X Fechar
Em breve você receberá uma confirmação da assinatura da nossa newsletter por e-mail!
Oops! Algo deu errado, tente novamente.
Sem spam. Cancele a inscrição a qualquer momento.
Blog
Médico: como conseguir boas avaliações dos pacientes

Médico: como conseguir boas avaliações dos pacientes

As avaliações dos pacientes são verdadeiros termômetros da qualidade dos atendimentos médicos. Isso porque suas opiniões não apenas validam os serviços oferecidos, como influenciam significativamente a percepção sobre a marca e a decisão das pessoas na hora de optar por um profissional da saúde.

Mas para as avaliações serem positivas e o médico atrair mais pacientes, é preciso que o profissional tenha um olhar estratégico. Para isso, é fundamental proporcionar um relacionamento médico-paciente diferenciado, com base em confiança e bem-estar. Além disso, é preciso ter alguns cuidados ao expor sua imagem em sites e redes sociais.

Neste artigo, abordaremos a importância de obter boas avaliações dos pacientes e as estratégias que você pode utilizar para isso. Confira!

Entenda a importância de obter boas avaliações dos pacientes

Não devemos subestimar o poder das avaliações para atrair e fidelizar pacientes. Nesse sentido, uma pesquisa publicada na National Library of Medicine, concluiu que cerca de 60% dos consumidores navegam por avaliações online semanalmente.

O estudo mostrou, ainda, que 93% dos entrevistados acreditam que as pesquisas de satisfação são determinantes no momento da decisão para a aquisição de serviços e compras de produtos.

Esses dados deixam claro que a maioria dos clientes e consumidores apresenta uma tendência a adquirir um produto ou pagar por um serviço, com base na fama da marca. Trazendo isso para a realidade médica, além de servirem como termômetro da satisfação dos pacientes, as avaliações funcionam como prova social, validando o nível de qualidade dos serviços prestados e influenciando as demais pessoas.

Mas para obter avaliações positivas e ser reconhecido, é preciso prestar um atendimento de excelência e criar ferramentas eficientes para coletar dados, a fim de medir a satisfação dos pacientes quanto à qualidade dos serviços prestados.

Para isso, você pode criar um link de avaliação no seu blog e no Perfil da Empresa do Google. Para ampliar a obtenção das impressões, também é importante disponibilizar questionários para serem entregues após uma consulta local.

Conheça as estratégias que os médicos podem usar para ter boas avaliações

As estratégias que auxiliam o médico a ser bem avaliado envolvem desde uma boa infraestrutura até a atenção pós-consulta aos pacientes. A seguir, selecionamos algumas das principais ações que podem contribuir para você obter bons resultados ao ser avaliado.

Ofereça uma boa experiência nos atendimentos

Oferecer um bom atendimento faz toda a diferença na experiência do paciente, tanto nas consultas locais quanto nas consultas on-line. Dessa forma, sempre que possível, é altamente recomendável investir em treinamentos, palestras e cursos para garantir a excelência no atendimento.

Além disso, é importante contar com novas tecnologias para agilizar e ampliar as possibilidades de atendimento. Exemplo disso, são os softwares de gestão voltados às necessidades da área médica, bem como os que permitem a atuação em telemedicina. Isso inclui a possibilidade de emitir receitas on-line e de proporcionar agendamentos automatizados.

Cuide do relacionamento com os pacientes

A boa avaliação dos médicos é construída a partir de relacionamentos positivos e sólidos. Além de oferecer atendimentos de qualidade, isso inclui uma comunicação transparente e empática.

Para isso, é indispensável escutar com atenção, compreendendo as necessidades e anseios das pessoas, garantindo o seu bem-estar e cultivando a sua confiança.

Ofereça um suporte pós-consulta

É preciso considerar que a excelência na relação médico-paciente não termina com o final de um atendimento médico no consultório. Ao oferecer um suporte online pós-consulta, você consegue passar uma imagem profissional e empática. Dessa forma, a pessoa se sente grata e satisfeita ao perceber que você se preocupa com o seu bem-estar.

Esse suporte também transmite um sentimento de segurança, já que o paciente entende que pode contar com a sua atenção para esclarecer eventuais dúvidas e obter um acompanhamento após algum procedimento.

Incentive os clientes a avaliar o atendimento

Estabelecer uma conexão pessoal com os pacientes e solicitar gentilmente que compartilhem suas impressões após uma consulta é uma boa forma de incentivá-los a avaliar os serviços médicos.

Esclarecendo como isso pode beneficiar outras pessoas em busca de tratamento, permite que você consiga estimular a gratidão e a reciprocidade das pessoas que receberam um excelente atendimento.

Para os pacientes que não avaliaram localmente, você pode pedir que avaliem, enviando uma mensagem simpática por e-mail, WhatsApp ou SMS.

Cheque os feedbacks e adote ações corretivas

Não existe a prestação de serviços perfeita, sempre haverá algum ponto que precisa ser melhorado. Dessa forma, é fundamental checar os feedbacks para detectar eventuais gargalos e agir para corrigi-los.

O processo de melhoria é uma ação constante, que requer a análise de pontos negativos para as devidas correções. Para isso, é preciso analisar as avaliações periodicamente para identificar e eliminar pontos negativos no atendimento aos pacientes.

Responda às avaliações dos pacientes

É muito importante demonstrar que você valoriza as opiniões dos seus pacientes. Além disso, é preciso incentivar novas avaliações, respondendo às que já foram recebidas.

Dessa forma, seja para agradecer as impressões positivas, seja para considerar as sugestões ou responder a feedbacks negativos, sempre reforce a sua imagem profissional. Demonstre o quanto você está comprometido em melhorar a experiência do público.

Construa uma marca forte no ambiente digital

Para construir uma marca forte, o primeiro passo é definir sua presença profissional no ambiente digital. Isso inclui a criação de perfis em plataformas e redes sociais com ampla adesão dos usuários, como o Google Perfil da Empresa (antigo Google Meu Negócio), LinkedIn, entre outros.

Também, vale muito a pena ter o próprio site, com páginas para divulgar seus serviços, informações de atendimento e conteúdos com orientações, além de espaço com acesso bem visível para as avaliações.

Todos esses canais podem ajudar a construir perfis online que servem como portas de entrada para o relacionamento digital com o seu público. Dessa forma, é importante certificar-se de que eles sejam informativos, esteticamente atrativos e transmitam confiabilidade e profissionalismo.

Publique conteúdos relevantes em seu site ou blog

Publicar conteúdos relevantes e de qualidade em seu site ou blog, divulgando-os nas redes sociais por meio de links, é a chave para atrair e engajar seu público-alvo. Para isso, você pode criar artigos informativos sobre saúde, novidades na área médica, dicas de bem-estar e outros que possam agregar valor aos seus pacientes.

Ao se tornar uma fonte confiável de informação, você consegue demonstrar o seu compromisso com o bem-estar dos pacientes, solucionar suas principais dúvidas e ainda transmitir sua expertise, criatividade e inovação em sua área de atuação. Todos esses aspectos são fundamentais para o reconhecimento da sua marca.

Como você viu, para conseguir boas avaliações dos pacientes é preciso desenvolver estratégias que envolvem um bom relacionamento, além de proporcionar uma boa experiência no atendimento. Além disso, é preciso utilizar o marketing digital para construir uma marca forte por meio de perfis nas redes sociais, site e blog, oferecendo conteúdos relevantes.

Se gostou deste tema e desejar acompanhar publicações como esta, assine a nossa newsletter gratuita e receba os nossos artigos diretamente na sua caixa de e-mail.