Escrito por
Publicado em
1.10.2024
Escrito por
Equipe Afya Educação Médica
6
minutos
Hoje, vamos te explicar como funciona o auxílio-moradia para médicos. Sim, pois todo médico residente tem direito, por lei, a esse benefício. Em meio aos muitos plantões dessa fase profissional e toda a rotina corrida da Residência Médica, talvez alguns especialistas nem saibam sobre o auxílio.
Em vista disso, vamos tratar do assunto e explicar as principais informações sobre esse benefício. Saiba, então, o que é o auxílio-moradia na residência médica, como funciona e o que fazer para ter direito. Boa leitura!
Em primeiro lugar, vale destacar que o auxílio moradia para médicos residentes é uma obrigatoriedade estabelecida pela Lei nº 12.514, de 24 de outubro de 2011. Ela inclui todas as instituições de saúde que tenham programas de Residência Médica vinculadas à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM).
Assim, todas as universidades públicas e particulares que oferecem cursos de residência para médicos são obrigadas a oferecer a possibilidade de moradia. Recentemente, a Portaria Interministerial nº 9, aprovada em 13 de outubro de 2021, ajustou o valor mínimo da bolsa de Residência Médica para R$4.106,09, para 60 horas semanais.
Mesmo que a Lei que determina a obrigatoriedade do auxílio não estipule um valor mínimo, a maioria das instituições oferece o um valor em torno de 30% do subsídio mensal da Residência Médica.
Todos os médicos têm direito assim que ingressarem na Residência Médica. Após a confirmação de matrícula, é possível solicitar o auxílio-moradia.
A Lei é clara e contempla a todos os residentes matriculados enquanto durar o processo de formação médica. Ou seja, para obter o benefício, basta ser um médico residente. Mesmo que você resida no local do curso, a Lei dá direito ao auxílio moradia para Residência Médica.
O estudante não precisa comprovar onde mora ou que não tem condições financeiras para custear despesas com moradia. Portanto, esse benefício é garantido por Lei e contempla a todos os residentes. A instituição só se exime dessa obrigatoriedade se oferecer alojamento durante todo o curso.
Assim que o médico residente confirmar a matrícula na instituição de saúde, já pode fazer a solicitação do auxílio. O formulário deve ser disponibilizado via internet e com acesso aos residentes vinculados. Porém, uma alternativa é contatar a Comissão de Residência Médica (COREME) por e-mail e formalizar o requerimento.
No entanto, a maioria das instituições elabora suas próprias normas de acesso ao auxílio. Por isso, o ideal é buscar informações sobre o auxílio desde a inscrição na seleção de Residência Médica. Essa antecipação pode reduzir a preocupação e contribuir para otimizar a rotina durante o curso.
O residente pode requerer o auxílio após a matrícula, sem distinções de renda ou justificativas. Desde a publicação da Lei acima, o auxílio-moradia para médicos tornou-se um direito inquestionável em benefício do profissional médico.
No Brasil, essa iniciativa partiu do pressuposto de que nem todos os hospitais universitários vinculados a instituições de saúde têm alojamentos próprios. Desse modo, se não há acomodações para todos os médicos residentes, que atuam por longas horas de trabalho, o mais adequado é oferecer um subsídio para cobertura dos gastos com moradia.
Afinal, a carga horária extensa da Residência Médica pode levar ao esgotamento mental e cansaço físico, principalmente nos plantões de emergência. Nessas circunstâncias, o residente fica praticamente impossibilitado de trabalhar em outros locais e complementar a renda.
A bolsa de Residência Médica — em torno de 4 mil reais — é um valor baixo quando comparado à remuneração equivalente a essas horas de trabalho. Assim sendo, o auxílio-moradia torna-se essencial para auxiliar no orçamento mensal.
Algumas instituições ainda se recusam a cumprir as determinações da Lei que estabelece a obrigatoriedade do auxílio-moradia para médicos residentes. Se necessário, o direito à compensação financeira pode ser requerido via processo judicial.
Desde que a Lei entrou em vigor, esse direito deveria ser oferecido a todos os médicos residentes, em todas as instituições. Independentemente de solicitação do estudante, o auxílio deveria ser incluído já nos trâmites do processo de matrícula.
Caso a instituição de saúde se recuse a oferecer o auxílio moradia para os médicos residentes, ela está violando um direito adquirido e legal do residente. Nesse caso, além dos valores referentes ao pagamento do auxílio, a instituição incorre risco de ser condenada ao pagamento de uma indenização.
Logo, se você concluiu a Residência Médica há menos de 5 anos e não exigiu o auxílio porque não conhecia esse direito, ainda há possibilidade de reaver esse valor. Nessas circunstâncias, o ideal é procurar ajuda de um advogado e reunir a documentação necessária para fazer a solicitação em caráter excepcional.
Portanto, a Lei é clara: quem está matriculado nos programas de Residência Médica tem direito ao auxílio moradia para médicos. Do contrário, existe a possibilidade de recebimento de indenização, via judicial, caso a instituição de saúde não tenha se adequado às normas vigentes quanto a esse direito.
Se você é médico generalista e almeja se especializar na sua área de afinidade, a Residência Médica é o caminho. Para atingir esse objetivo, alguns passos são fundamentais, já que a maioria dos médicos precisa conciliar trabalho e estudo.
Inicialmente, convém conhecer o processo seletivo ao qual você deseja participar. Avalie o edital e as informações mais relevantes: estilo de prova, número de vagas, conteúdos mais cobrados e outras informações pertinentes.
Igualmente relevante é contar com instituições parceiras, que ofereçam cursos de boa qualidade. Com um suporte diferenciado, a Afya tem sido um exemplo de inovação e pioneirismo. Temos ambulatórios próprios e parcerias com importantes sociedades médicas, clínicas e diversos hospitais bem-conceituados. Oferecemos todo o suporte para o Revalida e o Programa Mais Médicos.
Como você notou, a Residência Médica pode ampliar o leque de oportunidades para a sua carreira. Nessa investida, contar com o auxílio moradia para médicos — e com o suporte de boas instituições — é essencial para impulsionar a carreira e alcançar suas metas profissionais.
Gostou deste material? Inscreva-se na newsletter da Afya e receba mais conteúdos sobre Medicina em seu e-mail!