Curso inédito no Brasil: Fresh Frozen Cadaver Lab e Hands-On para procedimentos dermatológicos

Autor(a)

A Afya Educação Médica, ex-IPEMED, acabou de lançar o seu mais novo curso de atualização em Procedimentos Dermatológicos Faciais - Fresh Frozen Cadaver Lab e Hands-On - onde auxiliará você a dominar as técnicas, habilidades e procedimentos estético-dermatológicos na face, em cadáver “fresh-frozen”.

Este curso promove uma experiência simulada muito próxima à realidade de um indivíduo vivo. Enquanto em cadáveres dissecados, comumente usados para os treinamentos de anatomia no Brasil, os aspectos como coloração, maleabilidade e textura se perdem.

Já em cadáveres frescos, as características do tecido vivo são mantidas, logo, permitirá que o aluno treine em situação muito similar à que encontrará no cotidiano dos seus procedimentos na face. 

Os procedimentos, agora possíveis de se aplicar em cadáveres frescos são: Aplicações de Toxina Botulínica, Preenchedores e Fios de PDO e Preenchimento Facial com Ácido Hialurônico, com uma forte base de anatomia aplicada à prática.

Em entrevista com o dermatologista Dr. Ricardo Kitamura, você poderá conhecer todas as novidades que as novas turmas terão nesse novo curso da IPEMED. Acompanhe:

1- Por que a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, decidiu lançar o curso Flash Frozen em Cadaver Lab e Hands-on?

O curso é uma inovação dentro do portfólio da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, e também no meio acadêmico da Medicina no Brasil. Isso porque eram cursos bem restritos, onde o profissional precisava ir estudar fora do país para conseguir se especializar. Por esse motivo, poucos profissionais da Dermatologia tinham esse acesso.

Com a nova possibilidade, dos procedimentos estéticos serem realizados em cadáver disponível no curso, esses alunos poderão ter esse primeiro contato prático e, assim, desenvolver melhor seus conhecimentos sobre uma base anatômica firme. Dessa forma também, eles  irão melhorar os seus tratamentos estéticos dentro dos consultórios dermatológicos, entendendo todas as complicações que envolvem cada procedimento, com base em estudos anatômicos mais profundos.

2- Quais são os maiores desafios que esse curso busca solucionar?

O modelo normal dos cursos de estética são as aulas teóricas e depois segue para o paciente vivo ou demonstração. O diferencial deste curso é que o aluno vai estudar o cadáver em ‘todos os planos’, ou seja, poderá simular a aplicação de produtos, toxina botulínica, preenchedores, treinar toxina botulínica mais avançada, entre outros.

O aluno poderá escolher duas destas áreas: Preenchedor e Fios ou Preenchedor e Toxinas. Ele poderá escolher os tipos de procedimentos que vai querer seguir. No final do curso, todos irão ‘dissecar’ o cadáver e analisar como foi a performance de cada um, em relação aos procedimentos no cadáver.

3- Quais os diferenciais do curso para a Dermatologia e qual o perfil de aluno para ingressar?

Esse curso vai suprir lacunas que até então existiam, melhorando ainda mais os procedimentos de Cosmiatria no dia a dia do profissional. O foco são especialistas em Estética que já atuam na área, alunos de graduação em Dermatologia e também cirurgiões plásticos.

4- Quais as principais diferenciais desse curso?

A primeira coisa é que o curso - no modelo prático de procedimentos em cadáver - será realizado no Brasil, em parceria com o  ITC (Instituto de Treinamento em Cadáveres) e terá duração de três dias. 

A segunda questão é que os alunos não irão precisar viajar mais para fora do país, somente para se especializar nessa área. O terceiro diferencial é que os professores do curso são experientes no assunto e já tem uma experiência de anatomia mais profunda, sabendo passar todos os conhecimentos relacionados aos injetáveis que estão sendo usados atualmente. 

Por fim, as aulas práticas serão implementadas, primeiramente, no cadáver e depois no ser vivo. Ou seja, o treinamento será feito primeiro no cadáver fresco e depois no paciente real. 

Isso proporciona ao aluno conhecimento e aprendizado muito maiores que, certamente, se refletirão na qualidade de suas práticas diárias.

Este curso vai preparar o aluno para atuar de forma precisa com os seus pacientes,  Assim, as práticas (hands-on) se tornarão essenciais na formação e, consequentemente, serão evitadas complicações durante ou após os procedimentos.

5- Existe algum ponto de atenção sobre o curso?

O primeiro curso nesse novo modelo será aberto na unidade “Afya Educação Médica, ex-IPEMED, Belo Horizonte” (MG), mas o objetivo do grupo é expandir para todo o território nacional. A princípio, serão 24 alunos na primeira turma, com grupos de 6 alunos para cada cadáver. Isso porque o curso é personalizado e prático. Lembrando que não é um curso básico, e sim avançado.      

O curso é quase 100% prático, com muito pouca teoria. Para ter ideia, no primeiro dia de aula, já se inicia a parte prática nos cadáveres, isso quer dizer que o curso terá uma ‘base anatômica mais profunda’, em termos de aulas práticas para treinamento médico. 

A intenção desse novo formato de curso é proporcionar mais segurança ao aluno, já que fará aplicações com base em um estudo de anatomia mais aprofundado, com procedimentos mais seguros. Inevitavelmente, esse aluno passará mais segurança para o seu paciente.

O Brasil está na vanguarda da estética médica mundial. Somos as maiores referências profissionais na área de Dermatologia Estética e responsáveis por ensinar técnicas de aplicação para o mundo todo. 

Apesar de o campo da Cosmiatria ser extremamente promissor, ainda existem poucos dermatologistas especializados. Logo, investir nesta área, particularmente, em Ácido Hialurônico na Face, Toxina Botulínica e Fios de PDO, é uma escolha bastante inteligente e que pode gerar bons frutos na carreira, já que é considerada como uma das áreas médicas com remuneração mais alta do país.

Agora que você já viu todas as vantagens do curso Afya Educação Médica, ex-IPEMED, de Procedimentos Dermatológicos Faciais - Fresh Frozen Cadaver Lab e Hands-On, aproveite para reservar a sua vaga clicando no link. 

Aproveite para conhecer todos os cursos da IPEMED, acessando nossos cursos.

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts