Conheça 5 médicos brasileiros inspiradores

13/4/2017
10
Minutos de leitura
por:
equipe afya educacao médica
Compartilhar
Copy to Clipboard.
Compartilhar url

Descubra inspiradoras histórias de médicos brasileiros que se destacaram na carreira. Saiba como essas trajetórias podem motivar seu sucesso na medicina.

A carreira em medicina exige dom, vocação, dedicação e paciência, já que o curso dura no mínimo seis anos e é preciso continuar estudando mesmo após a graduação. Estar sempre se atualizando é fundamental na profissão e pode contribuir para o crescimento do profissional e seu destaque na carreira. Conheça alguns médicos brasileiros que podem te inspirar a também se destacar no ofício de cuidar das pessoas.

Adriana de Oliveira Melo

Adriana foi a primeira pesquisadora a comprovar a associação entre o vírus zika e a epidemia de microcefalia, doença que causa má-formação dos fetos. A obstetra, mestre e pós-doutora em parto, saúde materno-infantil e da mulher, trabalha em Campina Grande, no interior da Paraíba, onde atualmente faz atendimento gratuito. Centenas de mães se deslocam para a cidade fim de receber tratamentos capazes de amenizar possíveis consequências da microcefalia, como dificuldades de aprendizagem, locomoção, visão e audição.

A médica também participa da ONG Amigos do Peito, que oferece diagnóstico e tratamento de câncer de mama, do Instituto Engenheiro Apolônio Sérgio de Oliveira Melo, que cuida de idosos e tem participado ativamente do combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da zika e de outras doenças.

José Eduardo Sousa

A trajetória de José Eduardo Sousa, primeiro médico a fazer cateterismo no Brasil e criador do stent, se confunde com a história da cardiologia mundial. Formado em medicina pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) em 1958, fez especialização em cardiologia pediátrica pela Harvard Medical School e doutorado em cardiologia pela Universidade de São Paulo (USP).

Na Cleveland Clinic presenciou a realização pioneira do cateterismo e, em 1966, o maranhense foi o responsável por importar a técnica e fazer o primeiro exame no Brasil. Em 1999 entrou novamente para a história da medicina ao criar o stent, um implante de aço inoxidável inserido no coração via cateter. Desde 2002, José Eduardo Sousa já colocou stents em 5 mil pacientes e, em 2012, lançou um livro em que relata todas as operações, com o acompanhamento de cada caso, um dos mais completos trabalhos sobre o método.

Entre as centenas de homenagens recebidas, a que mais o emocionou foi o TCT Career Achievement Award, de 2003, em Washington, onde foi o 12º a receber o prêmio entre 10 mil de todo o mundo.

José Osmar Medina Pestana

Filho de uma costureira e de um pedreiro, nascido na zona rural de Ipaussu, interior de São Paulo, José Osmar custeou o cursinho pré-vestibular fabricando parafusos para a indústria automobilística. Criou o serviço de transplantes no Hospital São Paulo, maior centro público de transplantes do mundo, que faz mil destes procedimentos por ano e transplantou mais de 12 mil pessoas pelo sistema público de saúde.

O médico ainda criou um sistema de estações para tratar os pacientes com eficiência, assim, a partir de melhorias simples no tratamento, o número de transplantados, que era de quatro por ano em 1983, chegou a mil. Desde 2005, o pesquisador se dedica também à orientação de estudantes de medicina de baixa renda e também ao desenvolvimento de programas para incentivar a doação de órgãos.

Em novembro de 2012 José Osmar recebeu um prêmio em Harvard pelas mãos de Joseph Murray, Nobel de Medicina em 1990 e primeiro médico a realizar um transplante de órgãos na história.

Angelita Habr-Gama

Angelita nasceu na Ilha de Marajó, filha de libaneses que vieram em busca de refúgio da guerra. Em 1952, entrou na USP e nunca mais a deixou, fazendo sua residência em cirurgia e construindo toda sua carreira na Universidade. Na década de 50, as mulheres enfrentavam dificuldades para ingressar na universidade e na carreira médica, indo normalmente para a ginecologia e obstetrícia.

Angelita optou pela cirurgia, área ainda hoje dominada por homens, e se tornou a primeira mulher cirurgiã da história da USP. Após a especialização em coloproctologia no St’ Marks Hospital de Londres, foi presidente do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva e fundou a Associação Brasileira de Prevenção do Câncer de Intestino (ABRAPRECI).

Foi a primeira mulher a ser professora titular em cirurgia no departamento de gastroenterologia da USP, a primeira a se tornar membro honorário da American Surgical Association e a primeira médica latina-americana a integrar os membros honorários da European Surgical Association.

Ivo Pitanguy

Mineiro de Belo Horizonte, Ivo Pitanguy fez faculdade de medicina na UFRJ e residência em cirurgia plástica nos Estados Unidos. Pitanguy trabalhou na implantação de vários procedimentos de cirurgia plástica e reparadora no Rio de Janeiro quando esta especialização ainda era incipiente no Brasil e pouco respeitada na medicina.

Possibilitou o acesso à cirurgia reparadora a inúmeros pacientes sem condições financeiras na Santa Casa do Rio e, em 1963, fundou a Clínica Pitanguy, centro de referência internacional em cirurgia estética e reparadora que já atendeu mais de 50 mil pacientes. Ao longo das décadas de 60, 70 e 80 o cirurgião criou um método matemático para acompanhar o envelhecimento da pele e demonstrou que o direcionamento de uma cirurgia da face deve ser o oposto do sentido do envelhecimento.

Pitanguy atendeu diversas celebridades e chefes de Estado e desenvolveu técnicas inovadoras em intervenções cirúrgicas que se tornaram padrão e são seguidas até hoje pelos cirurgiões. Ele detém o recorde mundial de operações de face liftings, cirurgia facial para tratar os sinais de envelhecimento da pele. O cirurgião se destacou também como escritor, tendo sido eleito imortal pela Academia Brasileira de Letras em 1990 e o quarto a ocupar a cadeira 22.

Você já conhecia todos estes médicos? Qual mais te inspira? Faltou algum na lista? Conte pra gente nos comentários!

Artigo por:
Quer saber mais?
Selecionamos alguns posts que você pode gostar!