Startup brasileira cria dispositivo para monitoramento de crianças com câncer

No Brasil, o câncer já representa a primeira causa de morte (8% do total) por doença entre crianças e adolescentes de 1 a 19 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Com esse cenário em vista, três sócios brasileiros se uniram e criaram um dispositivo que auxilia no monitoramento de crianças com câncer. Com isso, o objetivo é diminuir a taxa de mortalidade das crianças em tratamento de câncer.

Cenário do câncer infantojuvenil no Brasil

Diferentemente do câncer adulto, o câncer infantojuvenil geralmente afeta as células do sistema sanguíneo e os tecidos de sustentação. Assim sendo, os tumores mais frequentes na infância, segundo o Inca, são as leucemias, que atingem o sistema nervoso central e os linfomas. Estima-se que para cada ano do triênio 2020/2022, sejam diagnosticados no Brasil 8.460 novos casos de câncer infanto-juvenis.

Mas, hoje, em torno de 80% das crianças e adolescentes que têm a doença podem ser curados, se diagnosticados precocemente e tratados de forma especializada. De acordo com o Inca, o tratamento inclui, em geral, quimioterapia, cirurgia e radioterapia. Além disso, o tratamento é planejado de acordo com o diagnóstico do tumor e as suas características biológicas.

Leia também: Medicina moderna: 5 tecnologias que vão impactar a medicina em 2022

Problemas enfrentados no tratamento do câncer infantil

Mas, de acordo com a startup Luckie Tech, alguns fatores atrapalham o tratamento do câncer infantil, como:

  •         Falta de dados sobre o paciente;
  •         Dados desconectados;
  •         Pacientes sem monitoramento constante.

Por isso, em 2017, o engenheiro de São José dos Campos, Joel Oliveira Junior, começou a pesquisar e a idealizar um dispositivo que pudesse ajudar no monitoramento de crianças com câncer. Além disso, Joel tem uma história pessoal diretamente relacionada com este tema.

Há cerca de oito anos, ele perdeu um filho por câncer com dois anos de idade e isso também o motivou na busca por melhorias no tratamento e monitoramento de crianças com câncer. Dessa forma, Joel criou junto com outros sócios a startup Luckie Tech.

Leia também: Confira quais são os principais Congressos de Medicina para ficar de olho em 2022

Dispositivo monitora crianças com câncer

Segundo o engenheiro criador da Luckie Tech, um grande problema do tratamento de câncer é que a imunidade do paciente fica muito baixa e, por isso, qualquer outra doença pode levar à morte da criança com câncer. Nesse cenário, a rapidez de ações e o monitoramento constante podem significar a vida de uma criança.

Em busca de inovar e ajudar no sucesso de tratamentos de crianças com câncer, a startup desenvolveu um dispositivo que monitora o paciente e fornece dados com ajuda de inteligência artificial. O primeiro protótipo era um curativo, mas agora, o dispositivo foi desenvolvido ainda mais e mudou sua forma.

Segundo o engenheiro, hoje é um dispositivo que é possível colar nas crianças e ele envia os sinais vitais para um sistema na nuvem. Além disso, é enviada também a localização de onde a criança está. A partir disso, os dados da criança são disponibilizados para os pais da criança, para seus médicos e para um dashboard no hospital. Portanto, a Luckie Tech afirma que os serviços desta startup incluem:

  •         Monitoramento integral;
  •         Dados armazenados na nuvem;
  •         Dados do tratamento oncológico;
  •         Inteligência artificial;
  •         Acionamento rápido para imediato resgate da criança em risco.

Em fase de pesquisa e aperfeiçoamento do dispositivo, a startup está monitorando cerca de 200 pessoas com o dispositivo e busca investidores e parceiros para esta etapa. Além disso, para receber a certificação da Anvisa, é necessário um estudo clínico, que está em desenvolvimento.

Gostou do artigo? Leia mais novidades sobre tecnologia na medicina aqui!

Conheça mais sobre nosso curso de Pós-Graduação em Cuidados Paliativos Pediátricos.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts