13 aplicativos essenciais para todo médico

Vivemos na era da informação, na qual tudo se encontra ao alcance bem na palma de nossas mãos. Ficar por dentro dos mais diversos assuntos nunca foi tão fácil. Por isso, separamos alguns aplicativos para médicos que podem facilitar a rotina.

Seja para transporte, seja para comunicação ou para solicitar comida, os aplicativos apresentam funcionalidades para facilitar nossa rotina. Na área profissional isso não é diferente, uma vez que podem ser grandes aliados de cada profissional.

Pensando em saúde, os aplicativos podem conter recursos valiosos da mais baixa até a mais alta complexidade. Então, confira a listinha de apps para médicos que vão tornar sua atuação muito mais prática e dinâmica!

1. Figure 1

Aplicativo canadense “Figure 1” é um canal colaborativo de discussão de casos clínicos em tempo real. O app já possui mais de um milhão de usuários e está presente em 150 países, o que eleva a discussão a nível mundial entre os médicos.

Nele, os usuários vão compartilhar fotos dos exames, sinais e sintomas, de modo que cria a oportunidade de discutir o caso com profissionais ao redor do globo. O mais importante é que todos os dados do paciente são mantidos em sigilo, não violando a ética médica.

Para reforçar isso, antes da publicação do caso é feita uma curadoria. Assim, só serão liberadas as fotos que não permitam a identificação do paciente.‍

2. Whitebook Clinical Decision

De acordo com a empresa responsável pelo aplicativo, o Whitebook Clinical Decision já é utilizado por 1 em cada 6 médicos ou estudantes de Medicina.

Essa adesão toda é fácil de explicar: trata-se de um aplicativo completo, uma vez que contempla tanto a parte diagnóstica como também o tratamento. Assim, você encontra em um único lugar guias de prescrição médica e calculadora de critérios diagnósticos para consultas rápidas.

Existe, ainda, um guia de ECG e o cálculo de infusão de medicamentos, que são detalhes que podem gerar muitas dúvidas em quem não tem o app. No geral, ele possui mais de 2.500 tópicos sobre todas as especialidades médicas. O principal diferencial é que possui conteúdos em português. Vale a pena conferir!

3. 3D4 Medical

Saindo um pouco do diagnóstico e tratamento, vamos voltar às bases biológicas que todo médico deve saber. O app 3D4 Medical contempla o aspecto anatômico. Com ele, é possível ver, em 3D e de modo único, todas as partes do corpo humano em seus mais singelos detalhes.

De acordo com os desenvolvedores do aplicativo, ele revolucionou a forma de enxergar e ensinar anatomia e fisiologia. Os depoimentos dos usuários reforçam alguns benefícios, como o caráter ilustrativo, extremamente detalhado e real.

Dessa forma, o app é um ótimo aliado para rever determinada dúvida anatômica ou mesmo para ilustrar para seu paciente algum detalhe sobre o caso. E os números não mentem: o 3D4 Medical já teve mais de 12 milhões de downloads no mundo!

4. MedSUS

Já o MedSUS é um aplicativo para médicos e pacientes. Ele foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde e reúne uma lista de medicamentos que são fornecidos pelo RENAME. Neste caso, são os medicamentos que a população tem acesso gratuito por meio do SUS.

Porém, não é apenas uma lista simples. Primeiro, é possível encontrar o medicamento pelo seu nome genérico ou comercial, bem como pelo princípio ativo utilizado. Além disso, ele contém informações importantes, sobretudo em relação ao uso.

Logo, é possível conhecer quais as diretrizes para o tratamento, as informações científicas sobre aquele medicamento e, ainda, seus efeitos colaterais. Portanto, é um excelente aplicativo para profissionais da saúde e cidadãos em geral.

5. ProDoctor CID

Quem lida com saúde já sabe: existe uma classificação de doenças denominada CID. Por meio dela, é possível padronizar, por meio de códigos, a referência a cada doença. Porém, dificilmente uma pessoa vai conseguir decorar o código de cada uma.

Sendo assim, o ProDoctor CID se mostra um excelente aliado para o dia a dia. Com um design moderno e intuitivo, ele vai manter, na palma da sua mão, a lista de doenças e seus códigos. Uma das vantagens é que consome poucos dados de internet e pouca memória no dispositivo.

Além disso, se mantém em dia diante de cada atualização. Ele apresenta, ainda, alguns recursos como adicionar aos favoritos, visualizar os mais recentes ou mais acessados. Por último, se preocupa com a acessibilidade, uma vez que apresenta soluções para deficientes visuais.

6. Epocrates

O Epocrates já é acessado por mais de 1 milhão de cuidadores de saúde. Assim como o Whitebook, ele vai reunir informações seguras sobre o diagnóstico e tratamento de doenças. O grande ponto de destaque sobre ele é a praticidade.

Isso porque tudo é feito de forma muito rápida, de modo que o profissional pode direcionar sua atenção para quem de fato necessita: o paciente. Então, tudo sobre diagnóstico e medicamentos você vai encontrar no app.

Por fim, um dos recursos de destaque do aplicativo tem a ver com os exames laboratoriais. Ele vai apresentar quais drogas ou condições que podem acarretar alterações no resultado dos exames.

7. App Genéricos

Voltando aos medicamentos, o App Genéricos foca, justamente, em medicamentos genéricos. Apesar de ser o grande enfoque do app, ele também aborda algumas informações a partir de nomes comerciais.

Aqui, ele atua como uma “bula”. Então, contém informações como substâncias que compõem o medicamento, os possíveis efeitos colaterais e adversos, as precauções com o uso e, por fim, a posologia, ou seja, como o tratamento será feito.

Vale lembrar que é um guia tanto para pacientes como também para médicos. Além disso, os medicamentos são apresentados em ordem alfabética, o que vai facilitar a busca.

8. Micromedex

Voltamos a mais uma opção de aplicativo que vai oferecer informações sobre a assistência ao tratamento. O Micromedex tem alguns detalhes importantes, como ir além da abordagem medicamentosa e englobando, ainda, Medicina alternativa para soluções.

Vale reforçar que é baseado em evidências, ou seja, você realmente pode confiar nas informações contidas no app. Complementando, ele oferece informações sobre posologia para pacientes pediátricos e neonatais — o que é muito desafiador para quem não é da área.

Por fim, tem uma ferramenta muito interessante de educação em saúde, a qual auxilia o médico a fortalecer o vínculo com o paciente. O aplicativo oferece folhetos para educação, que abordam de maneira bem didática cada etapa do tratamento.

9. UpToDate

Já o UpToDate é muito conhecido na comunidade científica. Isso porque apresenta um banco de dados que reúne as informações mais atualizadas sobre determinada condição. E o melhor: tudo baseado em evidências.

Sendo assim, é um recurso importante, que vai oferecer suporte às decisões clínicas. As informações são atualizadas por pessoas extremamente capacitadas, líderes em suas áreas de atuação.

Assim, são mais de 25 anos contribuindo para a tomada de decisões na Medicina. Vale ressaltar que desde a graduação, os estudantes vão se beneficiar muito com assinatura e acesso à plataforma. Vale a pena conferir!

10. Touch Surgery

Agora, vamos falar de um aplicativo para médicos mais voltado para a área cirúrgica: o Touch Surgery. Seja estudante de Medicina, seja médico generalista, nem sempre as noções de técnicas cirúrgicas contemplam todos procedimentos.

Na verdade, embora o básico possa ser conhecido, dificilmente um profissional que não seja da área cirúrgica vai saber descrever o passo a passo da operação. Ainda assim, mesmo para residentes de cirurgia isso pode ser um desafio.

Então o app Touch Surgery carrega consigo soluções digitais, capazes de ajudar no preparo, no ensino e na prática cirúrgica. Por meio de simulações e análises, ele engloba mais de 200 procedimentos, de 17 especialidades.

11. MedCards

Saindo um pouco da prática médica em si e voltando para o lado acadêmico. Não é novidade para ninguém que os profissionais da saúde precisam estar sempre atualizados diante de conceitos e mudanças.

O MedCards é um aplicativo que preza por um dos métodos de estudos mais utilizados: os flashcards. Eles contêm informações relevantes sobre determinado assunto e ajudam a revisar de forma prática e rápida os principais conceitos.

Assim, é um aplicativo relevante para os acadêmicos de Medicina, desde o início até o final do curso. Complementando, também é útil para profissionais formados, que desejam revisar de maneira eficaz determinado conteúdo.

12. World Health Organization

Por fim, não podemos esquecer que a Medicina vai muito além de diagnósticos e tratamentos. Então, acompanhar atualizações e notícias sobre a área é de suma importância. Nem sempre isso é feito da maneira ideal, seja pela fonte, seja pelo investimento de tempo.

Dessa forma, uma das soluções é ter em mãos o aplicativo da Organização Mundial da Saúde, o WHO Info. Ele é atualizado diariamente e as informações são apresentadas em 6 línguas oficiais (árabe, chinês, inglês, francês, espanhol e russo).

13. Calculate by QxMD

O app médico Calculate by QxMD tem uma verdadeira coleção de calculadoras médicas. Aqui ele encontra desde as calculadoras tradicionais, como a do cálculo do clearance de creatinina, como guias de risco, como a escala de Framinghan. O app é dividido por especialidades e pode se tornar um parceiro inseparável da sua rotina.

Vimos, então, que os aplicativos para médicos são excelentes aliados da boa assistência à saúde. Com eles, tanto os profissionais da saúde como também os pacientes podem ter acesso a informações seguras e de qualidade. Para os médicos, é importante lembrar que existem diversos recursos para complementar o conhecimento, como livros, podcasts, blogs, dentre vários outros. Não deixe de usufruir nenhum deles!

E se você quer ficar sempre atualizado sobre assuntos médicos, acompanhe nossas redes sociais! Estamos no Facebook e Instagram! Conta pra gente lá se você usa algum aplicativo que facilita o seu dia a dia!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts