A participação em workshops pode tornar a prática médica cada vez melhor

Se você ainda está iniciando a sua carreira em medicina ou já é um profissional experiente no mercado, algumas dicas podem te ajudar a aprimorar a sua prática médica, elevando a satisfação do seu paciente, além de melhorar a qualidade nos atendimentos, podendo se refletir até nos resultados financeiros do seu negócio, caso tenha uma clínica, por exemplo.

Conheça a importância da participação em workshops médicos, a seguir:

Mantenha sempre contato com colegas da área 

Para tornar sua prática médica ainda melhor, vale a pena manter-se em constante contato com colegas de profissão, seja em workshops, eventos, feiras, congressos, cursos, especializações, entre outros. Na verdade, todo médico precisa atuar um pouco como ‘relações públicas’ da sua própria carreira, já que o ‘relacionamento’ é um dos pré-requisitos, não apenas para quem está no começo, mas também para os mais experientes. 

Esses eventos, além de aumentar a capacitação do profissional, são ótimas formas para estreitar relacionamentos com outros profissionais e expandir o networking médico. E se você não pode frequentar com regularidade alguns eventos presenciais, existem opções de workshops online que podem te ajudar na atualização profissional, sem abrir mão de estar em seu consultório ou clínica.

A importância dos eventos médicos para aprimorar o conhecimento

Além de contribuir na atualização da profissão, os workshops servem para tornar a prática médica cada vez melhor. Isso porque a exposição da sua imagem nesses eventos, assim como o networking realizado neles, são importantes estratégias para alavancar não apenas o seu conhecimento, mas também a sua carreira.

É importante que o médico entenda: quanto mais exercitar seu networking e aprimorar seu conhecimento, melhor será o desenvolvimento da sua carreira. Isso porque, assim como em outras profissões, a medicina está em constante atualização. São lançamentos de novos protocolos, tratamentos, diretrizes e informações relevantes para os procedimentos, intervenções e diagnósticos que, muitas vezes, são divulgados nestes workshops.

Por isso, o profissional da área médica deve se manter atualizado, investindo em encontros presenciais e online, em educação continuada por meio de cursos de especializações, pós-graduações, extensões, entre outros. Diversas outras formações voltadas para a capacitação da prática profissional também são válidas. Tudo isso poderá ajudar a aumentar a confiança durante a prática médica.

Workshop: conhecimento e relacionamento para a carreira médica 

Os workshops acontecem em três fases: exposição, discussão e conclusão. Por ser uma atividade tão dinâmica e, ao mesmo tempo, organizada, os workshops facilitam que participantes entrem em contato com diversos assuntos em um mesmo encontro, é uma ‘troca’ muito rica para todos. São perspectivas diferentes, onde os problemas são apresentados em fases, buscando soluções pontuais em equipe.

Por isso, os workshops são excelentes métodos para adquirir novos conhecimentos e tendências do momento. As atividades dos eventos buscam inserir o aprendizado de um tema específico em situações que ocorrem no dia a dia dos médicos. Resumindo, podemos dizer que o método visa à aplicação prática do que é ensinado.

‍Os workshops servem como poderosas estratégias de networking, por reunir diversos especialistas, do país e até do mundo, em um mesmo espaço. Outro ponto interessante é que nestes eventos há uma troca muito rica entre profissionais experientes, recém-formados e estudantes. Essa é uma das melhores estratégias para conhecer pessoas com interesses e histórias de vida semelhantes, que podem oferecer ajuda, trocar conhecimento e criar oportunidades únicas de negócios.

Participe de programas de prática clínica

Agora, se quiser ter mais experiência e com a orientação de outros médicos, uma ótima opção é fazer um programa de prática clínica. Nele, você pode vivenciar a rotina de um hospital, com uma grande diversidade de casos clínicos e a orientação de preceptores especialistas em cada área de atuação.

Um exemplo é o Prática Clínica Avançada (PCA), oferecido pela Faculdade Afya Educação Médica, ex-IPEMED de Ciências Médicas. Trata-se de um programa de ensino que qualifica os médicos por meio do contato direto com os pacientes em unidades de saúde e hospitais de referência.

De qualquer forma, independentemente da opção que você escolher, o mais importante é ter em mente que uma boa prática médica depende de muita dedicação. Tente aprender ao máximo com outros colegas e com os próprios pacientes, além de tirar o maior proveito possível de todos os procedimentos e atendimentos.

Gostou de saber como melhorar a sua prática médica através dos workshops? Ficou interessado em saber mais sobre o PCA? Então, entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas!

Autor(a)

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts