Como fazer pós-graduação médica no Distrito Federal?

Médicos do Distrito Federal que desejam continuar seus estudos têm à sua disposição a pós-graduação médica. Essa modalidade de estudos pode agregar valor aos seus atendimentos com conhecimento científico atualizado, além de ser um excelente caminho para adquirir habilidades específicas e aprender técnicas mais recentes de uma determinada área da Medicina.

Em Brasília, a Afya Educação Médica oferece oportunidades de educação continuada na medicina que podem auxiliar no seu desenvolvimento profissional e aumentar suas possibilidades de atuação.  

“O Distrito Federal abriga uma diversidade de instituições de saúde, cada uma com suas demandas e necessidades particulares. A pós-graduação médica permite que os profissionais se especializem em áreas específicas da Medicina de acordo com as demandas locais, como Cardiologia, Oncologia, Neurologia, entre outras, garantindo uma assistência mais especializada e eficaz à população”, explica Alano Nogueira, diretor da Afya Educação Médica Brasília.

Por que fazer uma pós-graduação?

Muitos médicos que desejam se especializar em uma determinada área estão buscando opções de formação médica continuada, como a pós-graduação médica lato sensu. Essa modalidade de ensino é oferecida por instituições e confere um certificado ao médico após a conclusão do curso. Depois da pós-graduação, o médico pode prestar a prova de título de especialista na associação médica da sua especialidade.  

“Os programas de pós-graduação proporcionam oportunidades para os profissionais conduzirem pesquisas clínicas e experimentais, desenvolverem novas técnicas de diagnóstico e tratamento, e contribuírem para o avanço do conhecimento médico. Isso não apenas beneficia os pacientes locais, mas também contribui para o progresso global da Medicina”, analisa Alano.

Ele completa afirmando que os cursos da Afya oferecem uma combinação única de rigor acadêmico, prática clínica e suporte ao desenvolvimento profissional, tornando-os uma escolha excelente para profissionais de saúde que buscam se destacar em suas áreas de atuação.

Impacto sobre a vida dos alunos

A pós-graduação da Afya Educação Médica está comprometida em preparar seus alunos para o mercado de trabalho. Isso significa que a instituição oferece programas com ênfase em imersão prática (hands-on), oportunidades de networking com profissionais de excelência da área e suporte para o desenvolvimento de habilidades não técnicas, como comunicação, liderança e ética profissional. Isso aumenta a empregabilidade dos alunos e os prepara para uma transição suave para a prática profissional após concluir o curso.

“Com base na minha experiência como professor, alguns aspectos dos cursos da Afya impactam positivamente, como a abordagem prática e contextualizada, em que os alunos aplicam o conhecimento teórico na prática clínica desde o início de sua formação. Isso proporciona uma experiência de aprendizado mais significativa ao médico para os desafios do ambiente profissional de saúde”, argumenta Alano.

É o que pensa também a docente Dra. Lorena, professora de dermatologia da Afya Educação Médica.

“Com base na minha experiência como professora, os cursos da Afya impactam positivamente os alunos por meio de uma abordagem interdisciplinar, incorporação de tecnologias educacionais avançadas e ênfase na aplicação prática do conhecimento. Esses aspectos enriquecem a formação dos alunos, preparando-os de maneira mais completa para os desafios da prática médica”, analisa Lorena.

Ensino de excelência no Distrito Federal

Em meados de 2023, foi reinaugurada a nova unidade Afya Educação Médica em Brasília que, além da renovação de sua estrutura, consolidou a nova marca Afya por meio de cursos de pós-graduação em 16 especialidades médicas. A estrutura da Afya oferta, em suas atividades práticas, atendimentos gratuitos à população por meio de parcerias a pacientes vindos de prefeitura, clínicas, secretarias de saúde, hospitais, sindicatos e SAMU da região. Saiba mais sobre a unidade em nosso site.

“Os cursos de pós-graduação médica oferecidos pela Afya têm sido uma peça fundamental na formação e no aprimoramento dos profissionais de saúde no Distrito Federal. Isso não apenas permite que os profissionais atendam às necessidades específicas da população do Distrito Federal, mas também os capacita a assumir papéis de liderança em suas respectivas áreas”, lembra Alano Nogueira.

“Os cursos de pós-graduação da Afya desempenham um papel significativo no desenvolvimento da comunidade médica no Distrito Federal. Ao promoverem a inovação, estimularem a pesquisa e proporcionarem uma formação continuada de alta qualidade, esses cursos contribuem para elevar os padrões de atendimento médico na região, resultando em benefícios diretos para a saúde da comunidade”, destaca Dra. Lorena.

Mercado de Medicina no Distrito Federal

O mercado de trabalho para médicos no Distrito Federal é altamente competitivo e valorizado, devido à sua pequena área geográfica e à grande quantidade de profissionais. No entanto, o DF é uma das regiões brasileiras com um dos maiores PIBs per capita do País, graças à sua população de alto poder aquisitivo, que inclui funcionários do governo, do judiciário, do legislativo, de empresas estatais e privadas.

Além disso, Brasília oferece um grande potencial econômico para médicos que desejam atuar na região. No entanto, há uma escassez de profissionais em áreas periféricas e carentes, já que a maioria dos médicos se concentra no Plano Piloto e nas regiões administrativas mais próximas.

Segundo o estudo Demografia Médica 2023, o DF é a unidade federativa com a maior razão de médicos per capita, o que significa uma alta concorrência. Contudo, nessa região, o salário médio dos médicos pode chegar a R$ 20 mil por mês, dependendo da carga horária e das horas extras. Além disso, muitos profissionais estão concentrados no Plano Piloto de Brasília enquanto há falta de médicos nas regiões ao redor da capital.

Conheça a unidade DF da Afya Educação Médica

A Afya Educação Médica inaugurou sua nova sede em Brasília (DF) em 2023, onde operava desde 2011 como IPEMED, com oferta de pós-graduações e cursos de curta duração integralmente voltadas a médicos. A estrutura da instituição oferece benefícios para a região e entorno, permitindo mais dois mil novos atendimentos especializados gratuitos à comunidade local, crescimento de mais de 60% em relação ao ano anterior, em que mais de 3 mil atendimentos foram prestados nos ambulatórios da instituição.

Consultórios na Afya Educação Médica Brasília

Ambulatório na Afya Educação Médica Brasília

O diretor da unidade Brasília, Alano Nogueira, destaca que a sede conta com 19 parcerias, entre prefeitura, clínicas, secretarias de saúde, hospitais, sindicatos e SAMU. São elas que enviam os pacientes para receberem atendimentos em 16 especialidades médicas, como Psiquiatria e Geriatria: “Nosso propósito é transformar a saúde em conjunto com as instituições parceiras, cobrindo parte da demanda que não é absorvida pelo SUS, por exemplo. Queremos que todos saibam o valor que a Afya gera para a saúde, comunidades e o País”, conclui.

É de Brasília ou região e despertou sua vontade de ficar entre os melhores da sua especialidade? Embarque na jornada do aprendizado médico na maior referência em educação médica continuada do País. Acesse o site, conheça nosso portfólio de cursos e faça-nos uma visita.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts