A importância da Pediatria na saúde das crianças e adolescentes: amor e dedicação aos pequenos

A infância é uma das fases determinantes da vida de uma pessoa. Nesse período, o cuidado com a saúde determina não apenas uma infância saudável, mas também o bem estar da vida adulta e uma maior longevidade, com boa qualidade de vida. Não à toa, a carreira na Pediatria é considerada uma das áreas base da Medicina.

O termo pediatra vem do grego e remete aqueles profissionais que, no passado e no presente, se dedicam a “curar as crianças”. A Pediatria é a área da Medicina que trata das pessoas desde a fase fetal até a adolescência. Em alguns casos, até mesmo antes disso, no aconselhamento genético dos seus progenitores.

 

O profissional pediatria

O profissional que opta pela Pediatria é um apaixonado em lidar com bebês, crianças e adolescentes - e suas famílias. Desempenha suas tarefas com competência, prazer, habilidade, segurança, paciência e empatia, contribuindo para um acompanhamento em saúde efetivo.

Um médico que utiliza a medicina preventiva como base, mas também atua com firmeza no tratamento de possíveis males que afetem os indivíduos nestas faixas etárias. É uma área da Medicina que exige bastante conhecimento técnico e capacidade analítica do profissional, pois muitas vezes seus pacientes mal são capazes de comunicar o que sentem para o médico.

É, também, um profissional dialógico, com capacidade de estabelecer comunicação com os responsáveis pela criança e adolescente, buscando informações valiosas que vão auxiliar no diagnóstico e medidas preventivas em saúde. O médico que planeja seguir carreira na pediatria, é experiente em exames físicos, conhece as doenças mais comuns para cada faixa etária e consegue fazer análises que envolvem relatos e dados como nenhum outro.  

Importância para a saúde pública

O pediatra é um profissional que deve conhecer a fundo as características socioeconômicas da população infantil e infanto-juvenil. Trata-se de um profissional que está em contato direto e diário com a realidade dos pequenos, que pode e deve ajudar governos a direcionar campanhas e políticas públicas de saúde para essa população, alertando a sociedade sobre problemas estruturais e novos fenômenos que afetam jovens e crianças, sugerindo soluções e a adoção de medidas preventivas.

É esse profissional quem têm papel fundamental em ações como suporte ao aleitamento materno, na adesão às campanhas de vacinação, na prevenção de acidentes, na prevenção à obesidade e aos sintomas da violência, bem como na defesa de políticas e ações do Governo com foco na população pediátrica.  

Carreira na Pediatria  

Segundo o estudo Demografia Médica, pouco mais de 10% dos médicos formados no Brasil escolhem a Pediatria como especialização, o que coloca essa especialidade como a segunda com mais médicos especialistas no país. Esse número é representativo da relevância da carreira em uma nação com uma imensa população infanto-juvenil, como é o nosso país.  

É uma área com enorme potencial de desenvolvimento de carreira, com amplo mercado de trabalho, em crescente expansão. Os profissionais podem atuar em plantão nos serviços de emergência, centro de terapia intensiva, maternidades, ambulatórios, postos de saúde, clínicas da família, coordenação de áreas programáticas, programas de saúde pública, enfermaria dos hospitais e consultórios próprios.

Podem também atuar na área acadêmica, com a pesquisa científica, identificando processos e novos tratamentos que envolvam a melhoria da qualidade de vida dos pequenos. Uma profissão essencial ao desenvolvimento humano, ao futuro do país e a garantia de longevidade e saúde das novas gerações.  

Pós-graduação em Pediatria

Se a carreira na Pediatria é sua paixão, a Afya Educação Médica, ex-IPEMED, oferece cursos modernos e direcionados, em diferentes segmentos desta área tão importante:  

A pós em Infectologia Pediátrica prepara profissionais para atuar no manejo de doenças infecto contagiosas infantis. O curso é indicado principalmente para médicos pediatras, hebiatras e infectologistas que atuam com crianças e adolescentes em sua prática profissional e que buscam especializar-se na área de Infectologia Pediátrica.

A pós em Pediatria Ambulatorial tem como foco o atendimento pediátrico, a ética e a qualidade desse processo, os mais importantes cenários e situações de saúde específicas no atendimento médico desta faixa etária. É destinado a médicos de Saúde da Família e Comunidade, médicos pediatras que desejem atualizar-se ou residentes de Pediatria que atuarão ou que já atuam com crianças e adolescentes em sua prática profissional.

Por fim, a pós em Cuidados Paliativos Pediátricos aborda os cuidados paliativos pediátricos em diferentes cenários de atuação: hospitalar, ambulatorial, domiciliar e em instituições de longa permanência para crianças, bem como as boas práticas de comunicação difícil em saúde. Essa pós é destinada a Médicos da família e comunidade, Pediatras, Clínico Geral e médicos que atuem com crianças.

Conheça as opções de pós-graduação da Afya Educação Médica. Acesse o nosso site!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts