X Fechar
Em breve você receberá uma confirmação da assinatura da nossa newsletter por e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Sem spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Blog
Como é o mercado de trabalho para o médico na Bahia?

Como é o mercado de trabalho para o médico na Bahia?

A Bahia é um estado que desperta o interesse de muitos profissionais da Medicina. Isso porque a Bahia é o quarto estado mais populoso do Brasil, com cerca de 15 milhões de habitantes - o maior do Nordeste em extensão territorial. A capital, Salvador, é a terceira maior cidade do País, com mais de 2,8 milhões de moradores. Além disso, o estado possui outras cidades com mercados muito relevantes, como Feira de Santana, Vitória da Conquista, Camaçari e Ilhéus.

Neste artigo, vamos entender melhor como é o mercado de trabalho para o médico que atua no estado da Bahia, com dados sobre a rede de saúde baiana, a quantidade de médicos que atuam nessa região, faixa salarial e potencial de carreira. Confira:

Como é o mercado para o médico na Bahia?

Segundo dados do estudo Demografia Médica 2023, a Bahia tem 27.362 médicos registrados, o que representa uma razão de 1,83 médicos por mil habitantes. Esse índice é inferior à média nacional, que é de 2,21 médicos por mil habitantes. A distribuição dos médicos pelo estado também é desigual, concentrando-se principalmente na capital e nas regiões metropolitanas.

Qual é a situação da saúde na Bahia?

De acordo com o Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES), a Bahia contava, em 2020, com 1.112 hospitais, sendo 507 públicos e 605 privados. O número de leitos hospitalares era de 34.271, sendo 19.057 do Sistema Único de Saúde (SUS) e 15.214 da rede complementar. A taxa de ocupação dos leitos de UTI na Bahia era de 84% em 2021, segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab).

A Bahia é um estado que possui uma rede de saúde diversificada e qualificada, com hospitais públicos, privados e universitários que atendem diversas especialidades médicas. Alguns dos principais hospitais e instituições de saúde do estado da Bahia são:

  • Hospital São Rafael: um hospital geral que oferece serviços especializados de média e alta complexidade, em áreas como Oncologia, Neurologia, Nefrologia, Transplante de Medula Óssea, pesquisa com células-tronco, entre outras. É considerado um dos mais importantes do Norte-Nordeste do Brasil e pioneiro em diversas tecnologias e terapias.
  • Hospital da Bahia: um hospital privado que conta com uma estrutura moderna e equipamentos de ponta, além de um corpo clínico renomado e capacitado. Possui centros de excelência em Cardiologia, Neurologia, Oncologia, Ortopedia, entre outros.
  • Hospital Geral do Estado: um hospital público que atende as seguintes especialidades médicas: Cirurgia de Coluna, Cirurgia Geral, Neurocirurgia, Cirurgia Oftalmológica, Pediatria, Clínica Médica, Queimados, Cirurgia Reparadora e Terapia Intensiva (UTI). Em 2016, foi inaugurado o HGE 2, instalado em um espaço de 14 mil metros quadrados.
  • Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos: um hospital público especializado no atendimento à saúde da mulher, considerado o maior do Norte-Nordeste do Brasil. Oferece serviços de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Oncologia Ginecológica, entre outros.
  • Hospital Português da Bahia: um hospital privado que possui uma tradição de mais de 150 anos na prestação de serviços de saúde na Bahia. Dispõe de uma infraestrutura completa e integrada, com unidades de internação, emergência, diagnóstico por imagem, laboratório, hemodinâmica, centro cirúrgico, UTI e centro médico.

 

Qual o salário de um médico na Bahia?

Um médico clínico geral trabalhando no estado da Bahia ganha em média R$ 6.834 por mês para uma jornada de trabalho de 27 horas semanais, de acordo com as principais plataformas de empregabilidade, como o Salario.com.br e Indeed. Já, o teto salarial, gira em torno de R$12.623,26. Esse valor pode variar de acordo com a especialidade, a experiência, a localização e os benefícios do profissional.  

Quais são as especialidades mais procuradas?

De acordo com levantamento do estudo Demografia Médica 2023, é possível levantar algumas informações sobre as especialidades mais procuradas pelos profissionais no BA. Levando em consideração a distribuição de médicos pelo estado, podemos dizer que pouco menos da metade dos médicos especialistas atendem em Salvador. Essas especialidades refletem as necessidades da população do BA. São elas:

  • Cirurgia Geral: 1.984
  • Anestesiologia: 1.314
  • Clínica Médica: 2.498
  • Pediatria: 1.996
  • Ortopedia e Traumatologia: 900
  • Ginecologia e Obstetrícia: 1.710
  • Cardiologia: 978
  • Medicina do Trabalho: 807
  • Oftalmologia: 932

Como a pós-graduação médica pode aumentar sua empregabilidade na Bahia?

Muitos médicos que desejam se especializar em uma determinada área estão buscando opções de formação médica continuada, como a pós-graduação médica lato sensu. Essa modalidade de ensino é oferecida por instituições e confere um certificado ao médico após a conclusão do curso. Depois da pós-graduação, o médico pode prestar a prova de título de especialista na associação médica da sua especialidade.

Como se destacar no mercado médico da Bahia?

  • Ampliar o campo de atuação: ao fazer uma pós-graduação médica, o profissional pode se habilitar para exercer novas funções e atender novas demandas do mercado de trabalho;
  • Atualizar-se sobre as novidades da área: a Medicina é uma ciência que está em constante evolução, com novas pesquisas, técnicas e tecnologias surgindo a todo momento. Fazer uma pós-graduação médica permite ao profissional se manter atualizado sobre as inovações da sua área de interesse, garantindo um atendimento mais eficaz e seguro aos seus pacientes;
  • Reconhecimento e a credibilidade: ao fazer uma pós-graduação médica, o profissional demonstra seu compromisso com a qualidade e a excelência do seu trabalho, aumentando seu reconhecimento e sua credibilidade no mercado. Além disso, ao estudar em uma instituição renomada como a Afya Educação Médica, o profissional conta com o respaldo de um corpo docente qualificado e experiente, que pode contribuir para sua formação e seu networking;
  • Desenvolver competências gerenciais e empreendedoras: além dos conhecimentos técnicos, fazer uma pós-graduação médica também pode ajudar o profissional a desenvolver competências gerenciais e empreendedoras, que são essenciais para quem deseja gerir seu próprio consultório ou clínica, ou mesmo liderar equipes e projetos na área da saúde.

Quer saber mais sobre os principais cursos de pós-graduação médica na Bahia e como eles podem fazer a diferença para a sua carreira médica?

Conheça a unidade Afya Educação Médica Salvador. São mais de 20 cursos nas principais especialidades para aprender na teoria e explorar seu aprendizado na prática com pacientes reais, além de uma desfrutar de uma estrutura premium e aulas com corpo docente formado pelos melhores especialistas do País.