Além disso, é possível compartilhar trechos ou a reprodução completa no seu feed, ampliando o alcance da transmissão e permitindo que outras pessoas a assistam.
Compartilhe informações!
Neste artigo, você viu como fazer uma live no Instagram sendo um profissional de saúde. A partir dessas informações, será muito mais fácil para você dar os primeiros passos para fazer uma live médica nas redes sociais.
Agora, compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para que seus colegas médicos também se interessem por esse assunto e aprendam a fazer transmissões online!
Esse conteúdo fez sentido para você? Então, compartilhe em suas redes sociais e ajude outros médicos a saber lidar com pacientes que se automedicam!