5 documentários sobre Medicina que você não pode deixar de assistir

Por ser uma área repleta de referências teóricas e novas descobertas com os avanços da ciência, se manter atualizado e firme nos estudos da Medicina é uma etapa importante para todos os profissionais da área.

Uma das melhores maneiras de complementar seus estudos em Medicina é por meio de filmes e documentários. Isso ocorre porque o formato dos documentários por ser muito didático, além de poder ser divertido e uma ótima opção de entretenimento.

Neste post, você vai entender por que os documentários para médicos são úteis para seus estudos e conferir os cinco documentários sobre Medicina que você não pode perder para se tornar um profissional ainda mais bem preparado.

Por que é importante se manter atualizado nos temas médicos?

Antes de entender como os documentários podem ser ferramentas valiosas em seu estudo, é fundamental compreender por que se manter atualizado é uma prática importante nesta profissão.

Por se tratar de uma área com uma tradição de pesquisa acadêmica muito forte, a Medicina consegue absorver diversas tecnologias e procedimentos recentes que utilizam descobertas modernas.

Dessa forma, ficar atualizado por meio de filmes, artigos e livros de Medicina é essencial para poder incorporar estas descobertas em sua própria prática, além de conseguir diagnósticos e intervenções mais precisas e bem-sucedidas.

Embora seja grande o número de profissionais e estudantes que concordem com isso, muitos não sabem que ferramentas utilizar para se manter atualizado, ou ainda, não têm tempo para mergulhar em livros e literaturas muito extensas.

Por esta razão, siga a leitura e descubra quais são as principais vantagens de conhecer documentários sobre Medicina para se manter atualizado.

Por que documentários são ótimas formas de aprender?

Como você viu, ficar por dentro das principais novidades da área é essencial para se tornar um bom profissional. Além disso, também é importante descobrir maneiras de revisar conceitos básicos e mais antigos que acabamos deixando cair no esquecimento.

Tendo tudo isso em vista, o documentário é um ótimo formato, já que existem diversos exemplos de documentários sobre Medicina que abordam conteúdos mais básicos e modernos, de maneira didática e objetiva.

Diferentemente de filmes de ficção, ainda que seja grande a lista de séries e filmes que todo médico deve ver, o documentário possibilita um aprendizado fidedigno com imagens, vídeos e outros elementos extraídos de fatos reais.

Além disso, também é possível citar que documentários produzidos por órgãos de renome, como conselhos de Medicina e instituições públicas, podem render ótimas impressões quando são citadas em provas de concurso ou processos seletivos.

5 documentários sobre Medicina para você conferir

Agora que você entendeu um pouco mais sobre a importância de contar com documentários para complementar seus estudos, que tal conferir quais são os cinco documentários mais interessantes para se manter atualizado em Medicina.

Antes da lista, vale lembrar que o formato de documentário deve servir como complemento dos estudos. Livros, artigos, formação teórica e prática devem ser elementos presentes para quem deseja atuar na Medicina.

1) The English Surgeon

O primeiro documentário da lista, "The English Surgeon", é um filme de 2007 que acompanha os desafios de Henry Marsh, um neurocirurgião britânico, que trabalha em Kiev, capital da Ucrânia, tentando salvar pacientes e auxiliar na modernização das práticas médicas do país.

Ao longo do documentário, é possível refletir profundamente sobre a relação médico-paciente, uma vez que o doutor Marsh realmente se preocupa com as pessoas que adentram seu consultório, ainda que nem sempre possa fazer algo a respeito.

Além dessa reflexão, o documentário também permite perceber a desigualdade nos sistemas de saúde ao redor do mundo, uma vez que muitos deles não possuem equipamentos e técnicas que seriam consideradas básicas em outras localidades.

2) Extremis

Um curta-metragem no formato de documentário, "Extremis" é uma produção de 2016 que explora um lado da área médica que nem sempre é suficientemente comentado: os cuidados paliativos.

Acompanhando pacientes que esgotaram as possibilidades de tratamento e médicos que precisam aliviar o sofrimento e tocar em temas delicados, como a morte, o documentário possui uma atmosfera densa, embora também seja um prato cheio para discutir o papel da figura do médico.

Dilemas como respeitar a vontade de pacientes ou tentar achar uma cura até as últimas consequências sempre estão presentes no dia a dia deste profissional, que deve estudar e rever suas posições constantemente para entender como facilitar o atendimento médico para todas as partes envolvidas.

3) The C Word

Narrado por Morgan Freeman, o documentário "The C Word" (em tradução livre: "A palavra que começa com C") tem como tema principal o câncer, uma das doenças que mais preocupam profissionais das ciências médicas e que ainda não tem nenhuma cura efetiva.

Além de ser um ótimo recurso para ter um panorama sobre a doença, o documentário também traz visões alternativas sobre o câncer, tentando compreender formas de prevenção.

Frisando a importância de exercícios físicos regulares, evitar o estresse e toxinas, "The C Word" traz diversos dados e ideais para fomentar discussões sobre o tema, seja na sala de aula ou mesmo entre colegas de profissão.

4) Drauzio em campo: Líbano e Jordânia

Um documentário brasileiro de 2019 que conta com a apresentação de Drauzio Varella, os 3 episódios acompanham a jornada do médico entre os países do Líbano e da Jordânia.

Observando de perto a missão da organização "Médicos sem fronteiras", o documentário presencia uma situação calamitosa: os refugiados sírios que, ao fugirem das guerras em seu país, precisam sobreviver como estrangeiros sem direito ao saneamento básico e saúde de qualidade.

Localizados em tendas improvisadas, estes refugiados contam suas histórias e como suas vidas foram transformadas pela guerra e situação de exílio. Além de trazer alguns conhecimentos sobre Medicina, o documentário é uma forma potente de sensibilizar o olhar de profissionais da saúde para o cuidado com outros seres humanos.

5) Take Your Pills

Por contar com séculos de existência, a Medicina está calcada em diversos conhecimentos adquiridos nas formas de tratar e curar enfermidades. Uma destas principais maneiras é por meio de medicamentos e soluções químicas.

"Take Your Pills", produzido e lançado pela Netflix em 2018, o documentário para médicos reflete sobre a cultura do excesso de medicalização que tem se tornado cada vez mais forte nas últimas décadas.

Além de servir para pessoas com alguma enfermidade, o documentário mostra o abuso de substâncias por atletas buscando alta performance, além de estudantes, caminhoneiros, policiais e até mesmo o abuso de drogas por médicos.

Quer descobrir novas formas de estudar Medicina? Siga o blog da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, e conheça nossos conteúdos sobre saúde e muito mais!

Neste post, você ficou por dentro da importância de contar com os documentários sobre Medicina para aprender mais e atualizar seus conhecimentos na área.

Além disso, você conferiu os cinco documentários mais imperdíveis para quem quer aprender sem deixar de se divertir e entrar em contato com novas histórias e vivências.

E aí, gostou deste post? Conheça mais conteúdos nas redes sociais da IPEMED. Você pode nos encontrar no Instagram, LinkedIn, Facebook e em nosso canal no YouTube.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts