Atender por convênio médico ou particular: quando cada um vale a pena?

Autor(a)

Uma das dúvidas mais comuns entre profissionais da saúde é se eles devem atender por convênio médico ou trabalhar apenas com atendimento particular. As duas modalidades apresentam vantagens e desvantagens e são importantes estratégias para garantir a lucratividade do consultório ou clínica.

Contudo, por estar estritamente relacionado à gestão financeira da empresa, esse é um aspecto que precisa ser analisado com muito cuidado. Só assim, é possível entender qual modalidade oferece mais benefícios e proporciona maior rentabilidade para o negócio. Afinal, abrir um consultório ou uma clínica exige muito investimento.

Para te ajudar nessa avaliação, neste artigo vamos mostrar os diferentes tipos de convênios, vantagens e desvantagens de cada modalidade de atendimento, e em qual momento cada uma delas vale a pena ser praticada. Boa leitura!

Como funcionam as operadoras de planos de saúde?

Há diversos tipos de convênios e cada um apresenta suas próprias particularidades, benefícios e desafios a serem enfrentados. Nesse sentido, é muito importante entendê-los para gerenciar de maneira eficaz, a sua base de pacientes.

Em geral, as operadoras trabalham, basicamente, com três principais tipos de planos, conforme comentamos a seguir.

Plano individual

Os planos de saúde individuais são contratados diretamente pelo beneficiário. Dessa forma, são voltados a pessoas físicas que desejam garantir o atendimento médico para si ou para sua família.

Tanto para os médicos quanto para as clínicas, esse tipo de convênio traz pacientes que valorizam altamente a qualidade do atendimento, já que estão pagando por isso.

Os pagamentos por consultas e procedimentos acompanham a tabela de preços estabelecida pelo convênio, podendo ser mais baixos do que os valores estabelecidos em atendimento particular.

Plano empresarial

Os planos empresariais são realizados com base em acordos firmados entre empresas e operadoras de planos de saúde para atendimento médico ao quadro de colaboradores da organização.

Por tratar-se de empresas, esse tipo de plano costuma ter um grande volume de pacientes. Isso pode beneficiar clínicas e consultórios que estejam em busca de um fluxo constante de consultas.

No entanto, é preciso estar preparado para esse grande volume de atendimento, o que inclui, muitas vezes, ter que lidar com questões administrativas mais complexas, como seguir protocolos específicos ou elaborar relatórios mais detalhados para atender às exigências da empresa contratante.

Plano por adesão

Este tipo de plano de saúde é contratado por entidades de classe, como associações profissionais e sindicatos. Eles são um meio-termo entre os individuais e os empresariais.

Considerando que muitas associações e sindicatos têm grande quantidade de associados, os convênios por adesão podem oferecer uma base de pacientes diversificada e estável. Dessa forma, o grande benefício de trabalhar com esse tipo de plano de saúde é garantir uma variedade de pacientes, diversificando a sua experiência clínica.

No entanto, é importante ficar atento às especificidades contratuais, já que elas podem variar de uma entidade para outra.

Quais as diferenças entre o atendimento particular e por convênios?

A seguir, veja as principais diferenças entre o atendimento particular e o realizado por convênio e conheça as vantagens e desvantagens de cada modalidade.

Atendimento particular

O atendimento médico particular é caracterizado por não envolver intermediários no processo financeiro, ou seja, o paciente efetua o pagamento ao profissional ou à clínica pelos serviços prestados.

Esse tipo de atendimento permite maior liberdade para definir seus valores de consultas e procedimentos. Com ele, ainda é possível oferecer um atendimento personalizado, já que não há limites impostos por planos de saúde.

Por todas essas características, esse tipo de atendimento tende a ser mais ágil em relação ao agendamento. Isso é possível porque o profissional não precisa seguir regras de convênios, podendo focar na relação médico-paciente.

Vantagens do atendimento particular

O atendimento particular apresenta as seguintes vantagens:

  • maior autonomia — você tem total controle sobre a gestão da sua prática médica, desde a fixação de preços de consultas e procedimentos até a qualidade do serviço que oferece;
  • margens de lucro mais altas — o profissional consegue cobrar um valor maior para consultas e procedimentos em comparação ao atendimento por convênio;
  • relacionamento direto com o paciente — sem intermediários, você consegue construir um relacionamento mais próximo e personalizado com seus pacientes, contribuindo para uma melhor adesão aos tratamentos propostos.

Desvantagens do atendimento particular

A grande desvantagem do atendimento particular é para os profissionais em início de carreira, com consultórios recém abertos. Nesse caso, o médico pode demorar um bom tempo até conseguir uma quantidade de clientes suficiente para conseguir cobrir os custos e ainda obter lucro.

Além disso, o valor de um atendimento particular é mais alto em relação ao do convênio, o que limita o número de clientes, já que muitos optam por profissionais que atendem por convênios.

Atendimento por convênio

Já o atendimento por convênio envolve um terceiro pagador — a operadora do plano de saúde. Nessa modalidade, o paciente é atendido e o pagamento é realizado pela operadora, com base em acordos estabelecidos anteriormente com o profissional ou clínica.

Em geral, os valores recebidos pelos serviços prestados são tabelados e costumam ser menores do que os praticados no atendimento particular.

Vantagens do atendimento por convênio

O atendimento por convênio apresenta as seguintes vantagens:

  • aumento no fluxo de pacientes — essa é a maior vantagem em atender por convênios, já que eles podem direcionar um grande volume de pacientes para a sua clínica/consultório;
  • garantia de recebimentos — os convênios proporcionam um fluxo de renda mais estável, pois os pagamentos são garantidos pelos planos de saúde, diminuindo o risco de inadimplência;
  • marketing indiretofazer parte de uma rede de convênio funciona como marketing, pois muitos pacientes utilizam as listas de prestadores de serviço do plano quando buscam um médico.

Desvantagens do atendimento por convênio

Esse modelo apresenta algumas restrições, burocracias e obrigações, como seguir determinadas diretrizes administrativas e clínicas estabelecidas pela operadora do plano. Além disso, o valor da consulta ou procedimento é definido por convênio médico, o que restringe o seu potencial de ganho financeiro.

Outro aspecto que deve ser considerado é a taxa cobrada pelas operadoras para o profissional ou o estabelecimento fazer parte da rede de atendimento. Esse valor pode ser fixo, uma porcentagem do valor das consultas ou um modelo híbrido das modalidades.

Embora seja uma prática comum e legal, é muito importante que os termos contratuais sejam claramente definidos. As taxas também variam significativamente de um convênio para outro, podendo variar, também, conforme o tipo de especialidade médica.

Por isso, antes de entrar em qualquer acordo, é fundamental analisar como essa taxa afetará a sua lucratividade, e se o fluxo de pacientes obtidos via convênio compensará tal custo.

Quando é mais vantajoso optar por uma ou outra modalidade?

O atendimento particular ou por convênio depende do momento em que o seu negócio se encontra, seus planos e aspirações profissionais. Também se relaciona com a demanda de serviço dentro da sua especialidade na região que atua, entre muitos outros aspectos.

Por exemplo, se você estiver abrindo o seu primeiro consultório, no início da carreira médica, o atendimento por convênios é o ideal. Dessa forma, você consegue manter a agenda cheia o suficiente para pagar as contas do consultório, além de iniciar um processo de construção de imagem no mercado, bem como a fidelização de clientes.

Para os profissionais mais experientes, é interessante apostar um pouco mais no atendimento particular, para aumentar a margem de lucro do consultório. No entanto, mesmo que o foco seja a ampliação dos atendimentos particulares, é sempre interessante manter um número mínimo de atendimentos por convênio. Assim, é possível garantir a arrecadação da clínica e uma certa previsibilidade financeira.

Faça sua pós-graduação médica na Afya para aprofundar e ampliar os seus conhecimentos!

Em suma, atender por convênio médico ou optar pelo atendimento particular vai depender do momento em que você se encontra na profissão. Para quem está iniciando, pode ser mais interessante o convênio. Já para os profissionais estabelecidos, a consulta particular é bem mais vantajosa. De qualquer forma, é recomendável sempre considerar a prática híbrida dessas modalidades.

Gostou deste tema e quer continuar acompanhando publicações como esta? Assine a nossa newsletter gratuita e receba os nossos artigos diretamente em sua caixa de e-mail!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts