Chat GPT na saúde: quais são as previsões e promessas

Entre os amantes da tecnologia e das novas tendências, e até mesmo entre quem não faz parte deste nicho, um dos assuntos recentes mais comentados é o Chat GPT.

Utilizando a inteligência artificial, o Chat GPT tem a capacidade de processar textos e perguntas feitas pelos usuários de forma natural e surpreendente. Além de funcionar como motor de busca, existe uma grande tendência de que ele seja ferramenta essencial para diversas áreas, como a Medicina.

Neste post, você vai entender melhor o que é o Chat GPT, o que ele é capaz de fazer e como funciona na prática. Além disso, vai entender como deve ser a aplicação do Chat GPT na saúde. Vamos lá?

O que é Chat GPT?

Embora a inovação no uso de tecnologias na Medicina seja comum, o Chat GPT chama atenção pela quantidade ainda indefinida de procedimentos e processamentos que ele é capaz de fazer. Antes de pensar mais sobre essa aplicação, você sabe bem o que é o Chat GPT?

Criado pela gigante da tecnologia OpenAI, o Chat GPT é um protótipo de chatbot, ou seja, um robô que consegue conversar processando textos e respondendo de maneira natural, semelhante à forma humana de se comunicar.

Embora a tecnologia de chatbots já seja realidade no mercado há algum tempo, a inteligência criada pela OpenAI chama atenção pelo que é capaz de fazer, processando uma quantidade muito grande de informações e servindo como motor de busca e auxílio nas mais variadas tarefas.

Se a capacidade do Chat GPT ainda parece um pouco abstrata, siga a leitura e confira como este robô funciona na prática!

Como o Chat GPT funciona na prática?

Assim como outros recursos tecnológicos, o Chat GPT funciona por meio de um algoritmo. Portanto, sempre que algum usuário usa a caixa de texto e faz uma solicitação ou pergunta, a inteligência artificial é programada para encontrar respostas e palavras-chave correspondentes com a pesquisa.

Basicamente, usuários que se registram no site têm acesso a uma caixa de texto, em que é possível escrever solicitações, em um modelo relativamente parecido com o Google. O diferencial é que o Chat GPT não oferece uma lista de resultados, e apresenta respostas em formato de conversa.

Se algum usuário quer entender mais sobre algum assunto, como principais doenças cardiovasculares, ao invés de se deparar com uma lista de resultados, o Chat GPT pode gerar um texto sobre o assunto, contanto que o usuário solicite sucintamente algo como "escreva um texto de 200 palavras sobre doenças cardiovasculares".

Como esta tecnologia tem sido usada?

Por se tratar de uma tecnologia que ainda está na fase de testes, é importante que um grande número de usuários trafegue pela plataforma, o que faz com que ela evolua e entenda melhor as solicitações e como responder de forma natural e eficiente.

Por esse motivo, o uso da Chat GPT atualmente é gratuito, embora haja previsão de ser um serviço pago no futuro. Enquanto ele é livre para ser usado, milhares de pessoas têm utilizado o recurso como motor de busca para pesquisas informacionais e gerador de textos automáticos.

Assim, quem quer tirar uma dúvida pontual pode utilizar o Chat GPT para uma busca rápida. Além disso, ele também tem ajudado estudantes que precisam escrever textos ou terminar deveres escolares. Uma curiosidade interessante é que o Chat GPT conseguiu ser "aprovado" em diversos exames para médicos e advogados.

Impactos do Chat GPT na saúde

Como você viu, o Chat GPT é uma inteligência artificial que vem se popularizando em diversas áreas por se tratar de uma ferramenta que processa textos e dados com muita facilidade.

Uma das áreas que mais pode se beneficiar com a nova tecnologia é a Medicina e a saúde de forma geral, já que estamos falando de uma área com um fluxo de pacientes (e seus dados) muito grande.

Em uma realidade em que profissionais da saúde não precisam tratar tantos dados, é possível se concentrar em outros elementos do fazer médico, além de conseguir prestar um atendimento mais completo e inteligente. Confira agora quais são os principais impactos e previsões para o Chat GPT na saúde.

Processamento de dados mais veloz

Como você já leu, a principal vantagem deste serviço é a capacidade de processar dados. Entretanto, é importante frisar que já estamos falando de uma capacidade gigantesca mesmo na fase de testes.

Por isso, espera-se que a tecnologia evolua ainda mais, facilitando o dia a dia de profissionais que manipulam informações, como é o caso dos médicos.

Com o Chat GPT, por exemplo, é possível ter acesso a listas de sintomas em milissegundos, facilitando o trabalho de verificação de hipóteses dos diagnósticos.

Clusterização de pacientes

Além de transformar o médico em um hacker de ferramentas de busca, o Chat GPT também pode ajudar em tarefas mais simples do que diagnósticos servindo como organizador de pacientes.

Também chamado de clusterização, muitas vezes é complexo e trabalhoso o processo de organizar pacientes em diferentes alas de hospitais de acordo com dados como idade, queixa médica ou profissional responsável.

Com inputs de texto que identifiquem cada paciente, uma das previsões para o futuro da saúde é que o Chat GPT seja ágil na categorização de pacientes, facilitando enormemente a burocracia hospitalar.

Minimização do erro médico

Ainda que profissionais da saúde estejam constantemente aprimorando suas técnicas e minimizando equívocos, os erros médicos ainda são uma realidade em clínicas e hospitais.

No futuro, a previsão é que o Chat GPT seja uma das melhores formas de evitar o erro médico, em função de sua capacidade de armazenar dados relevantes.

Ao fazer uma consulta rápida com a inteligência artificial, o profissional da Medicina pode relembrar o histórico médico de um paciente, que pode ser alérgico a algum tipo de anestesia ou ser impossibilitado de algum procedimento por alguma razão.

Quer ficar por dentro de novas tendências e tecnologias na área da saúde? Continue no blog da Afya Educação Médica, ex-IPEMED, e conheça nossos cursos de Pós médica.

Neste post, você conheceu o Chat GPT, protótipo de inteligência artificial que tem revolucionado diversas áreas, como a Medicina. Além de ser atualmente uma ferramenta rápida e completa de pesquisas, espera-se que ele seja ainda mais essencial no futuro.

Por fim, você viu alguns dos impactos que do Chat GPT na saúde, auxiliando na organização de pacientes, realização de diagnósticos e outras facilidades.

É importante lembrar que a ferramenta ainda está em fase de testes, de forma que é necessário cautela na utilização de suas respostas. Contudo, com os aprendizados que a máquina fará ao longo do tempo é esperado que o conteúdo produzido por ela seja cada vez mais acurado. Como toda tecnologia, devemos ser críticos em sua utilização para aproveitar todo o seu potencial, agregando valor à promoção da saúde.

Se você ainda não tinha ouvido falar do Chat GPT e de todos estes impactos na saúde, compartilhe este post em suas redes sociais e deixe mais pessoas descobrirem esta tecnologia!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts