5 passos para contratar médicos para sua clínica

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A contratação de uma equipe é um ponto crucial para o sucesso de qualquer negócio. Além de ser composta por pessoas qualificadas, é fundamental que esses indivíduos “falem a linguagem” da sua empresa e representem os valores da sua marca.

Tudo isso também é válido quando o assunto é a busca por profissionais para uma clínica. Contratar médicos nem sempre é uma tarefa fácil, por mais qualificados que eles sejam e por melhores que sejam os currículos de cada um dos candidatos.

Como, então, fazer uma escolha adequada? Continue a leitura para conferir dicas que certamente serão muito úteis nesse processo, facilitando a sua vida e otimizando os resultados obtidos com a equipe montada.

Qual é a importância da contratação de médicos adequados para a clínica?

Confira, a seguir, alguns dos benefícios envolvidos na escolha adequada da sua equipe médica!

Mais credibilidade

Quando montamos uma equipe multidisciplinar composta por profissionais igualmente capacitados, isso faz com que os nossos pacientes confiem mais em nossos serviços.

Assim, há um aumento progressivo na credibilidade. Ela cresce à medida que as consultas acontecem e, especialmente, se o paciente se sente seguro para realizar acompanhamento com outros especialistas presentes no local.

Lembrando que isso não se constrói do dia para a noite. Então, é fundamental que exista uma consistência na qualidade dos serviços prestados, além de muita paciência e perseverança para obter bons resultados.

Melhores resultados

Com isso, há uma melhora também nos resultados obtidos. E, aqui, estamos falando tanto de métricas variadas (como conversão de clientes, fidelização e várias outras) quanto da otimização dos tratamentos.

Pacientes que confiam nos serviços de uma clínica não só voltam ou trazem conhecidos para mais consultas, como também se engajam mais nos próprios tratamentos. Assim, há uma melhora geral nos resultados e nas taxas de resolução de problemas.

Dessa forma, é fundamental priorizar profissionais que também estejam engajados nas mais novas tendências da saúde, como é o caso da humanização.

Melhora do marketing

E por falar na recomendação dos pacientes para que outras pessoas possam conhecer a clínica, não podemos deixar de mencionar o marketing. Ele é otimizado no “boca a boca” (ou marketing de indicação), mas também a partir da construção de uma boa reputação da clínica.

Quando os serviços são bons e recomendados por muitas pessoas, é natural que o nome da clínica seja mais divulgado por aí. Além disso, investir em recursos como boas avaliações online é uma estratégia válida.

Outro ponto que deve ser avaliado é a questão do marketing feito pelos próprios médicos. Quando eles são ativos nas redes sociais, por exemplo, há uma otimização na propaganda de forma orgânica e natural.

Criação de uma reputação sólida no mercado

Tudo isso contribui para uma consequência natural: a construção de uma boa reputação no mercado. Mais credibilidade, carinho por parte dos pacientes, uma propaganda massiva e consistência na prestação de bons serviços fazem com que a sua clínica se torne uma referência em sua área de atuação.

Lembrando, novamente, que isso leva tempo. Por isso, a contratação de médicos adequados às políticas da sua empresa e às metas que você deseja alcançar é algo essencial em todo esse processo.

Sendo assim, esse é um trabalho que, na verdade, é um investimento. Boas contratações renderão bons frutos e vão contribuir para que a sua clínica desenvolva uma história de sucesso progressivo.

Menos problemas trabalhistas

Por fim, outra vantagem da escolha de profissionais que estejam alinhados aos processos da sua empresa é, sem dúvidas, a redução de problemas trabalhistas. E aqui não estamos nos referindo apenas a processos e outros tipos de problemas, mas sim ao geral.

Por exemplo: uma contratação inadequada de profissionais pode aumentar as taxas de pedidos de demissão em sua clínica, fazendo com que outros processos de busca por talentos sejam conduzidos com mais frequência.

Isso é ruim para as finanças (afinal, é preciso pagar os direitos dos profissionais) e para a reputação da clínica, pois os pacientes não conseguem se conectar com a equipe ou, ao realizarem essa conexão, se veem forçados a procurar pelos profissionais em outros lugares.

Quais são os cuidados envolvidos nesse processo?

Confira, agora, alguns detalhes que não podem passar despercebidos durante a contratação de médicos para a sua clínica!

Modelo de contratação

De modo geral, há duas maneiras de fazer a contratação de um médico para a sua equipe: via CLT ou a partir de contratos.

O modelo CLT é indicado para clínicas que queiram uma segurança maior quanto à sua equipe. No entanto, exige o pagamento de muito mais direitos e um vínculo empregatício muito mais sólido entre as partes.

Os contratos são úteis pois oferecem mais flexibilidade a ambas as partes, além de trazerem a possibilidade de uma personalização maior dos serviços prestados e dos acordos entre o médico e a clínica. Vale a pena conversar com os profissionais e ver o que eles preferem ou, então, adequar o modelo às suas expectativas pessoais para o negócio.

Descrição do cargo

A descrição do cargo também deve ser feita com muita cautela. Isso é importante não só para já começar a alinhar, desde o primeiro contato, os principais pontos com os seus futuros colaboradores. É também uma forma de reduzir os cursos e o tempo do processo de contratação.

Quando você é bem direto na descrição (trazendo informações como modelo de trabalho, salário, descrição da função e das atribuições e muito mais), reduz o número de currículos recebidos e diminui, também, o tempo gasto na “rejeição” de profissionais que não se adéquam ao que você deseja.

Assim, há uma economia de recursos e, principalmente, de tempo. Este, por sua vez, pode ser mais bem aplicado no treinamento dos profissionais contratados e em outros processos internos da empresa.

Perfil desejado

A definição do perfil desejado para os seus profissionais também é algo de extrema importância. Você deve ficar de olho para não contratar pessoas que, embora qualificadas, não dialoguem com o perfil da sua empresa.

Por isso, uma dica é já deixar tudo bem explícito na descrição do cargo, fazendo com que menos pessoas que não estão em sinergia com as suas demandas busquem a vaga ofertada.

No entanto, isso não é tudo. Uma boa entrevista e até mesmo uma análise das redes sociais do médico em questão são alternativas válidas para fechar o perfil com chave de ouro e obter mais informações sobre o que esperar dessa parceria.

Análise do currículo

Esse ponto não poderia ficar de fora, não é mesmo? A análise do currículo é um aspecto indispensável para que você possa definir quem será convidado para uma entrevista (seja ela presencial ou não) e quem será dispensado logo nessa etapa.

Busque por profissionais que foram além da faculdade. E isso, é claro, não significa apenas especializações, residências ou pós-graduações. É necessário olhar, também, a participação desse indivíduo em palestras, simpósios, congressos e mais.

Outro detalhe que pode ser importante é a experiência profissional. Mas não se apegue apenas aos trabalhos fixos, especialmente quando estivermos falando de médicos mais jovens. Foque também em outras questões, como a existência de trabalhos voluntários ou projetos feitos durante a graduação.

Realização de boas entrevistas

Por fim, realizar boas entrevistas é a “cereja do bolo” para uma contratação bem-feita. Afinal, não há melhor maneira de conhecer o seu futuro colaborador do que falando com ele, cara a cara. Ou, claro, a distância, com o uso da tecnologia.

Para isso, estude os diversos tipos de entrevistas existentes, selecione perguntas que julgar pertinentes e busque criar um diálogo tranquilo e aberto, sem muita burocracia ou formalidade. Afinal, você quer deixar o seu colaborador à vontade, e não assustá-lo.

Caso necessite, conte com a ajuda de um especialista em Recursos Humanos ou Psicologia para montar o roteiro perfeito de entrevistas, levando sempre em consideração a ideia que você deseja transmitir sobre a sua empresa. Deixe tudo alinhado desde já!

Como otimizar a contratação de médicos para sua clínica?

Para fechar, que tal conferirmos algumas dicas que podem ajudá-lo a trazer mais facilidade para todo esse processo? Confira!

1. Divulgue a vaga em canais adequados

Um dos primeiros passos para a otimização desse processo é fazer a divulgação da vaga nos canais certos. Por exemplo: divulgá-la no TikTok, uma rede utilizada predominantemente por adolescentes, talvez não seja a melhor pedida.

O ideal é fazer essa divulgação em locais acessados por médicos qualificados. Isso envolve, claro, as redes sociais (desde que você saiba onde divulgar dentro desse universo), como o LinkedIn, os grupos de médicos etc.

Além disso, invista em sites especialmente destinados a esse propósito. Muitas pessoas buscam oportunidades de emprego em canais assim, o que pode aumentar as chances da sua vaga ser vista.

2. Seja claro na descrição

Já falamos sobre isso, mas nunca é demais repetir. É muito importante que você tenha uma preocupação especial na hora de montar o texto de divulgação da sua marca.

Ele precisa ser, ao mesmo tempo, sucinto e complexo. Deve conter todas as principais informações sobre a vaga (incluindo modelo de trabalho e salário) de uma forma escaneável e de fácil visualização.

Utilize poucas palavras, mas traga toda a essência do que você procura. Assim, você faz com que mais pessoas tenham acesso às informações, mas reduz o número de indivíduos que não se adéquam à vaga se candidatando para ela.

3. Traga informações sobre a cultura da clínica

Outra forma de trabalhar esse conceito é trazendo informações importantes sobre a cultura organizacional da sua clínica logo no anúncio. Assim, você reduz ainda mais as chances de pessoas inadequadas se candidatando à vaga.

Isso pode ser feito com uma abordagem amigável, sem deixar claro que você está falando sobre isso. Por exemplo: “você é um jovem médico que gostaria de trabalhar em um ambiente agradável e no qual os pacientes são sempre a prioridade? Então, esta vaga é para você!”.

Não se esqueça de que a satisfação dos pacientes deve, sim, ser sempre a prioridade. Guerra de egos e outras questões não vão fazer com que a sua clínica seja um sucesso. Então, filtre bem as personalidades desde já!

4. Tenha critérios bem definidos

O que você espera dos profissionais que vão caminhar com você rumo ao sucesso da sua clínica? Pense neles mais como sócios do que como colaboradores. Afinal, os serviços prestados por cada um deles farão toda a diferença nos resultados obtidos. É muita responsabilidade!

Então, tenha critérios bem definidos e os mantenha por perto ao longo de todo o processo de contratação dos médicos da sua clínica. Eles podem, por exemplo, ser mencionados logo no primeiro anúncio da vaga, mas não é só isso.

É preciso que você os mantenha próximos também durante as entrevistas, a fim de identificar a falta de qualquer um deles. Converse com os colaboradores em potencial e tente identificá-los na personalidade ou no estilo de trabalho de todos.

5. Faça um processo seletivo eficiente

Por fim, temos uma última dica de ouro: faça um processo seletivo eficiente do início ao fim. Para coroar o final, se possível, conte com a ajuda de especialistas que poderão auxiliá-lo no processo de contratação, minimizando as chances de que algo dê errado.

Não se esqueça de que a jornada do paciente depende disso e, portanto, tire o tempo que for necessário para conhecer melhor os candidatos e tomar a sua decisão. Mas não “enrole”! Afinal, eles estão buscando oportunidades, e você pode perder um talento perfeitamente capaz por conta da demora na hora de tomar uma decisão.

Sendo assim, capriche em sua gestão de pessoas desde o início. Tenha processos bem definidos e não se esqueça de respeitar o colaborador durante todas as etapas, oferecendo feedbacks e suporte constantes.

Aplique nossas dicas e tenha sucesso!

Chegamos ao fim da nossa conversa! Agora, você já sabe como otimizar os processos na hora de contratar médicos e, assim, pode conquistar uma equipe preparada e alinhada aos seus valores em sua clínica.

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