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11.6.2019
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Equipe Afya Educação Médica
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Você se esforça para manter a sua agenda em dia e, ainda assim, sofre com a demora dos pacientes? Esse problema pode comprometer bastante a sua produtividade e a manutenção do seu consultório. Afinal, é necessário um bom volume de atendimentos para manter a lucratividade.
Então, como evitar e reduzir a quantidade de atrasos nas consultas médicas? Essa tarefa pode ser um desafio, mas não quer dizer que seja impossível. É muito importante adotar algumas estratégias que minimizem as faltas e os atrasos, sem perder a qualidade no atendimento médico.
Quer saber como? Continue a leitura e conheça algumas dicas simples para adotar no seu consultório!
Existem diversas ferramentas digitais que enviam lembretes eletrônicos automáticos, como e-mails, mensagens de SMS e WhatsApp. No entanto, muitos pacientes ainda preferem receber uma ligação telefônica, com um contato mais pessoal.
Desta forma, cerca de 2 dias antes da consulta médica, é bom pedir para seu assistente ligar confirmando com cada um dos pacientes. Além de lembrar as pessoas, essa ação simples pode organizar melhor sua agenda, pois, caso haja desistência, sobra tempo para tentar agendar com outra pessoa.
Depois de um tempo, é provável que você já conheça um pouco o perfil dos seus pacientes. Assim, para reduzir os atrasos nas consultas médicas, é bom controlar os horários, gerenciando os atendimentos. Isso é interessante na medida em que alguns pacientes podem demandar mais tempo, enquanto outros vão apenas mostrar resultados de exames.
Ou seja, os retornos podem ser encaixados em horários reduzidos, otimizando o tempo das consultas.
Um paciente sempre tem algumas expectativas básicas em relação ao médico, como qualidade no atendimento, pontualidade e personalização. No entanto, podemos dizer que você também espera algumas responsabilidades dos seus pacientes, não é mesmo?
Assim, uma forma de evitar os atrasos nas consultas médicas é criar um programa de fidelidade, em que os pacientes pontuais recebem algumas vantagens, como agendar o horário mais conveniente, um retorno grátis, entre outras. Isso vai depender do tipo de atendimento e da especialidade, uma vez que algumas exigem um acompanhamento contínuo, enquanto outras, não.
O seu conhecimento e a sua experiência clínica valem muito, é claro. No entanto, isso não é suficiente para construir um bom relacionamento terapêutico. Os seus pacientes também esperam respeito, confiança e empatia ao serem atendidos.
Essa relação é fundamental, pois dificilmente o paciente vai cancelar uma consulta se ele tem um bom relacionamento com o médico, já que, de fato, ele acredita no prognóstico oferecido pelo profissional.
Por fim, vale destacar a importância de conversar diretamente com os pacientes. De nada adianta você tentar implementar medidas para reduzir os atrasos, sem a adesão deles. O melhor é que os próprios médicos incentivem essa mudança cultural, uma vez que ela beneficia a todos.
Para isso, mantenha o cadastro sempre atualizado com as informações dos pacientes e envie os lembretes de consultas já com uma mensagem sobre a importância de chegar no horário. Isso pode e deve ser feito de maneira sutil e amigável, mas é fundamental para reduzir os atrasos nas consultas médicas.
E aí, o que achou do post? Quer ver mais dicas para a gestão do seu consultório e para a sua carreira médica? Siga-nos no Facebook, no Instagram e do LinkedIn e não perca nenhuma novidade!