Dicas para montar um consultório de Dermatologia

A dermatologia é uma especialidade médica promissora, objetiva e resolutiva. Em um país como o Brasil, em que a estética tem tanto valor cultural, muitos pacientes procuram esse profissional para resolver problemas de saúde e também para se sentirem mais bonitos e esteticamente agradáveis. Isso significa que há trabalho e oportunidade de aumentar a renda.

Muitos especialistas em dermatologia preferem trabalhar em clínicas privadas, onde atendem e tratam os pacientes de forma particular ou vinculado a um convênio de saúde.  

Você já pensou sobre os fatores que é preciso ter em mente ao montar um consultório nesta área? É o que vamos explicar neste artigo.

Especialização em dermatologia

O curso prepara médicos para uma atuação de excelência no diagnóstico e no tratamento das doenças que acometem a pele e os seus anexos, bem como na realização de procedimentos estéticos. Além do aprendizado técnico-científico, o aluno tem ainda a sua disposição uma carga horária curricular para complementar as horas necessárias para realização da prova de título.  

São os médicos dermatologistas que se ocupam do diagnóstico e do tratamento clínico ou cirúrgico das doenças que acometem a pele, os cabelos, unhas e mucosas.  

Essa especialidade engloba também o estudo dos indicadores dermatológicos nas doenças sistêmicas e oncológicas, bem como uma vasta gama de tratamentos que melhoram a qualidade estética da pele e dos seus anexos.  

A Afya Educação Médica, ex-IPEMED, oferece o curso de Pós-graduação em Dermatologia.

A carreira na dermatologia

A carreira na dermatologia é bastante promissora. Além dos atendimentos de queixas de saúde dermatológica, o médico dermatologista pode ainda se especializar em Estética, área em franca expansão no Brasil e no mundo.    

O especialista em dermatologia tem flexibilidade de horários nos atendimentos, já que não se trata de uma área com demandas constantes e urgentes no cotidiano. Isso significa que ele pode atuar tanto em uma rede de saúde estabelecida quanto montar o próprio negócio.  

Para montar um consultório de dermatologia é necessário ser um especialista diplomado na área. Para conhecer mais sobre os caminhos de especialização, acesse nosso artigo sobre o tema.  

A Agência Nacional de Saúde (ANS) tem diretrizes bem definidas sobre os tipos de atendimento que um dermatologista pode oferecer na sua clínica. Além disso, é possível começar a atuar sem grandes gastos estruturais, como veremos a seguir.  

Equipamentos e estrutura

Um dos primeiros pontos para montar um consultório dermatológico é investir em equipamentos, de preferência da mais alta qualidade. Isso vale tanto para os equipamentos específicos do atendimento dermatológico quanto para mobiliário. É importante que os pacientes se sintam confortáveis e bem recebidos. Até mesmo o visual do lugar tem impacto sobre o atendimento.  

Já a lista de equipamentos para atendimento básico em dermatologia inclui:

  • Dermatoscópios
  • Lâmpadas de Wood
  • Analisadores de pele
  • Aparelhos de fototerapia

Procure ferramentas de trabalho atualizadas e modernas. Isso melhora o seu trabalho diagnóstico e evita gastos desnecessários com trocas e reparos no futuro.  

Time diverso e competente

Há muitas formas de montar uma clínica. Alguns profissionais preferem atender sozinhos, outros preferem compartilhar o espaço com outros profissionais.  

Para os que preferem a primeira opção, vale apostar em um time de apoio competente na recepção, instrumentistas com boa formação e experiência em atendimento a pacientes dermatológicos.  

Se a sua for a segunda opção, opte por colegas de trabalho que complementem o seu atendimento.  Por exemplo: se o seu atendimento for focado na estética, junte-se a outros profissionais que conheçam técnicas voltadas para o tratamento da pele.  

Tente também montar um time com dermatologistas que sejam especialistas em outras áreas. Isso ajuda a deixar seu consultório mais completo, o que aumenta as chances de reconhecimento entre os pacientes.  

Invista em gestão

Como qualquer negócio, um consultório médico exige uma boa atenção com a gestão. Isso significa colocar na ponta do lápis o orçamento que pode ser gasto, necessidade de pessoal, materiais, parcerias, capacidade de atendimento, entre vários outros pontos.  

Nem sempre esses tópicos estão presentes na formação de um médico. Portanto, é imprescindível que o profissional busque um curso ou consultoria para entender como funciona o gerenciamento de um negócio em saúde e fazê-lo prosperar.  

Webinar sobre dermatologia

Para entender com mais detalhes a carreira na área, o processo de montar o próprio negócio na dermatologia e procedimentos desta prática médica, a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, reuniu um time de especialistas da instituição e preparou um webinar intitulado  “Pérolas na Dermatologia - Dicas práticas em lesões benignas”. Quem participa é a Dra. Maria de Fátima Amorim, dermatologista e coordennadora da pós-graduação em Dermatologia na IPEMED; e o Dr. Ricardo Kitamura, especialista em dermatologia e docente na IPEMED.

Dê o play e assista aqui:

Você também pode conferir outros episódios de webinars já apresentados pelo time Afya Educação Médica, ex-IPEMED, na playlist a seguir:

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts