Covid-19: Publicação do Ministério da Saúde avalia impactos da pandemia na saúde dos brasileiros

O Ministério da Saúde lançou uma publicação que aborda os impactos da pandemia desde a situação epidemiológica da covid-19 no país até a visão geral da área de saúde com informações que podem subsidiar o processo de tomada de decisão durante emergências de saúde pública.  

O livro “Saúde Brasil 2020/2021: Uma Análise da Situação de Saúde Diante da Pandemia de Covid-19, Doença Causada pelo Coronavírus SARS-Cov-2” foi escrito de forma conjunta por 33 especialistas que atuam em 21 instituições de dez unidades federativas, assim como de instituições internacionais, incluindo o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Universidades Federais do Espírito Santo, Santa Catarina, Minas Gerais, Ceará, Brasília, Bahia e Rio de Janeiro, Universidade de São Paulo (USP), secretarias estaduais de saúde, Universidade de Harvard e a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas).

A edição especial apresenta múltiplas estratégias, temáticas e relatos de experiências resultantes do processo de enfrentamento à pandemia no âmbito da vigilância em saúde e representa a segunda parte do livro “Saúde Brasil 2020/2021: Uma Análise da Situação de Saúde e da Qualidade de Informação”.  

A coordenação e execução do projeto foi do Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis, da Secretaria de Vigilância em Saúde.

Impactos da pandemia

Com 18 capítulos divididos em 385 páginas, a obra aborda temas no contexto da covid-19 no Brasil desde a situação epidemiológica da enfermidade no país até a visão geral da saúde única, transpassando por temas mais específicos como comorbidades e fatores ligados à mortalidade; doenças crônicas e transmissíveis; envelhecimento e idosos; investigação epidemiológica e distanciamento social; complexo penitenciário; assim como a contribuição do EpiSUS-Avançado para o enfrentamento da enfermidade e a aplicação de tecnologias com uso em potencial da epidemiologia baseada em esgoto.  

As análises apresentadas na publicação se baseiam em dados produzidos pelos sistemas de informação do Ministério da Saúde de fevereiro a julho de 2020.  

Os capítulos de 1 a 18 abordam temas no contexto de covid-19 no país, que incluem: a situação epidemiológica; o excesso de óbitos no Brasil; sintomas depressivos, diante do distanciamento social; idosos hospitalizados e comorbidades relacionadas ao envelhecimento; tuberculose; hanseníase; PVHIV; dengue; campanhas antirrábicas; uma visão de Saúde Única; contribuição do EpiSUS-Avançado para o enfrentamento da doença; fatores de prognóstico associados ao óbito; o excesso de óbitos em Manaus; impactos nos serviços de saúde em Pernambuco; investigação epidemiológica e quarentena; casos infectados pelo novo coronavírus em um complexo penitenciário; perfil ocupacional da mortalidade e a discussão sobre o potencial uso da Epidemiologia Baseada no Esgoto.  

Conforme o texto de apresentação da publicação, “os resultados apresentados ao longo dos capítulos fornecem importantes elementos para documentar e fortalecer os processos e as estratégias envolvidos na vigilância epidemiológica, tanto de covid-19 quanto de outras doenças e agravos à saúde que foram afetados, direta ou indiretamente, pela pandemia. Ao mesmo tempo, os capítulos fornecem informações que podem subsidiar o processo de tomada de decisão durante emergências de saúde pública, como a pandemia, e aponta para os desafios em curso e vindouros para a saúde pública brasileira, explicitando a necessidade de ações articuladas intra e intersetorialmente para o enfrentamento da doença, considerando o caráter tripartite da gestão do Sistema Único de Saúde (SUS)”.

Referências bibliográficas:

- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Saúde Brasil 2020/2021: Uma Análise da Situação de Saúde Diante da Pandemia de Covid-19, Doença Causada pelo Coronavírus SARS-Cov-2. - Ministério da Saúde, Secretaria de Vigilância em Saúde, Departamento de Análise em Saúde e Vigilância de Doenças Não Transmissíveis. Brasília, DF: 2022. Disponível em: https://www.gov.br/saude/pt-br/centrais-de-conteudo/publicacoes/publicacoes-svs/vigilancia/saude-brasil-2020-2021_situacao-de-saude-diante-da-covid-19.pdf/ - Publicação avalia impacto da pandemia de Covid-19 na saúde dos brasileiros. Ministério da Saúde. https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2022/fevereiro/publicacao-avalia-impacto-da-pandemia-de-covid-19-na-saude-dos-brasileiros

Autor(a):

Úrsula Neves

Jornalista formada pela Universidade Estácio de Sá (UNESA), pós-graduada em Comunicação com o Mercado pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) e em Gestão Estratégica da Comunicação pelo Instituto de Gestão e Comunicação (IGEC/FACHA).

Gostou desse conteúdo? O PEBMED é o maior portal de atualização em Medicina no Brasil. Inscreva-se no site sem pagar nada por isso e receba tudo em primeira mão, na sua caixa de e-mail.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts