Escrito por
Publicado em
9.10.2024
Escrito por
Equipe Afya Educação Médica
6
minutos
As avaliações dos pacientes são verdadeiros termômetros da qualidade dos atendimentos médicos. Isso porque suas opiniões não apenas validam os serviços oferecidos, como influenciam significativamente a percepção sobre a marca e a decisão das pessoas na hora de optar por um profissional da saúde.
Mas para as avaliações serem positivas e o médico atrair mais pacientes, é preciso que o profissional tenha um olhar estratégico. Para isso, é fundamental proporcionar um relacionamento médico-paciente diferenciado, com base em confiança e bem-estar. Além disso, é preciso ter alguns cuidados ao expor sua imagem em sites e redes sociais.
Neste artigo, abordaremos a importância de obter boas avaliações dos pacientes e as estratégias que você pode utilizar para isso. Confira!
Não devemos subestimar o poder das avaliações para atrair e fidelizar pacientes. Nesse sentido, uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, concluiu que cerca de 60% dos consumidores navegam por avaliações online semanalmente.
O estudo mostrou, ainda, que 93% dos entrevistados acreditam que as pesquisas de satisfação são determinantes no momento da decisão para a aquisição de serviços e compras de produtos.
Esses dados deixam claro que a maioria dos clientes e consumidores apresenta uma tendência a adquirir um produto ou pagar por um serviço, com base na fama da marca. Trazendo isso para a realidade médica, além de servirem como termômetro da satisfação dos pacientes, as avaliações funcionam como prova social, validando o nível de qualidade dos serviços prestados e influenciando as demais pessoas.
Mas para obter avaliações positivas e ser reconhecido, é preciso prestar um atendimento de excelência e criar ferramentas eficientes para coletar dados, a fim de medir a satisfação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços prestados.
Para isso, você pode criar um link de avaliação no seu blog e no Perfil da Empresa do Google. Para ampliar a obtenção das impressões, também é importante disponibilizar questionários para serem entregues após uma consulta local.
As estratégias que auxiliam o médico a ser bem avaliado envolvem desde uma boa infraestrutura até a atenção pós-consulta aos pacientes. A seguir, selecionamos algumas das principais ações que podem contribuir para você obter bons resultados ao ser avaliado.
Oferecer um bom atendimento faz toda a diferença na experiência do paciente, tanto nas consultas locais quanto nas consultas on-line. Dessa forma, sempre que possível, é altamente recomendável investir em treinamentos, palestras e cursos para garantir a excelência no atendimento.
Além disso, é importante contar com novas tecnologias para agilizar e ampliar as possibilidades de atendimento. Exemplo disso, são os softwares de gestão voltados às necessidades da área médica, bem como os que permitem a atuação em telemedicina. Isso inclui a possibilidade de emitir receitas on-line e de proporcionar agendamentos automatizados.
A boa avaliação dos médicos é construída a partir de relacionamentos positivos e sólidos. Além de oferecer atendimentos de qualidade, isso inclui uma comunicação transparente e empática.
Para isso, é indispensável escutar com atenção, compreendendo as necessidades e anseios das pessoas, garantindo o seu bem-estar e cultivando a sua confiança.
É preciso considerar que a excelência na relação médico-paciente não termina com o final de um atendimento médico no consultório. Ao oferecer um suporte online pós-consulta, você consegue passar uma imagem profissional e empática. Dessa forma, a pessoa se sente grata e satisfeita ao perceber que você se preocupa com o seu bem-estar.
Esse suporte também transmite um sentimento de segurança, já que o paciente entende que pode contar com a sua atenção para esclarecer eventuais dúvidas e obter um acompanhamento após algum procedimento.
Estabelecer uma conexão pessoal com os pacientes e solicitar gentilmente que compartilhem suas impressões após uma consulta é uma boa forma de incentivá-los a avaliar os serviços médicos.
Esclarecendo como isso pode beneficiar outras pessoas em busca de tratamento, permite que você consiga estimular a gratidão e a reciprocidade das pessoas que receberam um excelente atendimento.
Para os pacientes que não avaliaram localmente, você pode pedir que avaliem, enviando uma mensagem simpática por e-mail, WhatsApp ou SMS.
Não existe a prestação de serviços perfeita, sempre haverá algum ponto que precisa ser melhorado. Dessa forma, é fundamental checar os feedbacks para detectar eventuais gargalos e agir para corrigi-los.
O processo de melhoria é uma ação constante, que requer a análise de pontos negativos para as devidas correções. Para isso, é preciso analisar as avaliações periodicamente para identificar e eliminar pontos negativos no atendimento aos pacientes.
É muito importante demonstrar que você valoriza as opiniões dos seus pacientes. Além disso, é preciso incentivar novas avaliações, respondendo às que já foram recebidas.
Dessa forma, seja para agradecer as impressões positivas, seja para considerar as sugestões ou responder a feedbacks negativos, sempre reforce a sua imagem profissional. Demonstre o quanto você está comprometido em melhorar a experiência do público.
Para construir uma marca forte, o primeiro passo é definir sua presença profissional no ambiente digital. Isso inclui a criação de perfis em plataformas e redes sociais com ampla adesão dos usuários, como o Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio), LinkedIn, entre outros.
Também, vale muito a pena ter o próprio site, com páginas para divulgar seus serviços, informações de atendimento e conteúdos com orientações, além de espaço com acesso bem visível para as avaliações.
Todos esses canais podem ajudar a construir perfis online que servem como portas de entrada para o relacionamento digital com o seu público. Dessa forma, é importante certificar-se de que eles sejam informativos, esteticamente atrativos e transmitam confiabilidade e profissionalismo.
Publicar conteúdos relevantes e de qualidade em seu site ou blog, divulgando-os nas redes sociais por meio de links, é a chave para atrair e engajar seu público-alvo. Para isso, você pode criar artigos informativos sobre saúde, novidades na área médica, dicas de bem-estar e outros que possam agregar valor aos seus pacientes.
Ao se tornar uma fonte confiável de informação, você consegue demonstrar o seu compromisso com o bem-estar dos pacientes, solucionar suas principais dúvidas e ainda transmitir sua expertise, criatividade e inovação em sua área de atuação. Todos esses aspectos são fundamentais para o reconhecimento da sua marca.
Como você viu, para conseguir boas avaliações dos pacientes é preciso desenvolver estratégias que envolvem um bom relacionamento, além de proporcionar uma boa experiência no atendimento. Além disso, é preciso utilizar o marketing digital para construir uma marca forte por meio de perfis nas redes sociais, site e blog, oferecendo conteúdos relevantes.
Se gostou deste tema e desejar acompanhar publicações como esta, assine a nossa newsletter gratuita e receba os nossos artigos diretamente na sua caixa de e-mail.