Especialização médica tem aula prática?

Quem está buscando por uma pós-graduação médica acaba sempre se deparando com a dúvida: o curso tem aula prática? Pensando em te ajudar com essa questão, produzimos este artigo.

É importante lembrar que cada faculdade possui sua carga horária própria. Aqui citamos as melhores práticas do mercado e de acordo com a faculdades de pós-graduação mais renomadas no Brasil. Confira!

Aulas práticas dentro da grade

Não existe uma regulamentação do MEC que defina a obrigatoriedade das aulas práticas, muito menos da quantidade adequada dessas horas. Por isso, a resposta para a sua pergunta é: não!

Porém, as faculdades de Pós-graduação médica sabem da importância do conteúdo prático para a formação completa do aluno, por isso algumas delas oferecem as aulas práticas dentro da própria grade. Nesses casos, os alunos atuam em hospitais ou em ambulatórios parceiros da faculdade e contam com o acompanhamento de professores especializados na área.

Claramente a carga horária prática é menor do que em uma residência médica, mas dependendo da faculdade escolhida, ela poderá ser mais proveitosa. Isso porque diferentemente da residência médica, na qual o residente acaba lidando com casos de pacientes que não necessariamente têm ligação com a área escolhida, na pós-graduação médica as aulas práticas são 100% voltadas para a especialização que está sendo cursada.

Práticas Clínicas Avançadas

Algumas das melhores faculdades de pós-graduação médica oferecem módulos específicos e 100% práticos, chamados de PCAs. Essa é uma excelente opção tanto para quem já é especialista na área e precisa se atualizar, quanto para quem está cursando a pós-graduação e gostaria de uma carga prática maior.

Nas práticas clínicas avançadas o aluno realmente “coloca a mão na massa” e tem a oportunidade de acompanhar pacientes, conduzir exames e discutir os casos mais importantes da área. Lembramos mais uma vez que a quantidade de aulas práticas varia de instituição para instituição. Para saber mais detalhes, é necessário acessar o site das próprias faculdades e conferir a grade do curso.

Falando de pós-graduação, acesse nosso conteúdo Pós-graduação X Residência e fique por dentro do assunto!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts