Escrito por
Publicado em
26.11.2021
Escrito por
Equipe Afya Educação Médica
minutos
A carreira médica é um caminho brilhante, que envolve paixão, dedicação e muito trabalho duro. É também uma jornada de enorme potencial de desenvolvimento pessoal e profissional. Por isso, a escolha da área a seguir na Medicina é sempre um momento determinante na vida de qualquer médico em formação, recém-formado ou em busca de novas possibilidades profissionais. Para te ajudar nessa escolha, a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, inicia uma série de posts sobre diversas carreiras médicas, jogando luz sobre as características de cada especialidade, mercado de trabalho, atuação e estudos. Nosso primeiro post vai abordar a carreira na Alergologia.
A Alergologia é a especialização médica que atua no diagnóstico e no tratamento das doenças de caráter alérgico e imunológico. O alergologista - ou médico alergista - é o especialista que conhece em profundidade o tratamento das doenças alérgicas e domina o conhecimento sobre o funcionamento do sistema imunológico. Está capacitado, portanto, a identificar e cuidar de pacientes com doenças alérgicas, como rinites, sinusites, dermatites, imunodeficiências primárias, entre outras.
O médico alergista aprende a avaliar o quadro clínico do paciente e a entender os mecanismos das doenças alérgicas. Dessa forma, ele pode diagnosticar precisamente cada caso, com base em seu conhecimento teórico e prático.
As alergias são problemas recorrentes no cotidiano de milhões de brasileiros. De crianças e jovens a adultos e idosos, episódios leves ou mais graves dessas reações adversas podem acometer pessoas de diferentes formas e por diversos motivos. No mundo inteiro, cerca de 300 milhões de pessoas sofrem de asma — e esse número deve aumentar para 400 milhões até 2025, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). Segundo dados da Demografia Médica 2020, os especialistas em Alergologia representam apenas 0,4% de todos os especialistas atuantes no Brasil. Isso significa um enorme potencial de trabalho para médicos que optam pela carreira no país.
As principais atribuições do alergologista incluem a identificação e tratamento de doenças relacionadas a processos alérgicos, como asma, urticárias, reações a drogas e alimentos, dermatites e poluentes.
O médico pós-graduado em Alergologia poderá atuar em clínicas, hospitais e outros centros médicos. A demanda para esse tipo de profissional não para de crescer, principalmente devido ao aumento de poluentes no ar, ao consumo de alimentos processados em e a consequente evolução de problemas alérgicos.
Especializar-se como alergista requer amplo conhecimento em vários aspectos que incluem o funcionamento do organismo humano e seu sistema imunológico. Por isso, a grade curricular da pós-graduação em alergologia inclui matérias essenciais para a compreensão do sistema imunológico, como: