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2.9.2022
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Equipe Afya Educação Médica
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Garantir uma boa gestão de consultório médico é essencial para conseguir oferecer um atendimento de qualidade e para conseguir se destacar no mercado. Dessa forma, diversos erros devem ser evitados para que a reputação da clínica não fique prejudica. Não é uma tarefa fácil, mas com algumas estratégias é possível conseguir excelentes resultados.
Nesse contexto, é importante ressaltar que algumas falhas durante a gestão podem afetar o desenvolvimento da clínica. Sendo assim, é importante sempre buscar conhecimento a respeito do assunto para que seu consultório tenha uma administração eficaz e os serviços oferecidos sejam de qualidade.
Continue a leitura e conheça 5 erros que não devem ser cometidos na gestão de um consultório!
A gestão de consultório médico consiste em um conjunto de ações inseridas para que a empresa consiga alcançar as metas com os recursos disponíveis. Uma boa gestão precisa compreender as diversas áreas do negócio e não apenas a parte administrativa.
Saiba que as estratégias de gestão contribuem na criação do planejamento financeiro da clínica médica, com a determinação de metas e das ações necessárias para sua realização dentro do negócio.
Na gestão é feita uma análise das finanças da organização, como as entradas e saídas. Para que as tomadas de decisões sejam feitas da melhor forma e sem maiores prejuízos financeiros.
Uma gestão completa precisa envolver ações de marketing junto aos clientes, para que seja realizada uma divulgação que consiga atrair e fidelizar novos pacientes para o consultório. Além do mais, também é preciso mencionar a política de recursos humanos, ela deve ser feita para que sejam contratados profissionais capacitados e para que exista um bom treinamento para os funcionários já presentes.
Contar com a ajuda de um bom administrador é essencial para que todas essas tarefas sejam executadas com excelência. Como visto, é perceptível que uma boa gestão envolve diversos pontos e todos eles devem ser trabalhados com cuidado e atenção.
Alguns erros são muito recorrentes em um consultório médico e precisam ser evitados para que os colaboradores e pacientes se sintam satisfeitos. Confira quais são eles!
Falhas durante o agendamento podem fazer com que o paciente desista da consulta ou não volte a sua clínica. Não é nada interessante marcar dois clientes no mesmo horário ou deixar de marcar pacientes por não saber se existem vagas. Essas falhas podem ser ocasionadas pelo uso de ferramentas ineficientes ou por falta de capacitação do time de funcionários.
A ausência de treinamentos para equipe interna é uma falha que pode afetar todas as tarefas dentro do negócio. Para isso, é necessário contar com boas diretrizes relacionadas ao atendimento.
Caso você não tenha colaboradores qualificados e devidamente treinados para oferecer o melhor suporte aos médicos e aos pacientes, a clínica pode ficar prejudicada. Logo, para solucionar essa adversidade, é necessário buscar capacitar e preparar os colaboradores para o mercado médico, assim você garante que contará com uma equipe atualizada e que presta um trabalho de excelência.
Problemas com os equipamentos e na infraestrutura reduz a credibilidade da sua clínica entre os pacientes. Eles não se sentem confiantes em fazer uma consulta ou um exame em local desorganizado, com problemas elétricos e hidráulicos e em aparelhos obsoletos.
Em uma clínica particular esses pontos contam muito, visto que os pacientes contrataram o serviço e querem se sentir confortáveis e confiantes em fazer seus procedimentos médicos. Ter um local agradável é um importante diferencial. Além do mais, aparelhos modernos, além de aparentarem novos, geralmente causam menos desconforto para os pacientes, pois a sua evolução também leva em conta o bem estar do usuário - como os que realizam mamografia, por exemplo. Uma gestão eficiente precisa se preocupar em resolver esses desafios internos.
Não garantir uma boa comunicação interna e externa é um dos maiores erros que podem existir na gestão de uma clínica médica. Uma comunicação descentralizada pode ocasionar diversos mal-entendidos, por exemplo, um paciente pode acabar sendo agendado em um horário diferente do solicitado ou pode não ter uma dúvida solucionada.
É essencial garantir uma comunicação otimizada entre os pacientes e os colaboradores. Além do mais, todas as áreas da clínica precisam ter uma interação satisfatória para que não existam erros durante as consultas.
Outra falha recorrente é a falta de um bom atendimento pós-consulta ou pós-procedimento. Não é válido buscar um contato com o paciente apenas durante a marcação de exames e consultas, a atenção ao cliente precisa acontecer também depois que ele deixa a clínica. A jornada do paciente precisa ser uma preocupação de toda clínica médica, demonstrando que sua equipe está preocupada com o bem-estar dele.
Com algumas práticas internas esses erros podem ser evitados dentro da clínica. Uma das maneiras mais eficientes de evitar essas falhas é ficar por dentro de tudo que acontece no local e nas atividades realizadas. Ao participar de todas as tomadas de decisões, você fica ciente de tudo que ocorre e ainda ajuda acabar com as falhas que podem afetar a prestação de um serviço de qualidade.
É necessário que todos os colaboradores estejam alinhados aos objetivos do consultório médico para que qualquer problema relacionado à gestão consiga ser resolvido de forma rápida e prática.
Além do mais, é necessário que exista um cuidado contínuo com o ambiente em que os pacientes são atendidos.
Para garantir que esses erros não ocorram em seu consultório é preciso ficar atento a toda a jornada do cliente. Portanto, uma boa gestão de consultório médico precisa se preocupar com todo o funcionamento interno e externo. Quando ela é bem executada todos os erros mencionados são evitados e o atendimento oferecido aos clientes ocorre com qualidade.
Hoje em dia, com o aumento da concorrência, um bom atendimento pode ser o diferencial para conquistar e fidelizar os pacientes, além de permitir definir um preço da consulta condizente com a qualidade do serviço prestado.
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