Entenda melhor o conceito de clínica multidisciplinar e as vantagens que esse modelo oferece.
A clínica multidisciplinar vem ao encontro das necessidades e exigências do novo perfil de pacientes, permitindo a personalização dos serviços de saúde. Isso porque o comportamento dos que buscam tratar doenças e garantir o bem-estar mudou com as novas tecnologias, que promoveram o empoderamento das pessoas por meio da disponibilização das informações.
Nesse sentido, o chamado "Paciente 5.0" é aquela pessoa informada, perspicaz e exigente em relação ao atendimento médico e experiências em geral. Esse contexto traz a autonomia como um elemento principal a ser abordado, considerando que os pacientes se movem no mesmo ritmo das informações para decidir sobre a sua saúde e escolha de profissionais.
A seguir, entenda melhor o conceito de clínica multidisciplinar, como funciona, quais tipos de serviços e soluções ela oferece e as vantagens desse modelo tanto para os médicos quanto para os pacientes. Confira!
Conceito de clínica multidisciplinar
A clínica multidisciplinar ou clínica ampliada é um modelo de estabelecimento de saúde que conta com uma equipe de profissionais de diversas especialidades médicas e áreas afins. São psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, entre outros, que trabalham de maneira colaborativa. Essa estrutura permite uma visão holística do paciente, possibilitando um tratamento personalizado e mais eficiente.
Nesse sentido, a principal característica que diferencia essa abordagem é a comunicação e a cooperação profissional na clínica com múltiplos médicos. Isso porque eles compartilham informações e conhecimentos para elaborar um plano de tratamento adequado a cada paciente.
Funcionamento de uma clínica multidisciplinar
De modo geral, as clínicas multidisciplinares funcionam com base nos seguintes princípios:
- foco no paciente — o atendimento foca nas necessidades e particularidades de cada pessoa;
- ambiente de aprendizado — a equipe formada por profissionais de diversas áreas possibilita uma troca constante de experiências e conhecimentos, o que enriquece a prática clínica de todos os envolvidos;
- valorização da integralidade no atendimento — os pacientes são avaliados em seus aspectos físicos e psicológicos;
- humanização na relação com o paciente — no atendimento humanizado, o médico ouve mais o paciente, fazendo perguntas empáticas e relevantes sobre seu estado de saúde, evitando a solicitação de exames desnecessários.
Com base nesses princípios, o atendimento médico é realizado por meio de uma integração entre os profissionais das diferentes especialidades. Exemplo disso é um paciente com obesidade, que pode ser avaliado e tratado de maneira simultânea por um endocrinologista, um nutricionista, um fisioterapeuta e um psicólogo.
Tipos de serviços e soluções de uma clínica multidisciplinar
Os serviços e soluções oferecidos em uma clínica multidisciplinar podem variar conforme a necessidade específica de cada paciente e as especialidades disponíveis no local. Veja alguns exemplos.
Controle de doenças crônicas
Os pacientes com doenças como alterações cardiovasculares, hipertensão ou diabetes se beneficiam de uma abordagem multidisciplinar que inclui enfermeiros, médicos, nutricionistas, psicólogos e educadores físicos.
A equipe atua em conjunto para auxiliar o paciente a gerenciar sua condição e ter um estilo de vida saudável.
Geriatria
Muitas vezes, o cuidado com os idosos pode ser complexo e exigir uma abordagem multidisciplinar, que atenda às diversas necessidades dessa população.
Para isso, a clínica pode contar com médicos geriatras, nutricionistas, fisioterapeutas e psicólogos, entre outros profissionais. O objetivo do trabalho conjunto é promover a saúde e o bem-estar dos idosos.
Oncologia
Outro exemplo das possibilidades da terapia multidisciplinar é o tratamento do câncer. Ele envolve a atuação de cirurgiões, oncologistas, enfermeiros, radioterapeutas, entre outros profissionais.
.jpg)
.jpg)
Vantagens do modelo de clínica multidisciplinar
As vantagens de uma clínica multidisciplinar são diversas tanto para os pacientes quanto para os profissionais da saúde. A primeira delas é o cuidado integral, que considera as necessidades do paciente não somente do ponto de vista médico, como também os aspectos psicológicos, sociais e emocionais dos indivíduos.
Outra vantagem é que a abordagem multidisciplinar também promove a interação entre os profissionais, garantindo que todas as perspectivas sejam consideradas no cuidado dos pacientes. Esse é um ponto importante para toda a equipe, já que a troca de informações enriquece o conhecimento e a experiência profissional.
Além disso, a eficiência no tratamento é maximizada. Isso é possível porque o modelo colaborativo que envolve diversas especialidades permite obter um diagnóstico mais preciso e um plano de tratamento mais eficaz. Dessa forma, evitam-se as eventuais terapias contraditórias ou redundantes.
Todos esses aspectos colaboram para melhorar os resultados dos pacientes, aumentar a adesão aos tratamentos e otimizar o tempo e os recursos da clínica.
Montagem ou transformação de uma clínica convencional em clínica multidisciplinar
A montagem ou transformação de uma clínica convencional em clínica multidisciplinar passa por várias etapas que envolvem desde o planejamento até a escolha do local e a adequação à legislação. A seguir, veja um passo a passo que você pode adotar:
- elabore um plano de negócios — analise o mercado, a concorrência e seja realista quanto ao futuro da clínica;
- crie um plano de marketing — defina o seu público-alvo, a fim de estabelecer os tipos de divulgação, o tom de voz, a linguagem a ser utilizada e a imagem da marca da clínica;
- defina as especialidades da clínica — as áreas que se complementam tendem a ser as melhores opções;
- estabeleça o foco — esse é um aspecto importante para dar continuidade na escolha das áreas. Um foco voltado para o nicho de saúde esportiva, por exemplo, requer especialidades como nutrição, psicologia e fisioterapia;
- escolha os profissionais para compor a equipe — é fundamental a contratação de pessoas que apresentem qualidade na formação, experiência na área e a afinidade com a proposta da clínica. Aqui, o perfil profissional também precisa ser considerado, dando preferência aos traços colaborativos;
- escolha um bom local — considere uma localização visível, a qualidade da infraestrutura, a iluminação do ambiente, a decoração, a acústica e a ventilação do local.
Além dessas etapas, é fundamental atender às normas sanitárias e de acessibilidade. Também são necessárias a regularização do CNPJ e das licenças para a atuação no espaço. Isso inclui uma vistoria dos bombeiros em relação aos extintores, saídas de emergência, entre outros.
Para que o estabelecimento possa funcionar, é necessário obter o alvará sanitário, o registro nos conselhos profissionais e o contrato de locação, caso o imóvel não seja próprio, assim como os contratos de prestação de serviços.
Como vimos, a clínica multidisciplinar funciona com base em princípios que promovem a personalização do atendimento. Esse modelo traz vantagens tanto para a experiência dos pacientes quanto para os médicos, que atuam em um ambiente rico em informações, devido ao trabalho colaborativo.
Se gostou desse artigo e deseja continuar acompanhando publicações como esta, convidamos você a se inscrever em nossa newsletter gratuita para receber as nossas postagens diretamente em sua caixa de e-mails.





