Atualização médica: qual a importância para o profissional?

Não é raro um médico, desde o seu tempo como estudante de Medicina, ouvir “você vai ter que estudar pelo resto da vida”. Por um lado, pode ser assustador, afinal, são seis anos até se tornar um médico. Porém, um bom profissional sabe bem a importância da atualização médica.

Para começo de conversa, basta refletir sobre os últimos anos. De maneira inesperada, uma pandemia se alastrou pelo mundo, causando grandes danos para a sociedade. Frente a isso, os profissionais da saúde precisaram se atualizar, diariamente, sobre o manejo da situação.

Mas não é apenas um grande marco na saúde que requer atualização. Diariamente, são realizados diversos estudos que envolvem prevenção, diagnóstico e manejo de doenças. E é fundamental que os profissionais acompanhem isso!

Continue a leitura para entender mais sobre a importância desse assunto.

Entenda a importância da atualização médica

Vimos, então, que a assistência em saúde requer estudos constantes por parte dos profissionais. De fato, a Medicina avança a cada dia e, inevitavelmente, a base vista na graduação torna-se desatualizada.

Dessa forma, além de se manter atualizado diante de novas doenças, é preciso estar sempre atento às novas diretrizes daquelas condições que já existem. É isso que vai garantir que os pacientes recebam o melhor tratamento que merecem.

Além de impactar diretamente nos pacientes, a atualização médica e a educação continuada também repercutem na imagem do profissional. Aqueles que se mantêm desatualizados não vão se destacar frente aos demais. E, vamos combinar, com um mercado cada vez mais competitivo, isso não seria bom.

Portanto, podemos concluir que a atualização médica é importante tanto para as equipes de saúde como também para a população.

Saiba quais as vantagens da atualização

De maneira geral, você já sabe porque se manter atualizado é importante. Agora, vamos elencar alguns tópicos específicos para não ficar nenhuma dúvida!

Melhor tratamento para os pacientes

O primeiro ponto reflete a principal vantagem da atualização médica: oferecer um melhor tratamento para os pacientes. No passado, diversas doenças apresentavam prognóstico restrito e era quase uma sentença de morte receber o diagnóstico.

Por isso, cada avanço na área da saúde busca uma melhor assistência e, claro, os profissionais devem estar cientes sobre isso. A tuberculose, por exemplo, sofreu uma revolução no tratamento graças ao surgimento dos antibióticos.

Assim, existem duas frentes que devem andar de mãos dadas: comunidade científica e equipes de saúde. Isso garante bons estudos e uma boa Medicina baseada em evidências.

Tornar-se autoridade no assunto

A busca por um médico e a admiração de um profissional envolvem diversos aspectos. Um deles, sem dúvidas, é o quão atualizado ele se mostra. Médicos que evitam atualizações tendem a perder destaque frente aos demais.

Por isso, aqueles profissionais mais respeitados, que são sempre chamados para entrevistas e congressos, são aqueles que mantêm os estudos constantes. Não é à toa que se tornam referência em toda a comunidade científica e médica.

Valorização do atendimento

Vimos que nem todos os profissionais se preocupam com as atualizações. Não é à toa que muitos médicos, apesar de possuírem autoconfiança nas consultas, deixam de ser procurados e, cada dia mais, enfrentam agendas vazias. Isso porque a população está cada vez mais participativa quando o assunto é saúde.

Com o acesso à informação na palma da mão, não é difícil que detectem quais os profissionais são desatualizados e quais buscam oferecer melhores tratamentos. Então, valorize sua busca por atualização e a demanda de consultas decorrentes disso.

Ampliar gama de procedimentos

Que a Medicina avança a cada dia você já sabe. Novos métodos diagnósticos e novas abordagens terapêuticas surgem a cada ano e os procedimentos não ficam de fora! Há algumas décadas, os cirurgiões jamais imaginam os rumos que poderiam trilhar no futuro.

Cirurgias videolaparoscópicas ou mesmo as cirurgias robóticas pareciam realidades distantes e, hoje, fazem parte dos centros de saúde. Por isso, é indispensável que se capacitem para esses procedimentos e, ainda, para muitos novos que virão.

Atuar em outra área médica

Por fim, um dos maiores benefícios da atualização médica também é uma das maiores vantagens da Medicina: a possibilidade de atuar em outra área.

De fato, a Medicina é muito ampla e possibilita aos profissionais caminhos completamente distintos, de acordo com aquilo que mais gosta ou mais se identifica. O melhor de tudo é que não para por aí: mesmo você já sendo especialista, é possível continuar os estudos e desbravar novas áreas.

Veja como é possível se atualizar

Os benefícios da atualização você já sabe, mas quais são os caminhos para ela?

Participe de congressos

Um dos caminhos preferidos pelos médicos são os congressos. Desde a graduação, alguns têm a oportunidade de frequentar. Trata-se de um evento que viabiliza uma imersão nas atualizações da área e, ainda, garante bastante diversão.

Não é raro reencontrar velhos amigos, bem como conhecer profissionais que você admira. Além das palestras, os congressos elevam o nível de networking e interação entre especialistas de determinada área.

Faça cursos de especialização

Falando em especialistas, os cursos de pós-graduação médica têm se tornado cada vez mais chamativos para os profissionais. Alguns deles, direcionam para que o profissional adquira um novo título de especialista.

Já outros, focam em capacitar para determinada prática, como o caso dos cursos rápidos de ultrassonografia. Seja qual for o ensinamento, contribui bastante para a atualização.

Mantenha a leitura em dia

Por último, e talvez uma das maneiras mais importantes, é por meio da leitura. Quanto a isso, nos referimos a diferentes tipos de texto, como livros, artigos e portais confiáveis, diretrizes atualizadas, revistas científicas renomadas.

Vale a pena, inclusive, fazer um plano de assinatura em plataformas que mantenham informações sempre atualizadas sobre determinado tema. O PEBMED, por exemplo, é um recurso mantido por especialistas, que selecionam o que há de novo e concreto sobre suas respectivas áreas.

Conheça a IPEMED!

Para fechar com chave de ouro, não podemos esquecer que a sua atualização médica precisa estar em mãos confiáveis. Então, se deseja dar o primeiro passo para se tornar um profissional ainda melhor, busque instituições renomadas que te auxiliem nessa missão. Tão importante quanto a busca por informações, é a qualidade delas. Logo, garanta sua atualização nos melhores centros de ensino!

Não perca mais tempo e conheça a IPEMED!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts