Congressos e eventos de Medicina que você não deve perder em 2024

O início de um novo ano traz consigo muitas oportunidades de aprendizado e crescimento profissional para os médicos, estudantes e residentes. Por isso, é fundamental planejar com antecedência quais eventos da área médica você quer participar em 2024. Seja em congressos, webinars, workshops ou outras formas de capacitação, você encontrará conteúdos relevantes e atualizados para a sua carreira.  

Neste artigo, reunimos importantes eventos do calendário médico para que você se programe e tenha a oportunidade de estar presente naqueles que mais te interessam. Confira a seguir.  

Atenção: as datas citadas são aproximadas e podem sofrer alterações por parte de seus organizadores.  

Qual a diferença entre congressos médicos, simpósios e seminários?

Antes de saber sobre os eventos de 2024, você precisa conhecer a diferença entre congressos e outros formatos, como simpósios e seminários. Cada um deles tem uma forma diferente de apresentar e discutir os dados, apresentar debates e conhecimentos técnicos e científicos acumulados.

Simpósio

No simpósio, você pode ouvir as opiniões de especialistas em determinados assuntos, que falam sobre eles de forma técnica. Além disso, você também pode participar das discussões e trocar impressões com os outros ouvintes no auditório.  

Seminário

No seminário, você pode assistir a uma exposição de ideias sobre alguns temas, que depois serão debatidos com o público. Após a fala do palestrante, há um espaço para perguntas, onde apenas um especialista responde sobre o assunto em questão.

Congresso

Já no congresso, você pode ver os resultados das pesquisas de especialistas em determinadas áreas, que mostram seus estudos científicos. Eles podem fazer isso tanto oralmente quanto em materiais impressos com resumos dos trabalhos.

Por que é importante participar de eventos científicos?

Encontros e simpósios médicos reunem mentes brilhantes e profissionais dedicados de diversos campos, proporcionando um espaço de discussão para compartilhar descobertas, apresentar resultados de pesquisas e disseminar conhecimentos acumulados ao longo dos anos.  

Para médicos e residentes, esses eventos representam uma oportunidade excepcional de atualização em suas respectivas áreas - além da chance de fazer contatos profissionais que podem abrir portas importantes na sua carreira.  

Dado o ritmo acelerado da rotina dos profissionais de saúde, compilamos uma lista dos principais Congressos de Medicina em 2024 para garantir que você não perca as oportunidades de aprendizado e networking. Veja a seguir.

1. HACKMED Conference & Health Hackathon

Esse congresso médico ocorre entre os meses de janeiro e fevereiro. No site oficial do evento, você pode fazer a sua inscrição e conferir todos os detalhes. O valor dos ingressos varia, mas os estudantes têm direito a desconto. As vagas são sempre limitadas e estão sujeitas à disponibilidade de assentos. O congresso reúne profissionais de alto gabarito da área da Medicina durante os três dias de seu funcionamento. Vale ressaltar que o evento é dividido em duas partes:

  • Conference: essa é a primeira etapa do congresso, quando autoridades nacionais e internacionais competentes no assunto vão discorrer sobre temas ligados ao empreendedorismo médico e métodos de inovação na saúde, com foco na tecnologia para clínicas e a Inteligência Artificial;  
  • ‍Health Hackathon: a segunda fase consiste em uma verdadeira competição entre algumas equipes com o intuito de elaborar startups na área da saúde. Nesse sentido, as criações mais criativas e úteis serão premiadas. O objetivo é incentivar os profissionais a serem agentes ativos para renovarem o sistema de saúde que afeta toda a população.

2. Congresso Médica Mundial de Endoscopia Digestiva

O Congresso Mundial de Endoscopia Digestiva, também conhecido como ENDO, acontece anualmente. Neste ano, deve acontecer em junho.  

O evento é organizado pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED) e faz parte da Organização Mundial de Endoscopia (WEO). Ele promete trazer médicos especialistas de todo o mundo no ramo da endoscopia.  

O congresso será todo realizado no idioma inglês. No entanto, algumas sessões e palestras vão oferecer a tradução para a língua portuguesa e a espanhola. Você pode obter maiores informações neste site.

3. Conferência Médica Brasileira de Linfoma

A Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH) é quem realiza as edições da Conferência Brasileira de Linfoma no mês de março, anualmente.

O encontro reúne os maiores especialistas do ramo da Oncologia, como médicos e pesquisadores nacionais e internacionais da área que vão discorrer e discutir sobre todos os avanços no diagnóstico e tratamento de:

  • linfoma de Hodgkin;
  • linfoma não-Hodgkin;
  • linfoma agressivo não-Hodgkin (NHL) reincidente/refratário;
  • linfomas de células T;
  • doença residual mínima em leucemia linfoide; entre outros.

Além disso, o evento vai estimular programas de atualização científica em diagnóstico de linfomas e da leucemia do tipo linfocítica crônica.  

O objetivo é compartilhar os mais recentes estudos sobre o assunto e difundir as novidades sobre a onco-hematologia que vêm sendo noticiadas em todo o Brasil.  

Fique atento à Conferência pelo site.

4. Congresso médico Brasileiro de Neurogenética

O Congresso Brasileiro de Neurogenética acontece geralmente próximo ao mês de março.  

O evento tem como principal objetivo divulgar as maiores pesquisas na área da neurologia e genética, além de discutir as principais novidades do ramo por meio de casos concretos. Afinal, a chance de fazer o diagnóstico, tratar e curar pessoas portadoras de doenças neurológicas com origem genética é um dos temas mais brilhantes da Medicina.  

O encontro reúne profissionais de alto gabarito que buscam aumentar os seus conhecimentos na atuação médica, como neurologistas, geneticistas, pediatras e médicos de outras especialidades. O evento inclui vários módulos com a apresentação de estudos, palestras, conferências internacionais e exibição de casos clínicos reais.  

A organizadora do evento é a Academia Brasileira de Neurologia (ABN) em conjunto com a Associação Paulista de Medicina (APM). Você encontra maiores informações sobre o evento no site do Congresso Brasileiro de Neurogenética.

5. Congresso Brasileiro de Patologia e Citopatologia

As edições do Congresso Brasileiro de Patologia e do Congresso Brasileiro de Citopatologia acontecem anualmente.  

As organizadoras do congresso são a Sociedade Brasileira de Patologia (SBP) e a Sociedade Brasileira de Citopatologia (SBC). O site oficial deste congresso médico para mais informações é o www.sbp.org.br.  

O evento é uma excelente oportunidade para discutir os maiores temas sobre a patologia e a sua multidisciplinaridade. Ele vai reunir os mais experientes profissionais da área da patologia nacionais e internacionais, abordando:

  • os recentes estudos sobre o tema;
  • as tendências para a área;
  • a estrutura da morfologia clássica;
  • o futuro da citopatologia.

6. Congresso Internacional de Telemedicina e Saúde Digital

O Congresso Internacional de Telemedicina e Saúde Digital costuma ocorrer anualmente.  

O Global Summit Telemedicine & Digital Health é um encontro organizado pela Associação Paulista de Medicina (APM). Você encontra maiores informações e pode realizar a sua inscrição pela internet. O encontro reúne profissionais nacionais e internacionais, estudantes e demais atuantes da área da saúde. O objetivo é discutir as inovações tecnológicas e principais tendências que vêm revolucionando a área da saúde.  

A programação do evento é direcionada para a apresentação de conteúdos e experiências cuja tecnologia na saúde é o assunto principal, incluindo aí a Telemedicina, Inteligência Artificial e Saúde Digital. De fato, as soluções automatizadas, a realidade virtual e aumentada têm transformado a forma como os médicos vêm desempenhando as suas funções.

‍7. Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

O CBMN — Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear — acontece anualmente por volta do mês de setembro.  

O site oficial da sociedade tem todas as informações de seu interesse e é possível fazer por lá a sua inscrição. O principal assunto a ser abordado neste congresso médico é a inovação dentro da Medicina. Nesse sentido, torna-se necessário:

  • conhecer as mudanças de paradigmas e pesquisas;
  • saber mais sobre práticas de gestão e ética;
  • e outros temas em que a Medicina Nuclear está envolvida.

O objetivo deste congresso médico é propiciar uma maior atualização entre a comunidade médica e científica sobre a relação entre a medicina e o setor nuclear, no que se refere ao diagnóstico, tratamentos, terapias e técnicas para tratar pacientes que sofrem de patologias.

8. Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva

As edições do Congresso Brasileiro de Medicina Intensiva acontecem anualmente por volta do mês de maio.  

O evento é uma iniciativa da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB) juntamente à Sociedade Portuguesa de Cuidados Intensivos (SPCI). O encontro vai contar com a presença de uma equipe multiprofissional com médicos, cientistas e pesquisadores brasileiros e estrangeiros, renomados na área da medicina intensiva.  

O propósito maior é discorrer sobre os cuidados e necessidades dos pacientes, desde a etapa de atendimento na ala de emergência até o setor de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Trata-se de uma ótima oportunidade para acumular conhecimento e trocar experiências no ramo. Neste encontro são debatidas as maiores tendências e as expectativas para os próximos anos do setor. Também é possível expor o seu estudo e trabalho. Para isso, basta entrar em contato com a comissão organizadora do evento.

9. Congresso médico Brasileiro de Videocirurgia

As edições do evento acontecem anualmente próximo ao mês de maio. É o caso da edição 2024.  

Trata-se de uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Minimamente Invasiva e Robótica (SOBRACIL). O intuito é discutir e promover o conhecimento sobre a metodologia que envolve a videocirurgia em pacientes que necessitam ser operados.  

Para mais informações e realização da sua inscrição, é só acessar o site oficial da sociedade de videocirurgia. A agenda inclui palestras com cirurgiões renomados.

O evento vai debater novas técnicas de cirurgia videolaparoscópica e outras práticas clínicas e cirúrgicas, com foco na aplicação imediata em pacientes reais. Afinal, o uso de realidade aumentada por meio de robôs e demais equipamentos automatizados vem revolucionado a forma como os médicos têm feito as suas cirurgias.

10. Congresso Médico Internacional de Medicina Integrativa para a Saúde Mental

As edições do evento de Medicina Integrativa acontecem anualmente no mês de abril.

O Congresso conta com palestras de autoridades importantes no setor psiquiátrico e neurológico, como: Dr. Juarez Callegaro; Dr. Javier Covarrubias; Dr. Louis Cady; Dr. Salvatore Rinaldi, entre outros.  

A Medicina Integrativa defende que os agentes causadores de transtornos mentais podem ter origem dietética, metabólica, ambiental e biológica, causando um verdadeiro desequilíbrio químico nas terminações nervosas do cérebro. Logo, eles podem ser devidamente combatidos e tratados por meio da realização de exames e diagnósticos precisos, além de terapias nutricionais.  

O congresso médico apresenta uma programação intensa do congresso da saúde mental que vai abordar as principais questões sobre a Medicina Integrativa. O conteúdo envolve o tratamento prático para doenças mentais e relacionadas, como:

  • depressão;
  • prevenção de suicídio;
  • esquizofrenia;
  • autismo;
  • transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH);
  • transtorno bipolar;
  • comportamento obsessivo compulsivo; entre outras enfermidades.

11. Congresso Médico Mundial Asime

As edições do Congresso Mundial de Medicina Estética acontecem anualmente no mês de abril.  

O congresso médico reúne os maiores profissionais do ramo da Medicina Estética, Dermatologia e Medicina Regenerativa. O objetivo é aprimorar as técnicas de beleza e rejuvenescimento, discutir a introdução de novas tecnologias e produtos nesse ramo.  

O tema Harmonização Faciall está em alta e será bastante debatido no evento - uso de novas técnicas de preenchimentos faciais, toxina, lasers, fios de sustentação e estimulação, Cosmiatria, Medicina Regenerativa, entre outros. Também haverá um espaço para a realização de workshops e demonstrações em pacientes selecionados.

12. Congresso médico Brasileiro de Cirurgia Dermatológica

O congresso médico Brasileiro de Cirurgia Dermatológica é o maior evento científico do ramo em todo país! As edições deste evento ocorrem anualmente no mês de abril.

O encontro é uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD) e consiste no maior evento científico do ramo em todo o país. A programação inclui a demonstração prática de várias técnicas terapêuticas e cirúrgicas, incluindo workshops.

O evento vai reunir a realização de:

  • 80 cursos práticos;
  • 20 teóricos;
  • 38 sessões interativas;
  • 14 simpósios;
  • 18 workshops;
  • mais de 50 profissionais expositores.

Para efetuar a sua inscrição e para saber mais informações sobre o encontro, acesse o site oficial do evento.

13. Congresso médico Brasileiro de Cardiologia

Os eventos anuais da Sociedade Brasileira de Cardiologia acontecem no mês de setembro, em um estado diferente a cada ano.  

Com palestras sobre temas relacionados à promoção da saúde cardiovascular ao longo da vida, tabagismo, prevenção de doenças cardiovasculares na mulher e medidas preventivas para redução dos fatores de risco para essas enfermidades, a participação neste congresso é indispensável para a classe médica em questão.  

O evento retornou ao Brasil após 24 anos e, pela segunda vez, foi realizado junto ao 77° Congresso Brasileiro de Cardiologia, no Centro de Convenções Rio Centro. A programação conta com diversas atividades nos turnos da manhã e da tarde.

Diante de um cenário promissor na área da Cardiologia, é essencial que o profissional se mantenha atualizado sobre as principais tendências da Medicina. A participação dos profissionais e estudantes se torna fundamental para reciclarem seus conhecimentos e adquirir novas informações e tendências.

14. Webinares Afya Educação Médica

Ao longo do ano inteiro, a Afya Educação Médica promove uma série de webinares, eventos online que oferecem formação digital em uma variedade de tópicos relevantes da área médica, proporcionando oportunidades de aprendizado, atualização de conhecimentos e interação com especialistas renomados.  

Com a flexibilidade do formato online, os webinares possibilitam a participação de profissionais de saúde de diversos locais do Brasil, contribuindo para a disseminação de informações e promoção contínua do desenvolvimento educacional na área médica.  

Para ficar por dentro dos eventos Afya Educação Médica, acompanhe nosso site e redes sociais no Instagram e LinkedIn.  

Eventos médicos virtuais

A participação em eventos médicos virtuais é cada vez mais comum, assim como a Telemedicina. Portanto, escolha os eventos que despertam o seu interesse e inclua as datas no seu calendário médico online para não perder nenhum.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts