Como melhorar a prática médica

Depois de anos de estudo e preparação em diferentes especialidades, os médicos recém-formados precisam encarar o desafio de praticar o que aprenderam. No entanto, a falta de experiência pode prejudicar a prática médica. Isso porque o medo e a insegurança, tão comuns no início de qualquer carreira, muitas vezes, impedem que o médico tome decisões acertadas e rápidas, algo fundamental para um bom atendimento.

Por isso, neste post, daremos algumas dicas de como você pode melhorar a prática médica e ter mais confiança no seu trabalho. Confira!

Inscreva-se em congressos e outros eventos

Para começar, uma boa opção são os diversos congressos, simpósios e workshops realizados no Brasil e no exterior durante o ano. Mesmo tendo uma abordagem mais teórica, esses eventos oferecem um conhecimento mais aprofundado e específico, que ajuda a ampliar suas competências na hora de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento.

Além disso, os congressos médicos são uma ótima maneira de fazer networking. Você pode entrar em contato com profissionais mais experientes, tirar dúvidas e aprender coisas novas com médicos de diversas especialidades.

Faça estágios em hospitais e ambulatórios

Logo que sair da faculdade, é possível tentar um estágio em hospitais, clínicas, ambulatórios e outras instituições de saúde. Assim, você melhora a sua prática clínica pelo contato direto com os pacientes, mas sem a responsabilidade direta pelos diagnósticos. O estágio pode funcionar como uma extensão do internato após a formatura, no qual se aprende com médicos mais experientes, além de vivenciar a rotina de atendimento em saúde.

Tente fazer plantões nos fins de semana

Outra maneira de adquirir experiência na prática médica por meio de plantões à noite, nos fins de semana e nos feriados. Dessa forma, dá para acompanhar uma diversidade muito alta de casos. Obviamente, o problema dos plantões é, exatamente, a falta de um acompanhamento por um médico mais experiente. Porém, se você já se sente um pouco mais confiante, vale a pena, inclusive, para aumentar seus rendimentos.

Participe de programas de prática clínica

Agora, se quiser ter mais experiência e com a orientação de outros médicos, uma ótima opção é fazer um programa de prática clínica. Nele, você pode vivenciar a rotina de um hospital, com uma grande diversidade de casos clínicos e a orientação de preceptores especialistas em cada área de atuação.

Um exemplo é o Prática Clínica Avançada (PCA), oferecido pela Faculdade Afya Educação Médica, ex-IPEMED de Ciências Médicas. Trata-se de um programa de ensino que qualifica os médicos por meio do contato direto com os pacientes em unidades de saúde e hospitais de referência.

De qualquer forma, independentemente da opção que você escolher, o mais importante é ter em mente que uma boa prática médica depende de muita dedicação. Tente aprender ao máximo com outros colegas e com os próprios pacientes, além de tirar o maior proveito possível de todos os procedimentos e atendimentos.

Gostou de saber como melhorar a sua prática médica? Ficou interessado em saber mais sobre o PCA? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts