7 Congressos de Medicina para conferir no 2ª semestre de 2018

Autor(a)

Pensando nisso, desenvolvemos este post com 7 eventos que acontecerão ainda em 2018. Confira!

O aumento da expectativa de vida dos brasileiros, assim como a qualidade do cuidado e na promoção da saúde e do bem-estar são alguns dos principais reflexos dos avanços na medicina.

Sejam tecnológicas ou assistenciais, as pesquisas científicas relacionadas à complexidade do organismo humano, cura e tratamento de patologias exigem comprometimento e muito estudo.

Inovação é palavra de ordem na área de medicina, e essa característica é mais do que um diferencial. Os médicos se atualizam constantemente, pois precisam acompanhar a rápida evolução dos serviços de saúde, o que reflete diretamente no atendimento ao paciente.

Sabemos, no entanto, que diante da rotina médica atribulada, é difícil ficar por dentro de todos os simpósios e congressos de medicina de seu interesse. Pensando nisso, desenvolvemos este post com 7 eventos que acontecerão ainda em 2018. Confira!

1. Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

O 12º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva acontecerá na Universidade Federal do Rio de Janeiro, no período de 26 a 29 de julho de 2018. O evento é conhecido como “Abrascão 2018” e apresenta como prioridade fortalecer o SUS.

As palestras e mesas redondas vão trazer debates em torno de temas relacionados à ciência produzida pela saúde coletiva, aos direitos da população e à situação atual das instituições públicas.

A programação completa do Abrascão 2018 já se encontra disponível no site do congresso e as inscrições estão abertas até o dia 6 de julho.

2. Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia

O evento científico mais tradicional da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia terá sua 33ª edição em Belo Horizonte no período de 7 a 11 de agosto. A programação e inscrição para o congresso já estão disponíveis.

Médicos de todo o Brasil e colegas de outras nacionalidades vão se reunir para debater o manejo de doenças endócrinas e metabólicas, além das condutas clínicas mais consolidadas. Neuroendocrinologia, obesidade, metabolismo ósseo e doenças tireoidianas são alguns dos temas do evento.

3. Congresso Brasileiro de Oftalmologia

A 62ª edição do Congresso Brasileiro de Oftalmologia acontecerá em Maceió no período de 5 a 8 de setembro de 2018 e abordará o progresso das soluções tecnológicas, tratamentos e novidades da oftalmologia.

O conteúdo científico será abordado por meio das modalidades de entrevistas, debates, tribunas e apresentações especiais no estilo TED. Os organizadores estão dispostos a inovar, sendo que neste ano até a arquitetura das salas será modificada.

Além dos simpósios, palestras e entrevistas, também será oferecido o curso Fundamentos de Oftalmologia durante o período anterior ao congresso — nos dias 3, 4 e 5 de setembro de 2018. O curso conta com 26 módulos e tem o objetivo principal de atualizar os médicos quanto às matérias básicas da área.

4. Ciclo de diálogos Afya Educação Médica, ex-IPEMED 2018

Muitos assuntos polêmicos que permeiam a sociedade e são diretamente relacionados à atuação médica são discutidos no Ciclo de Diálogos da Faculdade Afya Educação Médica, ex-IPEMED de Ciências Médicas, nas cidades de Belo Horizonte e Brasília.

Temas como aborto, racismo, famílias diversas e o uso medicinal da maconha ainda serão abordados em 2018, reunindo profissionais de diversas áreas para apresentar suas perspectivas e compartilhar experiências da vivência clínica.

A agenda da instituição também conta com simpósios e outras programações durante o ano. É interessante, portanto, atentar quanto às datas, uma vez que os eventos são desenvolvidos de acordo com assuntos pertinentes à atualidade médica.

5. Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear

É impossível falar de tecnologia e congressos médicos sem mencionar a medicina nuclear, não é mesmo? O crescimento acelerado das pesquisas científicas se fortalece à medida que novos equipamentos e radiofármacos são disponibilizados no meio médico.

O Congresso Brasileiro de Medicina Nuclear discutirá essas e outras aplicações da especialidade, como interpretações de diagnóstico e tratamento personalizado. Palestrantes nacionais e estrangeiros participarão do evento.

Além disso, temas relevantes como a saúde da mulher (especialmente o câncer de mama), radioiodoterapia, teranósticos, cardiologia e neurologia aplicadas à medicina nuclear fazem parte da programação científica.

O evento acontecerá na cidade de São Paulo e vai do dia 10 a 12 de agosto. As inscrições já estão disponíveis e a programação está repleta de estudos de casos clínicos, detecção de diagnósticos e princípios de tratamentos.

6. Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia

Afecções cutâneas, estética, gestão e marketing são alguns dos temas que serão abordados no 73º Congresso da Sociedade Brasileira de Dermatologia. O evento acontece entre os dias 6 e 9 de setembro de 2018 em Curitiba, Paraná.

Experts de diversos países e áreas da dermatologia se reunirão durante os quatro dias discutindo inovações científicas para a educação médica continuada e o dia a dia da prática clínica.

Cursos teóricos e práticos (além de simpósios e sessões para tirar dúvidas) fazem parte da programação do congresso. A dermatologia é uma das áreas mais promissoras da medicina e essa oportunidade de aperfeiçoamento é uma excelente opção para o médico que deseja se destacar.

7. Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria

Florianópolis será a sede do XV Congresso Brasileiro de Cardiogeriatria nos dias 12 e 13 de outubro de 2018. Particularidades terapêuticas de pacientes idosos no âmbito da cardiologia serão o foco do evento.

Como mencionamos, o crescimento demográfico brasileiro está mudando devido ao envelhecimento acelerado da população e aumento da expectativa de vida. Assim, vale ressaltar que congressos de medicina relacionados à geriatria são de suma importância para aprimorar conhecimentos clínicos de uma faixa etária que está cada vez mais preocupada com sua saúde e bem-estar.

Além disso, a cardiologia é um tema muito recorrente no que diz respeito a maior prevalência de doenças cardiovasculares na população geriátrica. Nesse contexto, o evento que promove a interseção das duas áreas busca compreender os principais aspectos de prevenção e tratamentos no cuidado assistencial aos idosos.

Os simpósios, cursos e congressos de medicina são especialmente desenvolvidos para atender às demandas intelectuais de uma profissão que requer aprimoramento constante. É importante participar para aprofundar os conhecimentos em possíveis áreas de seu interesse.

E você, se interessou pela programação dos eventos? Compartilhe este post nas suas redes sociais e discuta com seus colegas sobre os eventos mais interessantes!

Os médicos que leram esse post, também leram:

Todos os Posts