X Fechar
Em breve você receberá uma confirmação da assinatura da nossa newsletter por e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Sem spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Blog
Inteligência artificial na cirurgia plástica: como vem sendo usada?

Inteligência artificial na cirurgia plástica: como vem sendo usada?

Ao incorporar a Inteligência Artificial na cirurgia plástica, as clínicas e hospitais podem se beneficiar de maior eficiência, melhores tomadas de decisões e aprimoramento das experiências dos pacientes.

Nos últimos anos, a Inteligência Artificial (IA) emergiu como uma força transformadora em diversos setores, revolucionando o modo como as empresas conduzem os seus negócios. Com a área da Medicina, isso não foi diferente.

Continue a leitura para saber como a Inteligência Artificial vem sendo usada na cirurgia plástica e quais são as previsões para a área.

O que é Inteligência Artificial?

A Inteligência Artificial (IA) se refere à capacidade de sistemas computacionais realizarem tarefas que exigem inteligência humana. Trata-se de uma área da ciência da computação dedicada a estudar, criar e aplicar tecnologias capazes de executar atividades humanas de forma autônoma.

Para isso, envolve diversas tecnologias, como redes neurais artificiais, sistemas de aprendizado, algoritmos, entre outras. Elas simulam capacidades humanas ligadas à resolução de problemas, aprendizado, tomada de decisões e compreensão da linguagem. Nesse sentido, a IA também está interligada à robótica, ao Machine Learning (Aprendizagem de Máquina) e ao reconhecimento da visão e da voz.

Como funciona a Inteligência Artificial?

A IA funciona com base em análise de dados em grande escala para criar modelos inteligentes que simulam atividades humanas, como a análise de voz para tentar uma resposta.

Há diversas abordagens, incluindo o aprendizado de máquina, o aprendizado profundo (deep learning) e o processamento de linguagem natural, cada uma com seus próprios métodos e aplicações.

De que forma a Inteligência Artificial impacta a Medicina?

A Inteligência Artificial envolve ferramentas e metodologias que conseguem aprender com dados e se adaptar ao longo do tempo. Por exemplo, o aprendizado de máquina, que se refere a um subconjunto da IA, permite que o sistema reconheça padrões, tome decisões e até preveja resultados com base em dados anteriormente informados.

As redes neurais complexas, inspiradas na arquitetura do cérebro humano, conseguem processar grandes quantidades de dados, imitando o processamento e a interpretação humana das informações. Para a Medicina, isso significa:

  • maior precisão nos resultados;
  • planos de tratamento personalizados com base em dados individuais do paciente;
  • assistência robótica durante procedimentos que exigem máxima precisão.

Como a Inteligência Artificial é utilizada em cirurgias plásticas?

A Inteligência Artificial está transformando a área, com novas possibilidades para melhorar a estética e os resultados em procedimentos, além de reduzir complicações. A IA na cirurgia plástica é utilizada pelos cirurgiões em todas as fases, desde o planejamento pré-operatório até a execução dos procedimentos, conforme comentaremos a seguir. Confira!

Planejamento e simulação pré-operatória

A IA pode ajudar os cirurgiões plásticos a planejar e simular o procedimento cirúrgico adequado para cada paciente. Para isso, considera a anatomia, as preferências e as expectativas individuais. A capacidade de gerar modelos 3D realistas de um rosto ou corpo permite que o cirurgião e o paciente visualizem os resultados esperados para diferentes opções cirúrgicas.

Exemplo disso é um estudo inédito publicado na importante revista científica Plastic and Reconstructive Surgery. A pesquisa intitulada Using Machine Learning to Select Breast Implant Volume (usando aprendizado de máquina para selecionar o volume do implante mamário) demonstrou como a IA pode fazer diferença na hora de escolher o tamanho ideal de próteses em cirurgias que visam ao aumento dos seios.

Sua eficácia foi corroborada por um grupo de reoperação, em que 36 dos 57 pacientes (63% da população pesquisada) teriam recebido um tamanho de implante mais adequado, caso a sugestão do modelo fosse adotada. Isso poderia potencialmente evitar a necessidade de uma nova cirurgia.

Orientação e assistência intraoperatória

A IA pode auxiliar os cirurgiões plásticos durante os procedimentos cirúrgicos, fornecendo recomendações, alertas e informações em tempo real. Exemplo disso é a possibilidade de monitorar os sinais vitais do paciente, detectando anormalidades ou riscos e alertando o cirurgião sobre esses aspectos.

A Inteligência Artificial também proporciona feedback e sugestões ao cirurgião, como os melhores locais de incisão ou formatos de enxerto, com base em dados de resultados obtidos em casos anteriores (aprendizagem de máquina).

Além disso, ela pode orientar a cirurgia com precisão e exatidão, utilizando os recursos de reconhecimento de imagem, visão computacional e realidade aumentada. Dessa forma, a IA consegue sobrepor o plano pré-operatório ao campo cirúrgico, destacando os marcos anatômicos, as linhas de incisão e até mesmo as posições dos implantes.

Avaliação e acompanhamento pós-operatório

A Inteligência Artificial pode ajudar os cirurgiões plásticos a avaliar e acompanhar os resultados pós-operatórios por meio da análise de dados, aprendizado de máquina e processamento de linguagem natural.

Ao analisar as imagens e medidas pós-operatórias e compará-las com as pré-operatórias, a IA consegue avaliar o grau de melhoria, satisfação e simetria. Ela também gera relatórios e resumos dos resultados cirúrgicos, comunicando-os ao paciente e ao cirurgião de maneira compreensível e personalizada.

Além disso, monitora o processo de cicatrização, detecta complicações ou infecções e proporciona lembretes e conselhos ao cirurgião e ao paciente.

Quais são as previsões para a IA na cirurgia plástica?

A Inteligência Artificial promete revolucionar ainda mais a área da Medicina, com modelagem personalizada e preditiva, procedimentos automatizados e aumentados. Também poderá usar sistemas inteligentes e interativos, conforme detalhamos a seguir.

Modelagem personalizada e preditiva

A IA pode ajudar cirurgiões plásticos na criação de modelos personalizados e preditivos relacionados à anatomia dos pacientes, qualidade da pele, características faciais e resultados desejados. Isso tudo com base nos dados de imagens e biometria, além das preferências individuais.

Procedimentos automatizados e aumentados

Os procedimentos poderão ser automatizados e aumentados, utilizando robôs, sensores e ferramentas inteligentes. Tais dispositivos podem ajudar o cirurgião com movimentos precisos, além de monitorar os sinais vitais do paciente e dar feedback e orientação em tempo real.

Sistemas inteligentes e interativos

A IA também pode ajudar os cirurgiões plásticos a criar sistemas inteligentes e interativos, utilizando plataformas como aplicativos, assistentes virtuais e chatbots. Além disso, esses sistemas permitem que o cirurgião eduque seus pacientes, gerencie as práticas e forneça cuidados e acompanhamento no pós-operatório.

Faça uma pós-graduação médica na Afya e amplie suas oportunidades de atuação!

Como vimos, a Inteligência Artificial na cirurgia plástica pode ser aplicada com sucesso em diferentes procedimentos cirúrgicos. Ela simplifica todos os processos envolvidos, facilita a comunicação e aprimora a tomada de decisões, levando a melhores resultados ​​e maior satisfação dos pacientes.

Gostou deste artigo? Então, assine a nossa newsletter e receba novas postagens diretamente em seu e-mail!