Como escolher uma pós-graduação de qualidade? Olhe para os professores

A escolha de uma pós-graduação médica é uma decisão importante para a sua carreira e para a sua formação profissional na medicina. Por isso, é fundamental que o aluno avalie com muito cuidado e paciência a instituição que vai estudar antes de tomar uma decisão. Nesse sentido, a qualidade do quadro docente deve ser um dos principais critérios de avaliação.

Um quadro docente de excelência significa professores qualificados e experientes, que são profissionais reconhecidos em suas áreas e, claro, atualizados. Professores que possam transmitir os conhecimentos teóricos e práticos mais relevantes para a sua área de atuação. Além disso, um bom quadro docente também deve oferecer orientação, feedback e suporte aos alunos, estimulando o seu desenvolvimento acadêmico e pessoal.

Neste artigo, vamos explorar os principais pontos que tornam um corpo docente qualificado e apresentar alguns dos coordenadores dos cursos de pós-graduação da Afya Educação Médica. Confira:

Formação acadêmica

Uma formação sólida, em uma instituição respeitada, é essencial para formar um bom professor na área médica, pois envolve não apenas o domínio dos conteúdos específicos, mas também as habilidades pedagógicas e relacionais necessárias para transmitir o conhecimento de forma eficaz e ética.

Um bom professor é capaz de planejar e conduzir aulas teóricas e práticas, avaliar o desempenho dos alunos, orientar e supervisionar estágios e pesquisas, atualizar-se constantemente sobre as novidades científicas e tecnológicas, e interagir com os colegas, os pacientes e a comunidade. Portanto, ter uma boa formação garante que docente da medicina tenha uma visão ampla e crítica da sua área de atuação, bem como o desenvolvimento de competências como liderança, comunicação, criatividade, inovação e trabalho em equipe.

Experiência de mercado

Docentes completos aliam conhecimento teórico e prático no seu currículo. A experiência de mercado é um ponto muito relevante para um professor médico, uma vez que amplia a visão dos alunos sobre as demandas e necessidades dos pacientes e da sociedade em relação à saúde, desenvolve habilidades de comunicação, liderança, trabalho em equipe e resolução de problemas. Também permite que o docente se atualize sobre as novidades e inovações na área médica, tanto em termos de diagnóstico, tratamento, prevenção e gestão.

Tudo isso significa aulas mais ricas, com exemplos reais, casos clínicos, dilemas éticos e desafios profissionais, o que inspira os alunos a seguirem uma carreira médica de excelência, comprometida com a qualidade e a humanização do atendimento.

Conheça o time de docentes da Afya Educação Médica

Nossos docentes são altamente qualificados e experientes. Além de formação sólida, nossos professores são verdadeiras referências nas suas áreas de atuação, experientes em atendimento clínico e hospitalar, cirurgiões com milhares de horas à frente de procedimentos cirúrgicos, acadêmicos e pesquisadores.

Dr. Leonardo Lopes – Coordenador do curso de Geriatria

O Dr. Leonardo Lopes, que coordena o curso de Geriatria da Afya Educação Médica, é doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo (USP). Na mesma instituição, fez sua residência em Geriatria. É graduado em Medicina pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e médico do Hospital Universitário da USP.

Dr. André Felício – Coordenador do curso de Neurologia

O docente André Felício atua como coordenador do curso de Neurologia da Afya Educação Médica. Tem o título depós-doutor em Ciências da Saúde pela University of British Columbia (Vancouver, Canadá). Formou-se doutor em Neurologia e Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Sua residência em Neurologia foi realizada na mesma instituição. Atualmente é médico-pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein, um dos mais respeitados do país e referência em medicina de ponta no Brasil.

Dra. Maria de Fátima Maklouf Amorim Ruiz – Coordenadora do curso de Dermatologia

A professora Maria de Fátima Maklouf é mestre em Dermatologia pela Universidade Federal de São Paulo, (Unifesp). Fez sua residência em Dermatologia pela Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) e pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS). É graduada em Medicina na mesma instituição e professora voluntária da Unifesp.

Dr. Carlos Saul – Coordenador do curso de Gastroenterologia

O professor e doutor Carlos Saul é docente e coordenador do curso de Gastroenterologia da Afya Educação Médica. Também é pesquisador junto à International Agency for Research on Cancer (IARC-OMS) – Lyon, na França, e à Samsun Medical Research Foundation – San Diego (EUA).

Saul é doutor e mestre em Ciências em Gastroenterologia e Hepatologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é especialista em Gastroenterologia e Endoscopia Digestiva pela Sobed (Núcleo de Intestino Delgado) e graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL). Foi médico e coordenador de ensino da FUGAST (Fundação Riograndense Universitária de Gastroenterologia), ex-membro da Diretoria da Sobed, professor adjunto de Gastroenterologia da UFPEL por 35 anos e atualmente é coordenador do curso de Pós-graduação Latu Sensu em Gastroenterologia da Afya Educação Médica.

Dra. Sandra Maria Melo Carvalhais – Coordenadora do curso de Psiquiatria

A professora Sandra Maria Melo é mestre em Ciências da Saúde pela Fiocruz. Especialista em Psicanálise e Psicoterapia Familiar pelo Núcleo de Psicoterapia e Terapia Familiar. Residência pela Casa de Saúde Santa Clara e HEAL/MG. Fez sua graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

Dra. Milena Pessoa de Moura Pisápio – Coordenadora do curso de Pediatria

A professora Milena Pessoa de Mora fez sua graduação em Medicina pela Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública. Concluiu sua residência médica em Pediatria Geral pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e outra adicional em Pediatria com Ênfase em Terapia Intensiva Pediátrica pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Sua extensa formação continuou com um MBA em Gestão em Saúde.

Profissionalmente, atuou como coordenadora do serviço de Pediatria do Hospital Martagão Gesteira (HMG) – LABCMI – Salvador/BA. Coordenadora da UTI Pediátrica do Hospital Municipal de Salvador (Gestão da Santa Casa de Misericórdia da Bahia) – Salvador/BA. Coordenadora do curso de Pós-graduação Latu Sensu de Pediatria da Afya Educação Médica.

Acesse nosso site e conheça os demais professores e coordenadores dos cursos de pós-graduação da Afya Educação Médica.

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts