Investimento e participação em seminários e workshops médicos: vale a pena?

Autor(a)

A atualização constante é essencial em todas as profissões. No entanto, quando falamos sobre a área da Medicina, buscar novos conhecimentos e ficar atualizado sobre as principais novidades e inovações se torna ainda mais importante.

Por conta disso, seminários médicos e outras modalidades do gênero são relevantes para os profissionais da área. Por meio de atividades como palestras, congressos e workshops, é possível desenvolver diversas habilidades e expandir a rede de contatos, pontos fundamentais para qualquer médico ou estudante de Medicina que busca as melhores oportunidades de trabalho.

Pensando nisso, preparamos um artigo que visa explicar exatamente como funcionam os seminários e workshops e mostrar quais são os benefícios desse investimento para a sua vida profissional. Confira!

O que são seminários médicos e quais são os principais tipos?

Confira a seguir uma breve descrição das principais modalidades de atualização para profissionais da área médica:

Palestra

Um dos mais comuns métodos de atualização, as palestras são um modo rápido e simplificado de apresentar um tema para profissionais de qualquer área. Em grande parte das vezes, o assunto não é extremamente aprofundado, apresentando apenas um panorama. Em razão disso, as palestras servem mais como uma introdução para algum tema específico ou como um meio de revisar informações já esquecidas e de ficar por dentro das novidades de determinado assunto.

Workshop

Os workshops são um bom método de adquirir novos conhecimentos na prática, já que tais atividades buscam inserir o aprendizado de um tema específico em situações que ocorrem no dia a dia dos profissionais. Em outras palavras, podemos dizer que o método visa à aplicação prática do que é ensinado.

Os workshops contam, na maior parte das vezes, com três fases: a exposição, a discussão e a conclusão. Em cada uma das etapas, os participantes entram em contato com o tema por perspectivas diferentes, discutindo o problema apresentado de forma dinâmica e buscando soluções práticas em equipe.

Seminário

Assim como o workshop, os seminários possuem três fases distintas, que consistem na exposição de um tema, em sua discussão e na subsequente conclusão. Neles, há uma grande interação entre o expositor e o público, por meio de um debate de ideias. Como o próprio nome já deixa bem claro, o objetivo é incentivar a semeação de novas ideias e alternativas para a solução de problemas variados, acessando um problema por meio de diferentes pontos de vista.

Simpósio

Uma das principais características de um simpósio está na grande vinculação de novidades sobre determinado assunto ao seu público-alvo. Ele é normalmente apresentado por profissionais extremamente qualificados e que são referências em suas respectivas áreas.

Ao contrário de outras modalidades, em que o debate ocorre a todo instante, o simpósio costuma reservar as perguntas e respostas para o fim de cada apresentação. Por isso, é interessante que os participantes anotem todas as suas questões no decorrer do evento, para que o debate final seja mais enriquecedor.

Congresso

De certo modo, é possível afirmar que um congresso consiste em um conjunto de simpósios ou seminários, dependendo do estilo do organizador do evento. Esse tipo de conferência aborda diversos temas relacionados a uma mesma área. Por isso, não é incomum que um congresso dure vários dias seguidos e que várias modalidades estejam inseridas nesse evento, como palestras, cursos rápidos ou workshops. Por fim, todas as informações obtidas são reunidas em um documento conclusivo.

Por que investir nesse tipo de aprendizado é uma boa ideia?

Agora que você já conhece as principais diferenças entre os principais eventos acadêmicos, que tal saber as razões pelas quais investir nesse tipo de metodologia é essencial para a sua carreira? Confira:

Auxilia na criação de networking

Há um ditado que diz que nenhum homem é uma ilha, cujo significado é bastante claro e quer dizer que nenhum ser humano é capaz de se desenvolver ou viver sozinho. Por isso, podemos aplicar esse conceito ao mundo profissional e afirmar que é impossível conquistar oportunidades sem o auxílio de colegas. É aí que entra o networking, ou a rede de contatos.

Eventos acadêmicos são famosos por reunirem especialistas na área médica, além de outros alunos tão interessados e ávidos por conhecimento quanto você. Esse é um dos melhores métodos para conhecer pessoas com interesses e histórias de vida semelhantes, que podem oferecer ajuda e oportunidades únicas no futuro.

Promove a atualização sobre novas diretrizes e inovações

A medicina está em constante atualização. Todos os anos surgem inúmeras novidades e avanços tecnológicos na área, com o objetivo de melhorar o tratamento de doenças e a qualidade de vida dos inúmeros pacientes. Como, então, podemos nos manter atualizados e não ficarmos para trás em frente a tantas novidades? A resposta é simples: invista em eventos acadêmicos, que reúnem em um só lugar todas as inovações de sua área, além de contar com debates exclusivos com outros profissionais.

Faz com que o profissional adquira conhecimentos aprofundados

Ainda com o gancho da atualização acerca das inovações médicas, é possível mencionar o imenso benefício trazido por eventos, como os seminários médicos. Isso ocorre porque as apresentações e debates são elaborados por profissionais referências em suas áreas, que doam seu tempo para transmitir um pouco do conhecimento adquirido à plateia. Além disso, é possível simular situações práticas (como nos workshops) para absorver ainda mais informações.

Ajuda na elaboração de um currículo mais atraente

Atualmente, qualquer profissional que pare no tempo e deixe de se atualizar corre o risco de se tornar obsoleto ante ao mercado de trabalho. Por isso, além das pós-graduações médicas, participar de eventos como os citados acima é um meio infalível de enriquecer o currículo.

Eles mostrarão ao mundo — e a eventuais empregadores, é claro — o profissional engajado e capacitado que você é, servindo como um belo diferencial e o colocando sempre a frente de seus concorrentes por boas oportunidades de emprego. Além disso, são capazes de formar profissionais cada vez mais capacitados, melhorando o atendimento oferecido aos pacientes.

Como podemos ver, participar de workshops e seminários médicos pode ser uma ótima maneira de adquirir, expandir, atualizar ou revisar conhecimentos. O constante contato com as novidades e inovações na área é fundamental para que profissionais se tornem mais capacitados e cada vez mais competitivos no mercado de trabalho.

Interessou-se em participar desse tipo de evento? Confira, então, os simpósios e palestras ministrados pela IPEMED.

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts