Conheça a área e o curso de especialização em Anestesia Regional

Quando pensamos em anestesia, dois tipos dominam nosso imaginário: a anestesia local e a anestesia geral. Contudo, essa área da prática e do estudo médico tem ainda uma terceira modalidade, chamada de anestesia regional.  

Neste artigo vamos entender o que é a anestesia regional e conhecer a formação específica voltada para a prática desse procedimento anestésico.  

O que é a anestesia regional?

A anestesia regional é aquela que é realizada nas operações médicas de áreas específicas. Por exemplo, um braço, uma perna, pé ou toda uma seção do corpo do paciente. É um procedimento utilizado em cirurgias para restringir a dor na seção operada. Diferentemente da anestesia geral, possibilita que o paciente fique acordado enquanto o médico realiza a operação.  

Quais são os tipos de anestesia regional?

A anestesia regional pode ser dividida em três tipos:

  • Anestesia regional de nervos periféricos: retira a sensibilidade e os movimentos de membros ou partes específicas do corpo do paciente;
  • Anestesia regional raquidiana: aplicada para tirar a sensibilidade da parte inferior do corpo, a partir do abdômen do indivíduo. Paralisa e adormece a área, bloqueando a dor. Pelo método raquidiano, a anestesia é aplicada dentro do canal espinhal;
  • Anestesia regional peridural: é realizada para apenas bloquear a dor. Aplicada ao redor do canal espinhal.

Pós-graduação em Anestesia Regional

O curso de pós-graduação em Anestesia Regional aborda os conhecimentos necessários para a realização da anestesia regional em pacientes cirúrgicos e não cirúrgicos, de forma a bloquear e/ou administrar a dor aguda. O objetivo deste profissional é proporcionar a prestação de assistência adequada aos pacientes sem dor ou desconforto.  

Nesta formação, o aluno aprende não apenas os conceitos teóricos da anestesia regional, mas também como é a prática de um médico que atua nesta especialidade.  

Entre os tópicos abordados na pós-graduação em Anestesia Regional estão:

  • Bloqueio de Membros Superiores
  • Bloqueio de Membros Inferiores
  • Bloqueios do Tórax
  • Bloqueios da Parede Abdominal
  • Anestesia Regional de Cabeça e Pescoço
  • Bloqueios de Neuroeixo

A Afya Educação Médica, ex-IPEMED, oferece o curso de pós-graduação em Anestesia Regional, com ênfase em aulas práticas em ambientes clínicos. Conheça melhor o curso aqui.  

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts