Confira 6 dicas para conciliar trabalho médico com estudos

Quem trabalha muitas horas por dia sabe o quão difícil pode ser conciliar o trabalho médico com os estudos.  No entanto, fazer um esforço para conseguir uma qualificação melhor será um grande diferencial para a sua carreira médica, pois abrirá novos caminhos e oportunidades. Sabemos que a rotina é “puxada”, mas lá na frente você verá que valeu a pena dedicar esse tempo aos estudos e à sua especialização.

Pós-graduação e demais formas de especialização são importantes para qualquer médico que pretende se manter atualizado sobre novos conhecimentos teóricos e práticos em uma área de atuação. Além disso, os estudos permitem que você se destaque em um mercado de trabalho competitivo.

Mas, afinal, como conciliar uma carreira atarefada com os estudos? Confira a seguir algumas dicas que podem ajudá-lo nessa missão árdua, mas muito importante para o seu futuro!

6 dicas para o médico dar conta da carreira e dos estudos 

1- Estabeleça metas e liste tarefas

A ideia é listar as tarefas que você tem pela frente e se comprometer a vencer uma etapa a cada dia. Se tem um livro ou outro material para ler, tente fracioná-lo de forma que, até o fim da semana, você consiga terminar tudo, por exemplo.

Depois de arrumar toda a sua agenda, crie metas semanais que devem ser cumpridas dentro das suas possibilidades. Isso quer dizer que não adianta estabelecer objetivos irreais, que não possam ser realizados dentro do tempo que você tem disponível — ou então você pode acabar se frustrando.

2- Destaque as prioridades e aprenda a abrir mão

É importante que você defina quais são as suas prioridades atuais. Além do tempo dedicado ao trabalho e aos estudos, entenda o que é indispensável para você e que é preciso abrir mão de algumas coisas – pelo menos durante um tempo – até que se conclua sua pós-graduação médica, por exemplo.

3- Fique atento às atividades básicas

Sabemos que a rotina de um médico pode ser intensa, principalmente quando está atrelada a várias atividades ao mesmo tempo, como trabalho e estudo. E é justamente por conta de toda essa correria que não se pode negligenciar o seu bem-estar. Isso porque o autocuidado está diretamente relacionado à sua produtividade e saúde. Não adianta encontrar tempo para todos os seus outros compromissos se o maior deles está sendo deixado de lado, que é cuidar de você.

Quem age dessa forma, normalmente, acaba tendo problemas como estresse e burnout, por exemplo. Com a imunidade baixa, você se torna improdutivo por conta do cansaço e até mesmo doente. 

Cada pessoa tem sua realidade e necessidades distintas. No entanto, existem algumas atitudes que servem para todos, independente da profissão ou trabalho exercido. Vale, então, seguir algumas recomendações básicas como:

  • Realizar exames periódicos e verificar como anda a saúde;
  • Realizar atividades físicas regularmente, para manter o corpo ativo e saudável;
  • Se estiver se sentindo sobrecarregado, ansioso ou estressado, vale agendar uma terapia para cuidar da saúde mental;
  • Não deixe de lado a vida social. Encontre seus amigos e parentes e mantenha uma rotina de atividades de lazer;   
  • Cuide de sua alimentação, priorizando os alimentos frescos e naturais;
  • Atente-se à qualidade do sono, prezando por descansar, no mínimo, 8 horas.

4- Use a tecnologia de forma inteligente

A tecnologia é capaz de proporcionar facilidades que às vezes a gente nem imagina. Tanto na vida profissional, acadêmica ou pessoal, é possível contar com ela em diversas oportunidades — e os aplicativos são grandes provas disso.

5- Se desanimar, lembre-se onde quer chegar

“Aonde você quer chegar? Quais são os frutos esperados desse período de esforço? Por que mesmo você está se dedicando tanto?” 

Tornar-se uma pessoa mais experiente e um profissional capacitado é um privilégio para a sua jornada de vida! Portanto, busque ter sempre objetivos claros, organização para cumprir suas metas, paciência e disciplina, sabendo que, em um futuro próximo, todo o cansaço será recompensado.

O caminho fica mais leve e prazeroso quando temos em mente o “porquê disso tudo”. Aliás, isso ajuda a tornar a trajetória ainda mais gratificante - afinal, é um tempo que você está dedicando aos seus sonhos.

6- Explique para as pessoas sobre sua fase 

Nada melhor do que ser sincero, transparente e manter um diálogo aberto com as pessoas próximas. Se sua rotina está apertada, seja sincero e converse sobre seu momento para que entendam como você está se esforçando para cumprir seus objetivos e crescer na carreira.

Pode ser que você necessite da colaboração de algumas delas durante a sua jornada. Isso pode incluir o apoio dos seus familiares, a paciência de seu/sua filho(a) ou de seu/sua companheiro(a), a compreensão do seu chefe, a tolerância dos seus professores, etc.

E então? Gostou das nossas sugestões de como conciliar o seu trabalho com os estudos? Se você está pensando em cursar uma pós-graduação em Medicina, não deixe de conhecer nossos cursos. Aproveite para explorar todas as modalidades que oferecemos e que  poderão fazer a diferença no seu futuro!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts