8 séries e filmes que todo médico deve assistir

Autor(a)

Patch Adams – o amor é contagioso

Hunter Adams (Robin Williams) é internado numa clínica psiquiátrica após uma tentativa de suicídio. Lá ele descobre o poder da alegria e do bom-humor. Depois de recuperado ele ingressa na faculdade de medicina e torna-se um médico com métodos pouco convencionais.

A humanização do atendimento médico é o tema principal dessa história. O filme lembra aos profissionais como o carinho e atenção dado aos pacientes pode fazer a diferença no resultado do tratamento.

Um golpe do destino

Jack Mckee (William Hurt) é um cirurgião bem-sucedido e rico, mas extremamente arrogante, até o dia em que recebe o diagnóstico de um câncer na garganta. Agora como paciente, ele busca hospitais e tratamentos tendo uma nova perspectiva da relação médico-paciente. Entra em conflito com os meandros burocráticos dos planos de saúde enquanto luta pela própria cura.

A humanização no atendimento do paciente é a lição dada também por esse filme. Resgata a visão integral do paciente como uma pessoa com necessidades emocionais além da doença que o levou ao consultório.

Tempo de despertar

Baseado na autobiografia do grande neurologista Dr. Oliver Sacks, conta a história do Dr. Malcom Sayer (Robin Williams), que dedica sua vida à pesquisa. Ele é contratado por um hospital psiquiátrico, onde encontra muitos pacientes que parecem catatônicos. Sua índole de pesquisador o faz apostar numa droga nova (L-DOPA) para tratar esses enfermos.

A história leva os médicos a refletir sobre necessidade de novas abordagens terapêuticas ao mesmo tempo em que é preciso ponderar os riscos para o paciente. Um equilíbrio delicado e uma situação em que todos os profissionais se veem em algum momento.

Mãos Talentosas

A história de Ben Carson (Cuba Gooding Jr.) mostra a quebra de paradigmas sociais e como ele tornou-se um renomado neurocirurgião de reconhecimento mundial. Junto de sua equipe, ele realizou uma das cirurgias mais arriscadas na medicina: a separação de gêmeos siameses, unidos pela parte posterior da cabeça.

Um filme inspirador que mostra a possibilidade de pessoas comuns alcançarem grandes objetivos por meio do seu esforço. Em uma época em que a meritocracia é posta em xeque por muitos, a história de Carson nos lembra da luta para viver um sonho.

As séries e filmes aqui citados têm contextos sociais, econômicos e históricos diferentes da nossa realidade. No entanto, eles podem mais ser mais do que entretenimento. Filmes e séries para médicos são uma forma agradável de reforçar lições importantes para a vida desses profissionais.

E se você quiser se aprofundar mais em algumas dessas lições de vida, pode conferir esses 10 livros que vão trazer mais do que conhecimentos acadêmicos. São fontes de inspiração que contêm um panorama das realidade vivida por médicos em tempos e países diferentes.  

Gostou das nossas dicas de filmes e séries? Compartilhe nas redes sociais e chame seus colegas para assistir com você!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts