Escrito por
Publicado em
14.6.2022
Escrito por
minutos
Quando pensamos em anestesia, dois tipos dominam nosso imaginário: a anestesia local e a anestesia geral. Contudo, essa área da prática e do estudo médico tem ainda uma terceira modalidade, chamada de anestesia regional.
Neste artigo vamos entender o que é a anestesia regional e conhecer a formação específica voltada para a prática desse procedimento anestésico.
A anestesia regional é aquela que é realizada nas operações médicas de áreas específicas. Por exemplo, um braço, uma perna, pé ou toda uma seção do corpo do paciente. É um procedimento utilizado em cirurgias para restringir a dor na seção operada. Diferentemente da anestesia geral, possibilita que o paciente fique acordado enquanto o médico realiza a operação.
A anestesia regional pode ser dividida em três tipos:
O curso de pós-graduação em Anestesia Regional aborda os conhecimentos necessários para a realização da anestesia regional em pacientes cirúrgicos e não cirúrgicos, de forma a bloquear e/ou administrar a dor aguda. O objetivo deste profissional é proporcionar a prestação de assistência adequada aos pacientes sem dor ou desconforto.
Nesta formação, o aluno aprende não apenas os conceitos teóricos da anestesia regional, mas também como é a prática de um médico que atua nesta especialidade.
Entre os tópicos abordados na pós-graduação em Anestesia Regional estão:
A Afya Educação Médica, ex-IPEMED, oferece o curso de pós-graduação em Anestesia Regional, com ênfase em aulas práticas em ambientes clínicos. Conheça melhor o curso aqui.