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5 ferramentas para facilitar o atendimento médico

5 ferramentas para facilitar o atendimento médico

O aumento da concorrência entre clínicas, consultórios e outras instituições de saúde tem demandado novas estratégias para o atendimento médico. A qualidade no serviço, uma boa interação entre profissionais e pacientes, bem como, a melhor utilização de tecnologias e processos são fundamentais para ser bem-sucedido. Nesse contexto, algumas ferramentas tecnológicas se destacam pelo potencial de agregar mais agilidade, eficiência, praticidade e comodidade aos médicos e pacientes. Muitas delas já são realidade em muitos consultórios, oferecendo ótimos resultados.

Ainda não sabe do que estamos falando? Continue lendo o post e veja 5 ferramentas tecnológicas para facilitar o seu atendimento médico! Confira!

1. Agenda eletrônica

A primeira ferramenta que listamos é, justamente, uma das mais usadas nos consultórios. A agenda eletrônica permite que todos os seus compromissos, inclusive os pessoais, sejam organizados em um mesmo ambiente. Assim, você controla melhor seus horários. Outra vantagem é que a agenda pode enviar lembretes de consultas para os pacientes. Dessa forma, eles podem confirmar ou cancelar, ajudando a organizar melhor a sua agenda, uma vez que os horários ficam disponíveis automaticamente.

2. Prontuário eletrônico

Já com uma ferramenta de prontuário eletrônico, todas as informações dos pacientes podem ser reunidas em um mesmo lugar. Ou seja, basta fazer o cadastro uma única vez e atualizar os dados quando necessário. Depois, é só fazer uma pesquisa básica pelo nome para encontrar o formulário, que o sistema preenche de maneira automática. Dá para imprimir não apenas os formulários, como também as receitas e os atestados médicos.

3. Dispositivos portáteis

Na verdade, não se trata de uma, mas de várias ferramentas diferentes que facilitam bastante o atendimento médico. O mercado já oferece uma infinidade de dispositivos simples que facilitam a aferição da glicemia e da pressão arterial, por exemplo, entre outras facilidades.

Outro tipo de aparelho bastante útil é o smartwatch, que pode ser usado para acompanhar em tempo real as atualizações da sua agenda. Sem contar a infinidade de aplicativos disponíveis para smartphones e tablets, com diversas possibilidades.

4. Software de gestão

Um software de gestão, ou software médico, reúne algumas das funcionalidades mencionadas anteriormente, como o prontuário e a agenda eletrônicos. Porém, trata-se de uma ferramenta completa, com emissão de notas fiscais e faturas, entre outras funções contábeis e administrativas.

Esses fatores influenciam bastante no atendimento médico, ainda que de maneira indireta. Pois, se as suas contas estão em dia, sobra mais tempo para se dedicar às consultas. Além disso, com tudo organizado em um só lugar, fica mais simples encontrar todas as informações dos pacientes.

5. Armazenamento na nuvem

Todas as ferramentas listadas até aqui podem ser usadas na nuvem, poupando espaço físico, com mais segurança e disponibilidade. Além de economizar com papel, os aplicativos na nuvem têm a facilidade de acesso de qualquer lugar e sempre que necessário. No entanto, queremos destacar um diferencial muito importante nesse tipo de tecnologia: a interface com os pacientes. Eles mesmos podem acessar seus dados.

Por exemplo, os resultados de exames são compartilhados, sem a necessidade de o paciente ir até o laboratório ou consultório para buscar os laudos. Enfim, essas são apenas algumas ferramentas que podem ajudar bastante no seu atendimento médico. De qualquer forma, não se esqueça de sempre ouvir bem os pacientes e prestar atenção em todos os detalhes da consulta.

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